Efeitos da similaridade na escolha de produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169976 |
Resumo: | A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing. |
id |
UFRGS-2_0ffe29187725ea65c34a8ad7c438fffb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169976 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rech, NicoleBrei, Vinícius Andrade2017-11-01T02:32:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/169976001051560A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing.The main theme of the present study is choice architecture (THALER AND SUSTEIN, 2008), which predicts that understanding the consumption habits of a product allows to influence purchase decisions. The main goal was to analyze the competition of products from the same category, which could influence the choice of similar products. The method used was experimental research, divided in two phases: a field pre-test and an online questionnaire. The results demonstrated that the perception of similarity for light switches does not change with packing or price. They also demonstrated that similarity influences other variables such as perceived variety and perceived number of alternatives. Product cannibalization may occur due to price, although more studies must be conducted to prove this. The conclusions over the theme shows the relevance of this type of study for companies to compose their marketing mix in a smarter way.application/pdfporComportamento do consumidorDecisão de compraChoice ArchitectureChoice DifficultyConsumer BehaviorSimilarityEfeitos da similaridade na escolha de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051560.pdf001051560.pdfTexto completoapplication/pdf2828323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/1/001051560.pdf62e043f0c9e77af53f3d120522a61d10MD51TEXT001051560.pdf.txt001051560.pdf.txtExtracted Texttext/plain118510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/2/001051560.pdf.txta782dcc81e25c57a69f41fad5ca96567MD52THUMBNAIL001051560.pdf.jpg001051560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/3/001051560.pdf.jpgadab30c52fe11a305888f776e6a17248MD5310183/1699762018-10-30 07:55:09.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:55:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
title |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
spellingShingle |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos Rech, Nicole Comportamento do consumidor Decisão de compra Choice Architecture Choice Difficulty Consumer Behavior Similarity |
title_short |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
title_full |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
title_fullStr |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
title_full_unstemmed |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
title_sort |
Efeitos da similaridade na escolha de produtos |
author |
Rech, Nicole |
author_facet |
Rech, Nicole |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Nicole |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
contributor_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Decisão de compra |
topic |
Comportamento do consumidor Decisão de compra Choice Architecture Choice Difficulty Consumer Behavior Similarity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Choice Architecture Choice Difficulty Consumer Behavior Similarity |
description |
A presente monografia tem como tema principal a arquitetura de escolhas (THALER E SUSTEIN, 2008), que tem como pressuposto entender os hábitos de consumo de um produto possibilitando exercer maior influência sobre as decisões de compra. O objetivo geral foi analisar a competição entre linhas de produtos de uma mesma categoria, que pode influenciar na escolha de outras linhas similares. O método utilizado foi a pesquisa experimental, que teve duas fases: um pré-teste em campo e um estudo online. Os resultados demonstraram que a percepção de similaridade para interruptores não se altera com e sem embalagem e com e sem preço. Também demonstraram que a similaridade influência variáveis como variedade e número de alternativas. A canibalização de produtos pode ocorrer pelo preço, apesar de que mais estudos devem ser conduzidos para confirmar. As conclusões sobre o tema mostram a relevância deste tipo de estudo para empresas comporem de forma mais inteligente seu mix de marketing. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-01T02:32:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169976 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001051560 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169976 |
identifier_str_mv |
001051560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/1/001051560.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/2/001051560.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169976/3/001051560.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62e043f0c9e77af53f3d120522a61d10 a782dcc81e25c57a69f41fad5ca96567 adab30c52fe11a305888f776e6a17248 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205789564928 |