Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195853 |
Resumo: | Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades. |
id |
UFRGS-2_10d68a082c76f77142d2948530fb0fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195853 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mossi, Cristian Poletti2019-06-18T02:34:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/195853001094596Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades.This writing is constituted along with a problematization that makes us think about the potencies arising within operations of reading and writing with images in the actions of investigating and creating/proposing/experiencing educative practices. Through classes and research snapshots, notions such as ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-89), ‘aesthetic attitude’ (PEREIRA, 2012), ‘aesthetic experience’ (KASTRUP, 2010) and ‘aesthetics as happening’ (LINS, 2012) were operated along the investigation. The theoretical and methodological approach, supported by the philosophies of difference and the perspective of Art-Based Investigation (HERNÁNDEZ, 2013), instigate the authors to think and discuss the ways images are treated and the very own articulation reading/writing which sustains a counterpoint to the representation and the recognition, investing in more inventive achievements in relation to such actions/materialities.Esa escrita se produce junto a una problemática que incita a pensar en las potencias que nacen en medio a operaciones de lectura y escrita con imágenes en las acciones de investigar y crear/proponer/experienciar prácticas educativas. A partir de instantáneas de clase e investigación, nociones como ‘estar al acecho’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘actitud estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiencia estética’ (KASTRUP, 2010) y ‘estética como acontecimiento’ (LINS, 2012), fueron operadas en el curso de la investigación. El abordaje teórico y metodológico apoyado en las filosofías de la diferencia y en la perspectiva de la Investigación Basada en Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigan los autores a pensar y discutir modos de tratamiento de imágenes y de la propia articulación lectura/escrita que sostienen un contrapunto a la representación y a la recognición, como apuesta en ensayos más inventivos en relación a tales acciones/materialidades.application/pdfporAtos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 78-100Pesquisa educacionalLeituraEscritaArtesAesthetic experiencesArt-Based InvestigationReadings and writings with imagesResearch and visual arts educationExperiencias estéticasInvestigación basada en artesLecturas y escritas con imágenesInvestigación y educación de las artes visualesPossibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagensPossibilities of aesthetic experiences in class and research snapshots : 'between’ readings and writings with imagesPosibilidades de experiencias estéticas en instantáneas de aula e investigación : 'entre’ lecturas y escrituras con imágenesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094596.pdf.txt001094596.pdf.txtExtracted Texttext/plain54460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/2/001094596.pdf.txtc9969e4f7d272398bfe5d176e671bcc0MD52ORIGINAL001094596.pdfTexto completoapplication/pdf462469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/1/001094596.pdfbc10726be4f3a640164b7088c2454494MD5110183/1958532019-06-19 02:33:58.439317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195853Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-19T05:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Possibilities of aesthetic experiences in class and research snapshots : 'between’ readings and writings with images |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Posibilidades de experiencias estéticas en instantáneas de aula e investigación : 'entre’ lecturas y escrituras con imágenes |
title |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
spellingShingle |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens Mossi, Cristian Poletti Pesquisa educacional Leitura Escrita Artes Aesthetic experiences Art-Based Investigation Readings and writings with images Research and visual arts education Experiencias estéticas Investigación basada en artes Lecturas y escritas con imágenes Investigación y educación de las artes visuales |
title_short |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
title_full |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
title_fullStr |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
title_sort |
Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Leitura Escrita Artes |
topic |
Pesquisa educacional Leitura Escrita Artes Aesthetic experiences Art-Based Investigation Readings and writings with images Research and visual arts education Experiencias estéticas Investigación basada en artes Lecturas y escritas con imágenes Investigación y educación de las artes visuales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Aesthetic experiences Art-Based Investigation Readings and writings with images Research and visual arts education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Experiencias estéticas Investigación basada en artes Lecturas y escritas con imágenes Investigación y educación de las artes visuales |
description |
Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-18T02:34:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195853 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195853 |
identifier_str_mv |
001094596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 78-100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/2/001094596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/1/001094596.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9969e4f7d272398bfe5d176e671bcc0 bc10726be4f3a640164b7088c2454494 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447688402960384 |