Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220886 |
Resumo: | O Método Pilates consiste em um repertório de exercícios fundamentado por seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Na prática do Pilates é importante que esses princípios sejam aplicados, tanto para a aprendizagem dos exercícios quanto para a aprendizagem da filosofia do Método. O objetivo desse estudo foi determinar a relação existente entre o estágio de aprendizagem dos princípios do Pilates na execução do exercício The Hundred e o nível de prática de praticantes de Pilates. Foram avaliados 40 participantes utilizando os instrumentos/cheklists MANIPilates e MAAPPilates. Estes instrumentos permitem, a partir da observação da execução de exercícios, registrar em uma planilha de pontuação, o nível de prática e o nível (estágio) de aprendizagem dos princípios do Pilates, respectivamente. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de correlação Tau de Kendall (α=0,05). A maioria dos participantes apresentou nível de prática intermediário e estágio autônomo de aprendizado, com correlações variando de muito alta a moderada entre o nível de prática e cada um dos seis princípios do Método. A capacidade de aplicar os princípios do Método durante a execução do exercício The Hundred pode indicar o nível de prática do praticante, pois quanto maior a aprendizagem dos princípios, maior é o nível de prática do praticante de Pilates. |
id |
UFRGS-2_110d26f1870667c64c18be955bf6cb26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220886 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquino, Josane Maria Rodrigues dePereira, Suzielly CiarloSchmit, Emanuelle Francine DetogniSouza, Ana Paula Schú deCandotti, Cláudia Tarragô2021-05-13T04:27:21Z20191514-3465http://hdl.handle.net/10183/220886001125332O Método Pilates consiste em um repertório de exercícios fundamentado por seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Na prática do Pilates é importante que esses princípios sejam aplicados, tanto para a aprendizagem dos exercícios quanto para a aprendizagem da filosofia do Método. O objetivo desse estudo foi determinar a relação existente entre o estágio de aprendizagem dos princípios do Pilates na execução do exercício The Hundred e o nível de prática de praticantes de Pilates. Foram avaliados 40 participantes utilizando os instrumentos/cheklists MANIPilates e MAAPPilates. Estes instrumentos permitem, a partir da observação da execução de exercícios, registrar em uma planilha de pontuação, o nível de prática e o nível (estágio) de aprendizagem dos princípios do Pilates, respectivamente. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de correlação Tau de Kendall (α=0,05). A maioria dos participantes apresentou nível de prática intermediário e estágio autônomo de aprendizado, com correlações variando de muito alta a moderada entre o nível de prática e cada um dos seis princípios do Método. A capacidade de aplicar os princípios do Método durante a execução do exercício The Hundred pode indicar o nível de prática do praticante, pois quanto maior a aprendizagem dos princípios, maior é o nível de prática do praticante de Pilates.The Pilates Method consists of a repertoire of exercises based on six principles: concentration, control, centralization, fluidity, precision and breathing. In Pilates practice it is important that these principles are applicable, both for learning exercises and for learning the philosophy of the Method. The purpose of this study is to determine the relationship between the stages of apprenticeship of the principles of Pilates in the execution of The Hundred and the level of practice of Pilates practitioners. 40 participants were evaluated using MANIPilates and MAAPPilates instruments/checklists. These instruments allow, from the observation of the execution of exercises, to record in a score sheet, the level of practice and the level of learning of the principles of Pilates, respectively. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, using Kendall's Tau correlation test (α = 0.05). Most participants had an intermediate level of practice and an autonomous level of learning, with correlations ranging from very high to moderate between the level of practice and each of the six principles of the Method. The ability to apply the principles of the Method during the execution of The Hundred exercise can indicate the level of practice of the practitioner, because the greater the learning of the principles, the greater the level of practice of the Pilates practitioner.El Método Pilates consiste en un repertorio de ejercicios basadosen seis principios: concentración, control, centralización, fluidez, precisión y respiración. En la práctica de Pilates, es importante que se apliquen estos principios, tanto para los ejercicios de aprendizaje como para aprender la filosofía del Método. El objetivo de este estudio fue determinar la relación entre la etapa de aprendizaje de los principios de Pilates en la ejecución del ejercicio The Hundred y el nivel de práctica de los practicantes de Pilates. Cuarenta participantes fueron evaluados utilizando los instrumentos/listas de verificación MANIPilates y MAAPPilates. Estos instrumentos permiten, desde la observación de la ejecución de ejercicios, registrar en una hoja de puntaje, el nivel de práctica y el nivel (etapa) de aprendizaje de los principios de Pilates, respectivamente. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencial, utilizando la prueba de correlación Tau de Kendall (α = 0.05). La mayoría de los participantes tenían un nivel intermedio de práctica y una etapa de aprendizaje autónomo, con correlaciones que van desde muy alto a moderado entre el nivel de práctica y cada uno de los seis principios del Método. La capacidad de aplicar los principios del Método durante la ejecución del ejercicio The Hundred puede indicar el nivel de práctica del profesional, porque cuanto mayor es el aprendizaje de los principios, mayor es el nivel de práctica del profesional de Pilates.application/pdfporLecturas: Educación Física y Desportes. Buenos Aires. Vol. 25, n. 267 (2019), p. 47-63ExercícioPilatesAprendizagemRespiraçãoExercise movement techniquesLearningExerciseRespirationEjercicios y técnicas de movimientoAprendizajeEjercicioRespiraciónRelação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de práticaRelationship Between Application of the Pilates Principles and Level of Practice Relación entre la aplicación de los principios de Pilates y el nivel de práctica Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125332.pdf.txt001125332.pdf.txtExtracted Texttext/plain46970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220886/2/001125332.pdf.txt6733e40f8dfa320e484494219a0bc069MD52ORIGINAL001125332.pdfTexto completoapplication/pdf545127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220886/1/001125332.pdfb2a503f54144e34fbab1ef5cef669684MD5110183/2208862021-06-12 04:50:44.995722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-12T07:50:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relationship Between Application of the Pilates Principles and Level of Practice |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Relación entre la aplicación de los principios de Pilates y el nivel de práctica |
title |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
spellingShingle |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática Aquino, Josane Maria Rodrigues de Exercício Pilates Aprendizagem Respiração Exercise movement techniques Learning Exercise Respiration Ejercicios y técnicas de movimiento Aprendizaje Ejercicio Respiración |
title_short |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
title_full |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
title_fullStr |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
title_full_unstemmed |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
title_sort |
Relação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de prática |
author |
Aquino, Josane Maria Rodrigues de |
author_facet |
Aquino, Josane Maria Rodrigues de Pereira, Suzielly Ciarlo Schmit, Emanuelle Francine Detogni Souza, Ana Paula Schú de Candotti, Cláudia Tarragô |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Suzielly Ciarlo Schmit, Emanuelle Francine Detogni Souza, Ana Paula Schú de Candotti, Cláudia Tarragô |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Josane Maria Rodrigues de Pereira, Suzielly Ciarlo Schmit, Emanuelle Francine Detogni Souza, Ana Paula Schú de Candotti, Cláudia Tarragô |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Pilates Aprendizagem Respiração |
topic |
Exercício Pilates Aprendizagem Respiração Exercise movement techniques Learning Exercise Respiration Ejercicios y técnicas de movimiento Aprendizaje Ejercicio Respiración |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Exercise movement techniques Learning Exercise Respiration |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Ejercicios y técnicas de movimiento Aprendizaje Ejercicio Respiración |
description |
O Método Pilates consiste em um repertório de exercícios fundamentado por seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Na prática do Pilates é importante que esses princípios sejam aplicados, tanto para a aprendizagem dos exercícios quanto para a aprendizagem da filosofia do Método. O objetivo desse estudo foi determinar a relação existente entre o estágio de aprendizagem dos princípios do Pilates na execução do exercício The Hundred e o nível de prática de praticantes de Pilates. Foram avaliados 40 participantes utilizando os instrumentos/cheklists MANIPilates e MAAPPilates. Estes instrumentos permitem, a partir da observação da execução de exercícios, registrar em uma planilha de pontuação, o nível de prática e o nível (estágio) de aprendizagem dos princípios do Pilates, respectivamente. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de correlação Tau de Kendall (α=0,05). A maioria dos participantes apresentou nível de prática intermediário e estágio autônomo de aprendizado, com correlações variando de muito alta a moderada entre o nível de prática e cada um dos seis princípios do Método. A capacidade de aplicar os princípios do Método durante a execução do exercício The Hundred pode indicar o nível de prática do praticante, pois quanto maior a aprendizagem dos princípios, maior é o nível de prática do praticante de Pilates. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:27:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220886 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1514-3465 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125332 |
identifier_str_mv |
1514-3465 001125332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Lecturas: Educación Física y Desportes. Buenos Aires. Vol. 25, n. 267 (2019), p. 47-63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220886/2/001125332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220886/1/001125332.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6733e40f8dfa320e484494219a0bc069 b2a503f54144e34fbab1ef5cef669684 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016800444416 |