Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223788 |
Resumo: | O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural. |
id |
UFRGS-2_077f9e04c8c8787807e7739eac85c6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223788 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boff, Eva Teresinha de OliveiraSoardi, Tatiele WalkerPansera-de-Araújo, Maria Cristina G.Del Pino, Jose Claudio2021-07-13T04:39:45Z20090103-6041http://hdl.handle.net/10183/223788000752907O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.This article focuses the production and development of the Study Situation (SS): Learning Cancer - A Path to Life. The SS breaks with the linear and hierarchical manner of subjects, from a real situation of daily life of students and allows the construction of scientific concepts with meaning for them. This work involves a group of teachers in initial and continued formation at a high school. The episodes shown here were obtained by recording, transcription and analysis of planning meetings and study and it shows how you can overcome the boundaries of disciplines in a process of ongoing teacher formation. The changes are based on freire (2004), Vygotsky (2000), Morin (2001), among other authors of historical culture reference.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187Formação docenteInterdisciplinaridadeStudy situationInterdisciplinaryCurriculumTeacher formationSituação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinaresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752907.pdf.txt000752907.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/2/000752907.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000752907.pdfTexto completoapplication/pdf7567318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/1/000752907.pdf303849c0c30e8a7ea6c01ce8526841d9MD5110183/2237882021-08-18 04:47:53.066368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223788Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:47:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
title |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
spellingShingle |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares Boff, Eva Teresinha de Oliveira Formação docente Interdisciplinaridade Study situation Interdisciplinary Curriculum Teacher formation |
title_short |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
title_full |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
title_fullStr |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
title_full_unstemmed |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
title_sort |
Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares |
author |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira |
author_facet |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira Soardi, Tatiele Walker Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G. Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Soardi, Tatiele Walker Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G. Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boff, Eva Teresinha de Oliveira Soardi, Tatiele Walker Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G. Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Interdisciplinaridade |
topic |
Formação docente Interdisciplinaridade Study situation Interdisciplinary Curriculum Teacher formation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Study situation Interdisciplinary Curriculum Teacher formation |
description |
O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223788 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752907 |
identifier_str_mv |
0103-6041 000752907 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/2/000752907.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/1/000752907.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 303849c0c30e8a7ea6c01ce8526841d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025314881536 |