Cidadania linguística e a educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Graciele Marjana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Luciane Bresciani, Pontin, Bianca Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215121
Resumo: Pensar a educação de surdos no século XXI implica compreender que os processos de aprendizagem são plurais e dinâmicos, e é na condução pedagógica voltada para a diferença que passam a ser reformulados os significados e as representações acerca dos sujeitos envolvidos. No presente estudo, desenvolve-se a análise dos seguintes documentos: Lei nº 10.436/02; Decreto nº 5.626/05; Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (2014); e Lei nº 13.146/15. Utiliza-se a noção de prática como conceito-ferramenta, a partir dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault. Em nosso país, nas últimas décadas, os investimentos na reabilitação auditiva têm se tornado importantes mecanismos para o processo de normalização linguística dos sujeitos surdos. Contudo, na presente análise, objetiva-se tensionar os processos de reabilitação, considerando uma perspectiva educacional que contemple a cidadania linguística. A cidadania linguística implica a operacionalização de um conjunto de práticas que considerem o direito comunicacional como premissa de todo o contexto educacional, desde a estruturação curricular até a formação docente e o planejamento da prática pedagógica.
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Contudo, na presente análise, objetiva-se tensionar os processos de reabilitação, considerando uma perspectiva educacional que contemple a cidadania linguística. A cidadania linguística implica a operacionalização de um conjunto de práticas que considerem o direito comunicacional como premissa de todo o contexto educacional, desde a estruturação curricular até a formação docente e o planejamento da prática pedagógica.Thinking about deaf education in the 21st century means to understand that learning processes are plural and dynamic, and it is in the difference-directed pedagogical guidance that meanings and representations of the subjects are reformulated. This study analyzes the following documents: Act nr.10.436/02; Bill nr. 5.626/05; Report on the Linguistic Policy for Bilingual Education – Brazilian Sign Language and Portuguese Language (2014); and Act nr. 13.146/15. The notion of practice is used as a tool concept from studies carried out by Michel Foucault. In our country, over the last decades, investments in hearing rehabilitation have become important mechanisms in the process of linguistic normalization of deaf subjects. However, in this analysis, the aim is to problematize the rehabilitation processes by considering an educational perspective in favor of the linguistic citizenship. The linguistic citizenship involves the operationalization of a group of practices regarding the communicational right as the premise of the educational context as a whole, from the curriculum framework to teacher education and planning of the pedagogical practice.Pensar en la educación para sordos en el siglo XXI implica comprender que los procesos de aprendizaje son plurales y dinámicos, y es en la conducción pedagógica direccionada a la diferencia que pasan a ser reformulados los significados y las representaciones acerca de los sujetos en cuestión. En el presente estudio, se desarrolla el análisis de los siguientes documentos: Ley n° 10.436/02; Decreto n° 5.626/05; Informe sobre la Política Lingüística de Educación Bilingüe - Lengua Brasileña de Señales y Lengua Portuguesa (2014); y Ley n°13.146/15. Se utiliza la noción de práctica como concepto-herramienta, a partir de los estudios desarrollados por Michael Foucault. En nuestro país, en las últimas décadas, las inversiones en la rehabilitación auditiva se convirtieron en importantes mecanismos para el proceso de normalización lingüística de los sujetos sordos. Sin embargo, en el presente análisis, se busca tensionar los procesos de rehabilitación, considerando una perspectiva educacional que contemple la ciudadanía lingüística. La ciudadanía lingüística implica la operacionalización de un conjunto de prácticas que consideren el derecho comunicacional como premisa de todo el contexto educacional, desde la estructuración curricular hasta la formación docente y el planeamiento de la práctica pedagógica.application/pdfporEducação, Cultura e sociedade. Mato Grosso, MT. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 2-20Educação especialInclusão escolarCultura surdaLinguistic CitizenshipDeaf EducationSchool InclusionCiudadanía LingüísticaEducación de sordosInclusión EscolarCidadania linguística e a educação de surdosLinguistic citizenship and deaf education Ciudadanía lingüística y la educación de sordos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118295.pdf.txt001118295.pdf.txtExtracted Texttext/plain57774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215121/2/001118295.pdf.txt90c3328207d50d243d318de40ec51092MD52ORIGINAL001118295.pdfTexto completoapplication/pdf395730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215121/1/001118295.pdfffc33b36ca5b94974c087ec0ac1a47e1MD5110183/2151212023-03-29 03:25:21.284943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215121Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-29T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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