Situação de estudo "Ambiente e vida - o ser humano nesse contexto" na significação dos conteúdos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio, Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143609
Resumo: Inúmeras preocupações, quanto à problemática ambiental, são evidenciadas em diferentes meios de divulgação científica. Com o objetivo de promover debates, em sala de aula, sobre assuntos que ampliem a consciência ambiental articulada aos saberes específicos disciplinares constituiu-se um espaço coletivo para planejar, produzir e desenvolver a proposta de organização do currículo escolar denominada Situação de Estudo (SE ): Ambiente e vida – o ser humano nesse contexto. Esta concepção de ensino visa superar a forma tradicional de transmissão de conteúdos, por meio da reflexão sobre temáticas socialmente relevantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na modalidade de investigação-ação. Neste artigo, focalizam-se os sentidos atribuídos por estudantes de nível médio, sobre os resíduos sólidos produzidos pelas atividades humanas e, como suas ideias são ressignificadas para produzir novas compreensões sobre conteúdos escolares. As significações, obtidas por meio de um questionário semiestruturado, permitiram inferir que os alunos trazem de seu cotidiano, concepções ricas que podem ser potencializadas para produção de conhecimentos mais complexos. O diálogo problematizador, no sentido proposto por Freire (2004), e a mediação pelo outro, conforme Vigotski (2000) permitem a complexificação dos conteúdos escolares integrado com a realidade. Essa concepção de ensino exige a interlocução entre sujeitos de diferentes áreas do conhecimento promovendo, também, a formação permanente de professores.
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