OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BAURU/SP SOB A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4847 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo central identificar as barreiras impeditivas à cultura de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) e relacioná-las a uma perspectiva comunicacional. Parte-se do entendimento de que a comunicação pode ser considerada uma forte competência indutora à cultura de inovação em MPEs e à superação de fatores impeditivos à inovação. Para chegar ao objetivo proposto utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados a aplicação de entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Como principal conclusão destaca-se que a preponderância do modelo mental do empresário e dos agentes organizacionais da MPE influencia enormemente a forma como a inovação será encarada, o que possibilita ou não, a criação de ambientes inovativos. Após a interpretação dos resultados pode-se afirmar que existe uma ligação entre a efetividade da inovação e a perspectiva de transformação cultural e comunicacional essenciais para a modificação do modelo mental – seja do dono da empresa ou dos agentes organizacionais. |
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OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BAURU/SP SOB A PERSPECTIVA COMUNICACIONALInovação. Cultura de Inovação. Micro e pequenas empresas. ComunicaçãoEste artigo tem como objetivo central identificar as barreiras impeditivas à cultura de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) e relacioná-las a uma perspectiva comunicacional. Parte-se do entendimento de que a comunicação pode ser considerada uma forte competência indutora à cultura de inovação em MPEs e à superação de fatores impeditivos à inovação. Para chegar ao objetivo proposto utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados a aplicação de entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Como principal conclusão destaca-se que a preponderância do modelo mental do empresário e dos agentes organizacionais da MPE influencia enormemente a forma como a inovação será encarada, o que possibilita ou não, a criação de ambientes inovativos. Após a interpretação dos resultados pode-se afirmar que existe uma ligação entre a efetividade da inovação e a perspectiva de transformação cultural e comunicacional essenciais para a modificação do modelo mental – seja do dono da empresa ou dos agentes organizacionais.Universidade de Taubaté2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/484710.54399/rbgdr.v15i4, jul.4847Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 4, jul (2019): Edição EspecialRBGDR; Vol. 15 Núm. 4, jul (2019): Edição EspecialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 4, jul (2019): Edição Especial1809-239X10.54399/rbgdr.v15i4, julreponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4847/804Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorém, Maria EugêniaKunsch, Margarida Maria Krohling2019-08-13T01:35:41Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4847Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-08-13T01:35:41Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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