Efeitos da similaridade na escolha de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Nicole
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169976
Resumo: A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing.
id UFRGS-2_0ffe29187725ea65c34a8ad7c438fffb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rech, NicoleBrei, Vinícius Andrade2017-11-01T02:32:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/169976001051560A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing.The main theme of the present study is choice architecture (THALER AND SUSTEIN, 2008), which predicts that understanding the consumption habits of a product allows to influence purchase decisions. The main goal was to analyze the competition of products from the same category, which could influence the choice of similar products. The method used was experimental research, divided in two phases: a field pre-test and an online questionnaire. The results demonstrated that the perception of similarity for light switches does not change with packing or price. They also demonstrated that similarity influences other variables such as perceived variety and perceived number of alternatives. Product cannibalization may occur due to price, although more studies must be conducted to prove this. The conclusions over the theme shows the relevance of this type of study for companies to compose their marketing mix in a smarter way.application/pdfporComportamento do consumidorDecisão de compraChoice ArchitectureChoice DifficultyConsumer BehaviorSimilarityEfeitos da similaridade na escolha de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051560.pdf001051560.pdfTexto completoapplication/pdf2828323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/1/001051560.pdf62e043f0c9e77af53f3d120522a61d10MD51TEXT001051560.pdf.txt001051560.pdf.txtExtracted Texttext/plain118510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/2/001051560.pdf.txta782dcc81e25c57a69f41fad5ca96567MD52THUMBNAIL001051560.pdf.jpg001051560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/3/001051560.pdf.jpgadab30c52fe11a305888f776e6a17248MD5310183/1699762018-10-30 07:55:09.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:55:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da similaridade na escolha de produtos
title Efeitos da similaridade na escolha de produtos
spellingShingle Efeitos da similaridade na escolha de produtos
Rech, Nicole
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Choice Architecture
Choice Difficulty
Consumer Behavior
Similarity
title_short Efeitos da similaridade na escolha de produtos
title_full Efeitos da similaridade na escolha de produtos
title_fullStr Efeitos da similaridade na escolha de produtos
title_full_unstemmed Efeitos da similaridade na escolha de produtos
title_sort Efeitos da similaridade na escolha de produtos
author Rech, Nicole
author_facet Rech, Nicole
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Nicole
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Decisão de compra
topic Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Choice Architecture
Choice Difficulty
Consumer Behavior
Similarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Choice Architecture
Choice Difficulty
Consumer Behavior
Similarity
description A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:32:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051560
url http://hdl.handle.net/10183/169976
identifier_str_mv 001051560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/1/001051560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/2/001051560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/3/001051560.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62e043f0c9e77af53f3d120522a61d10
a782dcc81e25c57a69f41fad5ca96567
adab30c52fe11a305888f776e6a17248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205789564928