Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254160 |
Resumo: | O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário. |
id |
UFRGS-2_1146c40c1aa7445dee221b6f71f62c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254160 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kindlein Junior, Wilson2023-02-07T05:01:28Z20222178-1974http://hdl.handle.net/10183/254160001160155O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 25 (2022), p. 123-127Ensino de engenhariaEnsino de DesignReflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”Design thinking and digital marketing as microentrepreneurs' strategic allies : self-assessment management tool to measure businesses development level in the online marketinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160155.pdf.txt001160155.pdf.txtExtracted Texttext/plain26328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/2/001160155.pdf.txt1dbfa2a7947ac99f7c3dea4c4d7c393dMD52ORIGINAL001160155.pdfTexto completoapplication/pdf1077623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/1/001160155.pdfbf6170064466882a4bf2acc79390d10eMD5110183/2541602023-02-08 06:01:22.925582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Design thinking and digital marketing as microentrepreneurs' strategic allies : self-assessment management tool to measure businesses development level in the online market |
title |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
spellingShingle |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” Kindlein Junior, Wilson Ensino de engenharia Ensino de Design |
title_short |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
title_full |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
title_fullStr |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
title_sort |
Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia” |
author |
Kindlein Junior, Wilson |
author_facet |
Kindlein Junior, Wilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kindlein Junior, Wilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de engenharia Ensino de Design |
topic |
Ensino de engenharia Ensino de Design |
description |
O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-07T05:01:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254160 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-1974 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160155 |
identifier_str_mv |
2178-1974 001160155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 25 (2022), p. 123-127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/2/001160155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/1/001160155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1dbfa2a7947ac99f7c3dea4c4d7c393d bf6170064466882a4bf2acc79390d10e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225079660478464 |