O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169915
Resumo: Embora diversas pesquisas relacionadas à variedade de sortimentos e à sobrecarga de escolhas tenham sido desenvolvidas, a compreensão do estado atual da pesquisa neste tópico ainda não está claramente definida. Essa complexidade se apresenta principalmente porque a sobrecarga de escolhas é um fenômeno que depende de diversas variáveis moderadoras. Neste contexto, a arquitetura de escolhas reflete o fato de que a maneira como as opções são apresentadas exerce uma importante influência na simplificação da tomada de decisão. Além disso, diversas pesquisas apresentam o preço como um atributo utilizado como critério de diagnóstico para a escolha. Estudos demonstraram que a organização das opções disponíveis pode reduzir os custos cognitivos associados ao processo de decisão. Sendo assim, a questão principal do presente estudo é: Qual é o efeito da ordem de disposição dos produtos “por preço” dos mesmos na percepção de facilidade de escolha do consumidor? Os resultados encontrados não demonstraram um efeito significativo da ordem de apresentação dos produtos de acordo com o preço na percepção de facilidade de escolha de produtos similares. Limitações desta pesquisa e sugestões para pesquisas futuras foram demonstradas.
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