Inovação em pequenas empresas: análise do potencial Inovativo de empresas gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, Bolivar Baptista de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267563
Resumo: O que é necessário para inovar? Inovar é puramente criar algo novo? São necessários recursos para inovar? Ou uma ideia já basta? Como se dá de fato a inovação? Buscando o que é necessário para inovar, este artigo se propõe a analisar o esforço necessário para uma micro ou pequena empresa desenvolver e implementar um sistema de gestão da inovação que auxilie desde a ideação da solução até se tornar algo útil ou rentável. O estudo mostrou que apesar de pequenos negócios possuírem características tais como: poucos níveis hierárquicos, liderança acessível, ambiente interno permissivo, que facilitam a inovação, outras características, como a falta de gestão de conhecimento (ativo intangível), dificuldade em acompanhar as tendências e uma confiança excessiva em processos informais acabam dificultando o processo inovativo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão dos fatores que levam a construção de um ambiente, uma estrutura e uma cultura organizacional orientada para inovação em um cenário de pequenas empresas.
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