Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Lima de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72804
Resumo: Em um momento em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com desenvolvimento sustentável e com cuidado com a saúde, os produtos orgânicos ganham cada vez mais adeptos, já que em seu conceito estão tanto cuidados com o ambiente como um todo, quanto com a sociedade e as pessoas individualmente. Dado o aumento cada vez maior que se tem na demanda por produtos orgânicos, torna-se interessante buscar entender quem é o consumidor de produto orgânico, quais são os aspectos percebidos por eles em um produto orgânico e suas motivações de compra, se são mais voltadas para benefícios pessoais ou coletivos. Para isso, foram entrevistados alguns consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre. Ao final das entrevistas, foi percebido principalmente que a característica mais percebida e pelos consumidores em um produto orgânico é o fato de ele ser natural, produzido sem agrotóxicos, e o benefício associado à esta característica, a saúde individual. Como as principais motivações para consumo são aquelas voltadas para o bem estar individual, não foi possível, nessa pequena amostra, verificar a predominância de valores pessoais coletivos.
id UFRGS-2_1003705d8cc248970b58c4f288cf4efd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72804
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Jéssica Lima deCallegaro-de-Menezes, Daniela2013-06-29T01:48:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/72804000886266Em um momento em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com desenvolvimento sustentável e com cuidado com a saúde, os produtos orgânicos ganham cada vez mais adeptos, já que em seu conceito estão tanto cuidados com o ambiente como um todo, quanto com a sociedade e as pessoas individualmente. Dado o aumento cada vez maior que se tem na demanda por produtos orgânicos, torna-se interessante buscar entender quem é o consumidor de produto orgânico, quais são os aspectos percebidos por eles em um produto orgânico e suas motivações de compra, se são mais voltadas para benefícios pessoais ou coletivos. Para isso, foram entrevistados alguns consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre. Ao final das entrevistas, foi percebido principalmente que a característica mais percebida e pelos consumidores em um produto orgânico é o fato de ele ser natural, produzido sem agrotóxicos, e o benefício associado à esta característica, a saúde individual. Como as principais motivações para consumo são aquelas voltadas para o bem estar individual, não foi possível, nessa pequena amostra, verificar a predominância de valores pessoais coletivos.In a time when people are increasingly concerned with sustainable development and health care, organic products are increasingly gaining adherents, since in its concept are both care about the ecology, as with society and individuals. Due to increased growing that has the demand for organic products, it is interesting to try to understand who is the consumer of organic products, which aspects perceived by them in an organic product and their purchase motivations, if they are more oriented to benefits for personal or for collective. For this, some consumers of organic products from Porto Alegre have been interviewed. At the end of interviews, it was especially noticeable that the most evoked characteristic by consumers for an organic product is the fact that it is natural, produced without pesticides, and the benefit associated with this feature, individual health. As the main motivations for consumption are those related to individual well-being, it was not possible in this small sample confirm the predominance of collective personal values.application/pdfporProdutos orgânicosComportamento do consumidorValores pessoaisOrganic productsConsumer behaviorPersonal valuesCaracterísticas dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000886266.pdf.txt000886266.pdf.txtExtracted Texttext/plain93964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/2/000886266.pdf.txtc46cc2928e98603dbcd3f7f80e5d9161MD52ORIGINAL000886266.pdf000886266.pdfTexto completoapplication/pdf780016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/1/000886266.pdfea78ca6b98d0ed951a9dad98fdbc38b3MD51THUMBNAIL000886266.pdf.jpg000886266.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/3/000886266.pdf.jpgfa67e7ece5804994bf09cd8345a16bdbMD5310183/728042018-10-18 07:39:02.774oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
title Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
spellingShingle Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
Oliveira, Jéssica Lima de
Produtos orgânicos
Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Organic products
Consumer behavior
Personal values
title_short Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_full Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_fullStr Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_full_unstemmed Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_sort Características dos consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre
author Oliveira, Jéssica Lima de
author_facet Oliveira, Jéssica Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos orgânicos
Comportamento do consumidor
Valores pessoais
topic Produtos orgânicos
Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Organic products
Consumer behavior
Personal values
dc.subject.eng.fl_str_mv Organic products
Consumer behavior
Personal values
description Em um momento em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com desenvolvimento sustentável e com cuidado com a saúde, os produtos orgânicos ganham cada vez mais adeptos, já que em seu conceito estão tanto cuidados com o ambiente como um todo, quanto com a sociedade e as pessoas individualmente. Dado o aumento cada vez maior que se tem na demanda por produtos orgânicos, torna-se interessante buscar entender quem é o consumidor de produto orgânico, quais são os aspectos percebidos por eles em um produto orgânico e suas motivações de compra, se são mais voltadas para benefícios pessoais ou coletivos. Para isso, foram entrevistados alguns consumidores de produtos orgânicos em Porto Alegre. Ao final das entrevistas, foi percebido principalmente que a característica mais percebida e pelos consumidores em um produto orgânico é o fato de ele ser natural, produzido sem agrotóxicos, e o benefício associado à esta característica, a saúde individual. Como as principais motivações para consumo são aquelas voltadas para o bem estar individual, não foi possível, nessa pequena amostra, verificar a predominância de valores pessoais coletivos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-29T01:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72804
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000886266
url http://hdl.handle.net/10183/72804
identifier_str_mv 000886266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/2/000886266.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/1/000886266.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72804/3/000886266.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c46cc2928e98603dbcd3f7f80e5d9161
ea78ca6b98d0ed951a9dad98fdbc38b3
fa67e7ece5804994bf09cd8345a16bdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224449304821760