O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169915 |
Resumo: | Embora diversas pesquisas relacionadas à variedade de sortimentos e à sobrecarga de escolhas tenham sido desenvolvidas, a compreensão do estado atual da pesquisa neste tópico ainda não está claramente definida. Essa complexidade se apresenta principalmente porque a sobrecarga de escolhas é um fenômeno que depende de diversas variáveis moderadoras. Neste contexto, a arquitetura de escolhas reflete o fato de que a maneira como as opções são apresentadas exerce uma importante influência na simplificação da tomada de decisão. Além disso, diversas pesquisas apresentam o preço como um atributo utilizado como critério de diagnóstico para a escolha. Estudos demonstraram que a organização das opções disponíveis pode reduzir os custos cognitivos associados ao processo de decisão. Sendo assim, a questão principal do presente estudo é: Qual é o efeito da ordem de disposição dos produtos “por preço” dos mesmos na percepção de facilidade de escolha do consumidor? Os resultados encontrados não demonstraram um efeito significativo da ordem de apresentação dos produtos de acordo com o preço na percepção de facilidade de escolha de produtos similares. Limitações desta pesquisa e sugestões para pesquisas futuras foram demonstradas. |
id |
UFRGS-2_44c528072e264425d50a89a7d76058c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169915 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn deBrei, Vinícius Andrade2017-11-01T02:32:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/169915001050817Embora diversas pesquisas relacionadas à variedade de sortimentos e à sobrecarga de escolhas tenham sido desenvolvidas, a compreensão do estado atual da pesquisa neste tópico ainda não está claramente definida. Essa complexidade se apresenta principalmente porque a sobrecarga de escolhas é um fenômeno que depende de diversas variáveis moderadoras. Neste contexto, a arquitetura de escolhas reflete o fato de que a maneira como as opções são apresentadas exerce uma importante influência na simplificação da tomada de decisão. Além disso, diversas pesquisas apresentam o preço como um atributo utilizado como critério de diagnóstico para a escolha. Estudos demonstraram que a organização das opções disponíveis pode reduzir os custos cognitivos associados ao processo de decisão. Sendo assim, a questão principal do presente estudo é: Qual é o efeito da ordem de disposição dos produtos “por preço” dos mesmos na percepção de facilidade de escolha do consumidor? Os resultados encontrados não demonstraram um efeito significativo da ordem de apresentação dos produtos de acordo com o preço na percepção de facilidade de escolha de produtos similares. Limitações desta pesquisa e sugestões para pesquisas futuras foram demonstradas.Despite the ample research related to product assortment and choice overload, the current state of research in this topic is not yet clearly defined. This complexity arises mainly because the choice overload is a phenomenon that depends on several moderating variables. In this context, the choice architecture reflects the fact that the way in which the options are presented exerts an important influence in the simplification of the consumer decision making process. In addition, several surveys present the price as an attribute used as a diagnostic criterion for consumer choice. Furthermore, studies have shown that the organization of the available options can reduce the cognitive costs associated with the consumer decision making process. Thus, the main question of this study is: What is the effect of products ordered "by price" in consumer perception of ease of choice? The results did not show a significant effect of products presentation order according to their price in the consumer perception of ease to choice. Limitations of this research and suggestions for future research have been demonstrated.application/pdfporComportamento do consumidorTomada de decisãoChoice ArchitectureConsumer ChoiceConsumer Decision MakingProduct Assortment SimilarityAssortment VarietyChoice OverloadO efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050817.pdf001050817.pdfTexto completoapplication/pdf1637149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/1/001050817.pdf5b955be3be33784dfc796d6920252c4eMD51TEXT001050817.pdf.txt001050817.pdf.txtExtracted Texttext/plain113548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/2/001050817.pdf.txt209abb5a0a2e7963e97bb26adb5acf8eMD52THUMBNAIL001050817.pdf.jpg001050817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/3/001050817.pdf.jpgc78faa85246070500994355e7db81a1fMD5310183/1699152018-10-30 08:04:47.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
title |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
spellingShingle |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn de Comportamento do consumidor Tomada de decisão Choice Architecture Consumer Choice Consumer Decision Making Product Assortment Similarity Assortment Variety Choice Overload |
title_short |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
title_full |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
title_fullStr |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
title_full_unstemmed |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
title_sort |
O efeito da organização “por preço” dos produtos na percepção de facilidade de escolha |
author |
Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn de |
author_facet |
Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cassiane Fernanda Berghahn de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
contributor_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Tomada de decisão |
topic |
Comportamento do consumidor Tomada de decisão Choice Architecture Consumer Choice Consumer Decision Making Product Assortment Similarity Assortment Variety Choice Overload |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Choice Architecture Consumer Choice Consumer Decision Making Product Assortment Similarity Assortment Variety Choice Overload |
description |
Embora diversas pesquisas relacionadas à variedade de sortimentos e à sobrecarga de escolhas tenham sido desenvolvidas, a compreensão do estado atual da pesquisa neste tópico ainda não está claramente definida. Essa complexidade se apresenta principalmente porque a sobrecarga de escolhas é um fenômeno que depende de diversas variáveis moderadoras. Neste contexto, a arquitetura de escolhas reflete o fato de que a maneira como as opções são apresentadas exerce uma importante influência na simplificação da tomada de decisão. Além disso, diversas pesquisas apresentam o preço como um atributo utilizado como critério de diagnóstico para a escolha. Estudos demonstraram que a organização das opções disponíveis pode reduzir os custos cognitivos associados ao processo de decisão. Sendo assim, a questão principal do presente estudo é: Qual é o efeito da ordem de disposição dos produtos “por preço” dos mesmos na percepção de facilidade de escolha do consumidor? Os resultados encontrados não demonstraram um efeito significativo da ordem de apresentação dos produtos de acordo com o preço na percepção de facilidade de escolha de produtos similares. Limitações desta pesquisa e sugestões para pesquisas futuras foram demonstradas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-01T02:32:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001050817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169915 |
identifier_str_mv |
001050817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/1/001050817.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/2/001050817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169915/3/001050817.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b955be3be33784dfc796d6920252c4e 209abb5a0a2e7963e97bb26adb5acf8e c78faa85246070500994355e7db81a1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205695193088 |