Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141390 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_1150fb3009fdffcb7cb1d049eebf470c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141390 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Kelly Janaína dosTorrezzan, Cristina Alba Wildt2016-05-20T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/141390000991635As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorTecnologia educacionalEducação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991635.pdf000991635.pdfTexto completoapplication/pdf230777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/1/000991635.pdfe24dc511a9b9552910b1b9029c239cf0MD51TEXT000991635.pdf.txt000991635.pdf.txtExtracted Texttext/plain97826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/2/000991635.pdf.txt1644a1f76e5e9ad25ebcdedbffb5b777MD52THUMBNAIL000991635.pdf.jpg000991635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/3/000991635.pdf.jpgff22dc14c7178216e6ccee597a2779a4MD5310183/1413902018-10-25 10:03:56.476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
spellingShingle |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica Santos, Kelly Janaína dos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Tecnologia educacional |
title_short |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_full |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_fullStr |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_sort |
Educação e tecnologia : os desafios enfrentados pelos professores na aplicação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
author |
Santos, Kelly Janaína dos |
author_facet |
Santos, Kelly Janaína dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kelly Janaína dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
contributor_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Tecnologia educacional |
description |
As tecnologias de informação e comunicação – TIC’s estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade contemporânea, e a escola não pode mais evitar sua presença. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Luiza Teixeira Lauffer, em Novo Hamburgo, com um grupo de professores da rede pública estadual do Ensino Fundamental, nas séries finais, tendo o propósito de coletar e apresentar dados referentes aos desafios enfrentados pelos educadores quanto ao uso das novas tecnologias de comunicação e informação inseridas nas escolas. Nessa perspectiva, através da aplicação de questionários, busca-se expor a percepção do grupo a respeito desta nova concepção de educação e a importância da tecnologia nos ambientes de aprendizagem. Desta forma, obtiveram-se informações para identificar estes desafios, enfrentados no ambiente escolar, bem como, a necessidade de realização da formação docente, a fim de amenizá-los e buscar o que tanto se teoriza: a qualidade da educação. Com isso, constatou-se que os professores apesar de enfrentarem desafios, como a ausência de um profissional técnico responsável pelo laboratório de informática, falta de conhecimento e domínio por parte dos professores e alunos, máquinas danificadas, muitos alunos por computador, já adotaram uma postura diferente quanto à inclusão das tecnologias, em suas aulas, tornando-se mais criativos e confiantes. Sendo que, os mesmos demonstraram ter consciência da importância destes recursos tecnológicos e valorizaram seu uso para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141390 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141390 |
identifier_str_mv |
000991635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/1/000991635.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/2/000991635.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141390/3/000991635.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e24dc511a9b9552910b1b9029c239cf0 1644a1f76e5e9ad25ebcdedbffb5b777 ff22dc14c7178216e6ccee597a2779a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174227427328 |