Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236319 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas ao administrador no atual ambiente de negócios a partir da percepção de estudantes universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelaram: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e por fim, permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_100c6ec24016d3d8ef2612fc1d0bd2ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236319 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonello, Cláudia Simone2022-03-27T04:32:04Z20071413-0394http://hdl.handle.net/10183/236319000630506O estudo teve por objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas ao administrador no atual ambiente de negócios a partir da percepção de estudantes universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelaram: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e por fim, permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem.This study had as its objective to identify and to analyze the learning processes that contribute to the development of competences requested the management in the actual scenario of businesses, through the perception, of university students that were working, and attending their last year of a business administration program. The results revealed: the importance of the context in which individuals are inserted to the construction of meanings in the learning process; how situations that one encounters in everyday life can become a leverage in this process; and that it’s possible to state that, in order, to install a learning culture that allows the development of competences, it is necessary to have a clear understanding of the new directives of an educational method aimed at learning.application/pdfporAletheia. Canoas. n. 26 (jul./dez.2007), p. 146-167Gestão de pessoasAdministração de recursos humanosDesenvolvimento de recursos humanosAprendizagem organizacionalProcessos de aprendizagemCompetência profissionalLearning in actionCompetence developmentInformal learningAprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competênciasLearning in action revisited and its role in the competences development info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000630506.pdf.txt000630506.pdf.txtExtracted Texttext/plain68768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236319/2/000630506.pdf.txt4ff06f4a462081651e44f34231b97c20MD52ORIGINAL000630506.pdfTexto completoapplication/pdf518524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236319/1/000630506.pdf3d2a2f9b209f4b29532cd566cc282d73MD5110183/2363192022-04-05 04:40:57.183807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:40:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning in action revisited and its role in the competences development |
title |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências Antonello, Cláudia Simone Gestão de pessoas Administração de recursos humanos Desenvolvimento de recursos humanos Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Competência profissional Learning in action Competence development Informal learning |
title_short |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
title_full |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
title_sort |
Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências |
author |
Antonello, Cláudia Simone |
author_facet |
Antonello, Cláudia Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Administração de recursos humanos Desenvolvimento de recursos humanos Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Competência profissional |
topic |
Gestão de pessoas Administração de recursos humanos Desenvolvimento de recursos humanos Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Competência profissional Learning in action Competence development Informal learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning in action Competence development Informal learning |
description |
O estudo teve por objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas ao administrador no atual ambiente de negócios a partir da percepção de estudantes universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelaram: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e por fim, permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-27T04:32:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236319 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-0394 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000630506 |
identifier_str_mv |
1413-0394 000630506 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Aletheia. Canoas. n. 26 (jul./dez.2007), p. 146-167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236319/2/000630506.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236319/1/000630506.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ff06f4a462081651e44f34231b97c20 3d2a2f9b209f4b29532cd566cc282d73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447784693694464 |