Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Bagnara e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8243
Resumo: This paper deals with aspects of the literacy process in Portuguese, the writing mode, a deaf student. There were bibliographic and field studies, through a qualitative approach. The research was developed from the type case study, by collecting data through semi-structured interviews and non-participant observation sessions. It appears that the process of literacy in English Writing student has suffered damage caused by inadequacies in the educational services offered, keeping in check the supposed school inclusion.
id UNB-32_6684a87753a2ed24f16ead9390b59e7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8243
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdosInclusão escolarAluno surdoAlfabetizaçãoInclusión escolarEstudiantes sordosAlfabetizaciónSchool inclusionDeaf studentLiteracyThis paper deals with aspects of the literacy process in Portuguese, the writing mode, a deaf student. There were bibliographic and field studies, through a qualitative approach. The research was developed from the type case study, by collecting data through semi-structured interviews and non-participant observation sessions. It appears that the process of literacy in English Writing student has suffered damage caused by inadequacies in the educational services offered, keeping in check the supposed school inclusion.Este artículo trata de los aspectos del proceso de alfabetización en portugués, el modo de escritura,de un estudiante sordo. Había estudios bibliográficos y de campo, a través de un enfoque cualitativo. La investigación se desarrolló a partir del estudio de casos tipo, mediante la recopilación de datos a través de entrevistas semi-estructuradas y sesiones de observación no participante. Parece que el proceso de alfabetización en lengua portuguesa. La escritura del estudiante ha sufrido daños causados por las deficiencias de los servicios educativos que se ofrecen, manteniendo en jaque a la supuesta inclusión escolar.Cet article traite des aspects du processus d'alphabétisation en portugais, le mode d'écriture, un étudiant sourd. Il y avait des études bibliographiques et sur le terrain, à travers une approche qualitative. La recherche a été développé à partir de l'étude de cas de type, par la collecte de données au moyen d'entrevues semi-structurées et des sessions d'observation non-participants. Il semble que le processus de l’alphabétisation dans Anglais Ecrit étudiant a subi des dommages causés par des insuffisances dans les services éducatifs offerts, en gardant à vérifier l’inclusionscolaire supposée.Este trabalho trata de aspectos do processo de alfabetização em língua portuguesa, na modalidade escrita, de uma aluna surda. Realizaram-se estudos bibliográficos e de campo, mediante abordagem qualitativa. A pesquisa desenvolvida foi do tipo estudo de caso, coletando-se dados por meio de entrevistas semiestruturadas e sessões de observação não participante. Constata-se que o processo de alfabetização em língua portuguesa escrita da aluna vem sofrendo prejuízos causados pelas inadequações no atendimento educacional oferecido, colocando em xeque a suposta inclusão escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/824310.26512/lc.v23i51.8243Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-493Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-493Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-4931981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8243/6752Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Bagnara e2021-09-14T23:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8243Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T23:45:15Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
title Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
spellingShingle Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
Silva, Ana Paula Bagnara e
Inclusão escolar
Aluno surdo
Alfabetização
Inclusión escolar
Estudiantes sordos
Alfabetización
School inclusion
Deaf student
Literacy
title_short Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
title_full Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
title_fullStr Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
title_full_unstemmed Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
title_sort Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos
author Silva, Ana Paula Bagnara e
author_facet Silva, Ana Paula Bagnara e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bagnara e
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Aluno surdo
Alfabetização
Inclusión escolar
Estudiantes sordos
Alfabetización
School inclusion
Deaf student
Literacy
topic Inclusão escolar
Aluno surdo
Alfabetização
Inclusión escolar
Estudiantes sordos
Alfabetización
School inclusion
Deaf student
Literacy
description This paper deals with aspects of the literacy process in Portuguese, the writing mode, a deaf student. There were bibliographic and field studies, through a qualitative approach. The research was developed from the type case study, by collecting data through semi-structured interviews and non-participant observation sessions. It appears that the process of literacy in English Writing student has suffered damage caused by inadequacies in the educational services offered, keeping in check the supposed school inclusion.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8243
10.26512/lc.v23i51.8243
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8243
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i51.8243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8243/6752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-493
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-493
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 473-493
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i51
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309286887194624