Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Soardi, Tatiele Walker, Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G., Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223788
Resumo: O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.
id UFRGS-2_077f9e04c8c8787807e7739eac85c6e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223788
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boff, Eva Teresinha de OliveiraSoardi, Tatiele WalkerPansera-de-Araújo, Maria Cristina G.Del Pino, Jose Claudio2021-07-13T04:39:45Z20090103-6041http://hdl.handle.net/10183/223788000752907O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.This article focuses the production and development of the Study Situation (SS): Learning Cancer - A Path to Life. The SS breaks with the linear and hierarchical manner of subjects, from a real situation of daily life of students and allows the construction of scientific concepts with meaning for them. This work involves a group of teachers in initial and continued formation at a high school. The episodes shown here were obtained by recording, transcription and analysis of planning meetings and study and it shows how you can overcome the boundaries of disciplines in a process of ongoing teacher formation. The changes are based on freire (2004), Vygotsky (2000), Morin (2001), among other authors of historical culture reference.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187Formação docenteInterdisciplinaridadeStudy situationInterdisciplinaryCurriculumTeacher formationSituação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinaresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752907.pdf.txt000752907.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/2/000752907.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000752907.pdfTexto completoapplication/pdf7567318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/1/000752907.pdf303849c0c30e8a7ea6c01ce8526841d9MD5110183/2237882021-08-18 04:47:53.066368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223788Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:47:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
title Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
spellingShingle Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Formação docente
Interdisciplinaridade
Study situation
Interdisciplinary
Curriculum
Teacher formation
title_short Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
title_full Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
title_fullStr Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
title_full_unstemmed Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
title_sort Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
author Boff, Eva Teresinha de Oliveira
author_facet Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Soardi, Tatiele Walker
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Soardi, Tatiele Walker
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Soardi, Tatiele Walker
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Interdisciplinaridade
topic Formação docente
Interdisciplinaridade
Study situation
Interdisciplinary
Curriculum
Teacher formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Study situation
Interdisciplinary
Curriculum
Teacher formation
description O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223788
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752907
identifier_str_mv 0103-6041
000752907
url http://hdl.handle.net/10183/223788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/2/000752907.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223788/1/000752907.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
303849c0c30e8a7ea6c01ce8526841d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025314881536