A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kindlein Junior, Wilson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bressan, Felix, Palombini, Felipe Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221281
Resumo: O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.
id UFRGS-2_e24296c94818b441316b2a9edb7320e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221281
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kindlein Junior, WilsonBressan, FelixPalombini, Felipe Luis2021-05-19T04:32:52Z20210104-4249http://hdl.handle.net/10183/221281001125785O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.STEAM is one of today’s main practices concerning a transdisciplinary approach involving different fields of knowledge. With the new perspectives for evaluating undergraduate courses and a multidimensional evaluation of graduate programs in Design in Brazil, challenges arise in the students’ training regarding their integration with different standpoint speech and their participation in research environments. In this work, we reflect on the importance of the practice of STEAM in Design research, through cases of 3D technologies in the investigation, representation, and manufacturing. We present a practical example of link among areas through the development of a daily use object with generative software and 3D printing, referenced in the art-technology binomial, arising from Voronoi mathematical diagram. Finally, the STEAM role is showed in the integration of areas and facing the new criteria of multidimensional evaluation, and the importance of research environments capable of embracing such technologies, thus providing students with a stimulus and the necessary environment for their excellence in training.application/pdfengEstudos em design =Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 1 (2021), p. 116-130TransdisciplinaridadeDesignTecnologia educacionalTecnologia digitalSTEAMTransdisciplinarityMultidimensional evaluationA importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em DesignThe importance of STEAM facing the new challenges of higher education and multidimensional research in Design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125785.pdf.txt001125785.pdf.txtExtracted Texttext/plain44454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/2/001125785.pdf.txt60c785b946b272c1a0ecb4e15bf24499MD52ORIGINAL001125785.pdfTexto completoapplication/pdf988650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/1/001125785.pdf3ad5c353d5baf2538f33ea87f2df351dMD5110183/2212812023-06-18 03:52:31.813756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of STEAM facing the new challenges of higher education and multidimensional research in Design
title A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
spellingShingle A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
Kindlein Junior, Wilson
Transdisciplinaridade
Design
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
STEAM
Transdisciplinarity
Multidimensional evaluation
title_short A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
title_full A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
title_fullStr A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
title_full_unstemmed A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
title_sort A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
author Kindlein Junior, Wilson
author_facet Kindlein Junior, Wilson
Bressan, Felix
Palombini, Felipe Luis
author_role author
author2 Bressan, Felix
Palombini, Felipe Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kindlein Junior, Wilson
Bressan, Felix
Palombini, Felipe Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Transdisciplinaridade
Design
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
topic Transdisciplinaridade
Design
Tecnologia educacional
Tecnologia digital
STEAM
Transdisciplinarity
Multidimensional evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv STEAM
Transdisciplinarity
Multidimensional evaluation
description O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-19T04:32:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221281
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4249
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125785
identifier_str_mv 0104-4249
001125785
url http://hdl.handle.net/10183/221281
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos em design =Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 1 (2021), p. 116-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/2/001125785.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/1/001125785.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60c785b946b272c1a0ecb4e15bf24499
3ad5c353d5baf2538f33ea87f2df351d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018181419008