Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kindlein Junior, Wilson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254160
Resumo: O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário.
id UFRGS-2_1146c40c1aa7445dee221b6f71f62c00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254160
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kindlein Junior, Wilson2023-02-07T05:01:28Z20222178-1974http://hdl.handle.net/10183/254160001160155O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 25 (2022), p. 123-127Ensino de engenhariaEnsino de DesignReflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”Design thinking and digital marketing as microentrepreneurs' strategic allies : self-assessment management tool to measure businesses development level in the online marketinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160155.pdf.txt001160155.pdf.txtExtracted Texttext/plain26328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/2/001160155.pdf.txt1dbfa2a7947ac99f7c3dea4c4d7c393dMD52ORIGINAL001160155.pdfTexto completoapplication/pdf1077623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/1/001160155.pdfbf6170064466882a4bf2acc79390d10eMD5110183/2541602023-02-08 06:01:22.925582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Design thinking and digital marketing as microentrepreneurs' strategic allies : self-assessment management tool to measure businesses development level in the online market
title Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
spellingShingle Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
Kindlein Junior, Wilson
Ensino de engenharia
Ensino de Design
title_short Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
title_full Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
title_fullStr Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
title_full_unstemmed Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
title_sort Reflexões sobre prática do ensino e da pesquisa transdisciplinar no binômio “Design & Engenharia”
author Kindlein Junior, Wilson
author_facet Kindlein Junior, Wilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kindlein Junior, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de engenharia
Ensino de Design
topic Ensino de engenharia
Ensino de Design
description O presente trabalho pretende colaborar com a prática da pesquisa transdisciplinar e com aqueles que aplicam métodos de ensino inovadores, através da partilha de algumas bússolas e alguns óbices encontrados durante mais de três décadas de experiência no ensino e na pesquisa científica em “Design & Engenharia”. As discussões apresentadas neste artigo fortalecem a importância das práticas transdisciplinares para a academia, somando, ainda às oportunidades que essa maneira de pensar e agir abre ao porvir do ensino e da pesquisa. Os assuntos apresentados neste trabalho têm repercussões para docentes, alunos e pesquisadores, principalmente para aqueles que buscam a força conjunta dos saberes e competências da Engenharia e do Design. Não se trata aqui de desconhecer outras bússolas e outros óbices ou de achá-los menos importantes, mas simplesmente da intenção de mostrar alguns subsídios que posso oferecer, nesta ocasião, com a finalidade de dividir o aprendizado adquirido com a experiência advinda da diária e ininterrupta vivência no ambiente universitário.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:01:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254160
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-1974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160155
identifier_str_mv 2178-1974
001160155
url http://hdl.handle.net/10183/254160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 25 (2022), p. 123-127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/2/001160155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254160/1/001160155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dbfa2a7947ac99f7c3dea4c4d7c393d
bf6170064466882a4bf2acc79390d10e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225079660478464