A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221281 |
Resumo: | O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência. |
id |
UFRGS-2_e24296c94818b441316b2a9edb7320e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221281 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kindlein Junior, WilsonBressan, FelixPalombini, Felipe Luis2021-05-19T04:32:52Z20210104-4249http://hdl.handle.net/10183/221281001125785O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência.STEAM is one of today’s main practices concerning a transdisciplinary approach involving different fields of knowledge. With the new perspectives for evaluating undergraduate courses and a multidimensional evaluation of graduate programs in Design in Brazil, challenges arise in the students’ training regarding their integration with different standpoint speech and their participation in research environments. In this work, we reflect on the importance of the practice of STEAM in Design research, through cases of 3D technologies in the investigation, representation, and manufacturing. We present a practical example of link among areas through the development of a daily use object with generative software and 3D printing, referenced in the art-technology binomial, arising from Voronoi mathematical diagram. Finally, the STEAM role is showed in the integration of areas and facing the new criteria of multidimensional evaluation, and the importance of research environments capable of embracing such technologies, thus providing students with a stimulus and the necessary environment for their excellence in training.application/pdfengEstudos em design =Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 1 (2021), p. 116-130TransdisciplinaridadeDesignTecnologia educacionalTecnologia digitalSTEAMTransdisciplinarityMultidimensional evaluationA importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em DesignThe importance of STEAM facing the new challenges of higher education and multidimensional research in Design info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125785.pdf.txt001125785.pdf.txtExtracted Texttext/plain44454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/2/001125785.pdf.txt60c785b946b272c1a0ecb4e15bf24499MD52ORIGINAL001125785.pdfTexto completoapplication/pdf988650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/1/001125785.pdf3ad5c353d5baf2538f33ea87f2df351dMD5110183/2212812023-06-18 03:52:31.813756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The importance of STEAM facing the new challenges of higher education and multidimensional research in Design |
title |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
spellingShingle |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design Kindlein Junior, Wilson Transdisciplinaridade Design Tecnologia educacional Tecnologia digital STEAM Transdisciplinarity Multidimensional evaluation |
title_short |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
title_full |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
title_fullStr |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
title_full_unstemmed |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
title_sort |
A importância do STEAM frente aos desafios da formação do ensino superior e da pesquisa multidimensional em Design |
author |
Kindlein Junior, Wilson |
author_facet |
Kindlein Junior, Wilson Bressan, Felix Palombini, Felipe Luis |
author_role |
author |
author2 |
Bressan, Felix Palombini, Felipe Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kindlein Junior, Wilson Bressan, Felix Palombini, Felipe Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade Design Tecnologia educacional Tecnologia digital |
topic |
Transdisciplinaridade Design Tecnologia educacional Tecnologia digital STEAM Transdisciplinarity Multidimensional evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
STEAM Transdisciplinarity Multidimensional evaluation |
description |
O STEAM é uma das principais práticas da atualidade no que diz respeito a uma abordagem transdisciplinar envolvendo diferentes campos do conhecimento. Com as novas perspectivas de avaliação da graduação e da avaliação multidimensional da pós-graduação em Design no Brasil, surgem desafios na formação do estudante no que tange sua integração com diferentes locais de fala e sua participação em ambientes de pesquisa. Neste trabalho, refletimos sobre a importância da prática do STEAM em pesquisas em Design, através de casos de aplicação de tecnologias 3D de investigação, representação e fabricação. Apresentamos um exemplo prático da ligação entre as áreas por meio do desenvolvimento de um objeto de uso cotidiano com um software generativo e impressão 3D, referenciado no binômio arte-tecnologia, advindos do diagrama matemático de Voronoi que se faz presente em muitos elementos naturais. Por fim, é mostrado o papel do STEAM na integração de áreas e frente aos novos critérios da avaliação multidimensional, bem como a importância dos ambientes de pesquisas capazes de abarcar essas tecnologias, fornecendo, assim, ao aluno um estímulo e o ambiente necessário à sua formação de excelência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-19T04:32:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221281 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4249 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125785 |
identifier_str_mv |
0104-4249 001125785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos em design =Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 1 (2021), p. 116-130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/2/001125785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221281/1/001125785.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60c785b946b272c1a0ecb4e15bf24499 3ad5c353d5baf2538f33ea87f2df351d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447743114510336 |