Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossi, Cristian Poletti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195853
Resumo: Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades.
id UFRGS-2_10d68a082c76f77142d2948530fb0fb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195853
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mossi, Cristian Poletti2019-06-18T02:34:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/195853001094596Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades.This writing is constituted along with a problematization that makes us think about the potencies arising within operations of reading and writing with images in the actions of investigating and creating/proposing/experiencing educative practices. Through classes and research snapshots, notions such as ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-89), ‘aesthetic attitude’ (PEREIRA, 2012), ‘aesthetic experience’ (KASTRUP, 2010) and ‘aesthetics as happening’ (LINS, 2012) were operated along the investigation. The theoretical and methodological approach, supported by the philosophies of difference and the perspective of Art-Based Investigation (HERNÁNDEZ, 2013), instigate the authors to think and discuss the ways images are treated and the very own articulation reading/writing which sustains a counterpoint to the representation and the recognition, investing in more inventive achievements in relation to such actions/materialities.Esa escrita se produce junto a una problemática que incita a pensar en las potencias que nacen en medio a operaciones de lectura y escrita con imágenes en las acciones de investigar y crear/proponer/experienciar prácticas educativas. A partir de instantáneas de clase e investigación, nociones como ‘estar al acecho’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘actitud estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiencia estética’ (KASTRUP, 2010) y ‘estética como acontecimiento’ (LINS, 2012), fueron operadas en el curso de la investigación. El abordaje teórico y metodológico apoyado en las filosofías de la diferencia y en la perspectiva de la Investigación Basada en Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigan los autores a pensar y discutir modos de tratamiento de imágenes y de la propia articulación lectura/escrita que sostienen un contrapunto a la representación y a la recognición, como apuesta en ensayos más inventivos en relación a tales acciones/materialidades.application/pdfporAtos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 78-100Pesquisa educacionalLeituraEscritaArtesAesthetic experiencesArt-Based InvestigationReadings and writings with imagesResearch and visual arts educationExperiencias estéticasInvestigación basada en artesLecturas y escritas con imágenesInvestigación y educación de las artes visualesPossibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagensPossibilities of aesthetic experiences in class and research snapshots : 'between’ readings and writings with imagesPosibilidades de experiencias estéticas en instantáneas de aula e investigación : 'entre’ lecturas y escrituras con imágenesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094596.pdf.txt001094596.pdf.txtExtracted Texttext/plain54460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/2/001094596.pdf.txtc9969e4f7d272398bfe5d176e671bcc0MD52ORIGINAL001094596.pdfTexto completoapplication/pdf462469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/1/001094596.pdfbc10726be4f3a640164b7088c2454494MD5110183/1958532019-06-19 02:33:58.439317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195853Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-19T05:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possibilities of aesthetic experiences in class and research snapshots : 'between’ readings and writings with images
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Posibilidades de experiencias estéticas en instantáneas de aula e investigación : 'entre’ lecturas y escrituras con imágenes
title Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
spellingShingle Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
Mossi, Cristian Poletti
Pesquisa educacional
Leitura
Escrita
Artes
Aesthetic experiences
Art-Based Investigation
Readings and writings with images
Research and visual arts education
Experiencias estéticas
Investigación basada en artes
Lecturas y escritas con imágenes
Investigación y educación de las artes visuales
title_short Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
title_full Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
title_fullStr Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
title_full_unstemmed Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
title_sort Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa : 'entre’ leituras e escritas com imagens
author Mossi, Cristian Poletti
author_facet Mossi, Cristian Poletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Leitura
Escrita
Artes
topic Pesquisa educacional
Leitura
Escrita
Artes
Aesthetic experiences
Art-Based Investigation
Readings and writings with images
Research and visual arts education
Experiencias estéticas
Investigación basada en artes
Lecturas y escritas con imágenes
Investigación y educación de las artes visuales
dc.subject.eng.fl_str_mv Aesthetic experiences
Art-Based Investigation
Readings and writings with images
Research and visual arts education
dc.subject.spa.fl_str_mv Experiencias estéticas
Investigación basada en artes
Lecturas y escritas con imágenes
Investigación y educación de las artes visuales
description Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. A partir de instantâneos de aula e pesquisa, noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012) foram operadas no decorrer da investigação. A abordagem teórico-metodológica, amparada nas filosofias da diferença e na perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013), instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T02:34:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195853
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094596
url http://hdl.handle.net/10183/195853
identifier_str_mv 001094596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 78-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/2/001094596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195853/1/001094596.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9969e4f7d272398bfe5d176e671bcc0
bc10726be4f3a640164b7088c2454494
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447688402960384