Negociação coletiva como instrumento para o aprimoramento da carreira do servidor técnico administrativo na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melissa Elaine Campos dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34598
Resumo: A Escola Paulista de Medicina foi inaugurada em 1949, na qualidade de hospital universitário, federalizada em 1956, tornou-se em 1960 em Universidade Federal de São Paulo (UFSP). Em 1994 a Universidade Federal de São Paulo (UFSP) se transformou em UNIFESP, assumindo relevante posição cientifica nacional e internacional. Parte considerável do quadro funcional da UNIFESP compõe-se de servidores técnicos administrativo em educação, o aprimoramento da carreira destes é um investimento social e político, pois o poder público está em praticamente todos os serviço essenciais. A implementação da carreira profissional no serviço público tem-se dado de maneira ora casuística ora incompleta (SANTOS, 1995). A lei 11091 de 2005 direciona o plano de carreira dos técnicos administrativos em educação (PCCTAE), modelo pioneiro, neste com a participação ativa dos servidores, inovou ainda que parcialmente, as relações de trabalho no serviço público, através da negociação entre governo e trabalhadores, constituição dos padrões de remuneração horizontal e vertical, capacitação e qualificação. Serviram de referência para outras categorias do setor público. As relações democráticas instituíram esta carreira, pressupondo a importância do servidor para as instituições publicas levantar e revisar possíveis deficiências no PCCTAE sendo necessário para subsidiar negociações coletivas. A metodologia de estudo foi feito principalmente com abordagem qualitativa exploratória.
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