Integração de métodos quantitativos e qualitativos de previsão para desenvolvimento de um sistema de previsão de demanda de novos produtos
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193816 |
Resumo: | A integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda é uma alternativa para a obtenção de previsões mais acuradas, baseada na incorporação do conhecimento contextual nos processos matemáticos de previsão. Neste artigo, propõe-se uma metodologia para previsão de demanda de novos produtos através da integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão. A aplicabilidade da metodologia foi validada através de um estudo de caso. No estudo, detalhou-se o processo de previsão para um cenário de lançamento de um novo produto em um mercado estabilizado do setor de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se o método de Analogia, integrando métodos de Extrapolação (Médias Móveis e Suavização Exponencial) com método de Opinião de Especialistas (Delphi). |
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Lemos, Fernando de OliveiraFogliatto, Flavio Sanson2019-05-04T02:35:39Z20081808-0448http://hdl.handle.net/10183/193816000718986A integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda é uma alternativa para a obtenção de previsões mais acuradas, baseada na incorporação do conhecimento contextual nos processos matemáticos de previsão. Neste artigo, propõe-se uma metodologia para previsão de demanda de novos produtos através da integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão. A aplicabilidade da metodologia foi validada através de um estudo de caso. No estudo, detalhou-se o processo de previsão para um cenário de lançamento de um novo produto em um mercado estabilizado do setor de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se o método de Analogia, integrando métodos de Extrapolação (Médias Móveis e Suavização Exponencial) com método de Opinião de Especialistas (Delphi).The integration of qualitative and quantitative forecasting methods is an approach based on the incorporation of contextual knowledge in mathematical forecasting processes. Such approach may lead to more accurate demand forecasts. In this paper we propose a methodology to forecast the demand for new products based on the integration of qualitative and quantitative forecasting methods. The proposed methodology is validated in a case study from the electronics industry. In the case study we detail the forecasting process of a new product to be introduced in a stable market, in the electricity distribution sector. To forecast the new product demand we use forecasting by analogy, integrating extrapolation methods (moving averages and exponential smoothing techniques) with expert opinion gathered through the Delphi method.application/pdfporRevista Gestão Industrial. Ponta Grossa, PR. vol. 4, n. 3 (2008), p. 84-98Previsão de demanda : MetodologiaDemand forecastIntegration of methodsNew productsForecasting by analogyIntegração de métodos quantitativos e qualitativos de previsão para desenvolvimento de um sistema de previsão de demanda de novos produtosIntegration quantitative and qualitative forecasting methods in the development of a demand forecasting system for new products info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000718986.pdf.txt000718986.pdf.txtExtracted Texttext/plain37934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193816/2/000718986.pdf.txt99f0dac759e9c2be481c814781d59624MD52ORIGINAL000718986.pdfTexto completoapplication/pdf97867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193816/1/000718986.pdfd6d9f006afc38578f73e33b3a5216e64MD5110183/1938162019-05-15 02:37:46.720143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193816Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-05-15T05:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda é uma alternativa para a obtenção de previsões mais acuradas, baseada na incorporação do conhecimento contextual nos processos matemáticos de previsão. Neste artigo, propõe-se uma metodologia para previsão de demanda de novos produtos através da integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão. A aplicabilidade da metodologia foi validada através de um estudo de caso. No estudo, detalhou-se o processo de previsão para um cenário de lançamento de um novo produto em um mercado estabilizado do setor de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se o método de Analogia, integrando métodos de Extrapolação (Médias Móveis e Suavização Exponencial) com método de Opinião de Especialistas (Delphi). |
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