Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pohren, Jennifer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165970
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretendeu conhecer a proposta de um Clube de Ciências do Campo, objetivando analisar os saberes docentes e discentes produzidos a partir deste, contribuindo para reflexões acerca da relevância da área de Ciências Naturais estar presente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos que orientam o estudo são os documentos: Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais - PCN (1997) e o Caderno 8, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (2015), paralelamente aos estudos de Mendes Sobrinho, Chassot, Mancuso, Paraná, Kindel, Armstrong e Barboza, Amaral, Robaina e Tardif. Para tal, os estudos perpassam uma reflexão histórica do ensino de Ciências Naturais, a conceituação de alfabetização científica e letramento científico, os saberes docentes, a relevância do ensino da área, bem como a caracterização de um Clube de Ciências. A pesquisa realizada no campo da Educação caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram desta cinco professoras e 46 alunos, de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita/RS. Foram realizadas três vivências (observações), aplicação de questionário com as professoras e alunos, uma análise documental a respeito do Clube de Ciências do Campo, juntamente a uma entrevista semiestruturada com as professoras, a fim de elaborar um arcabouço de materiais para posterior análise. Ao longo do processo da pesquisa, observaram-se elementos que endereçam a ideia de que o Clube de Ciências do Campo proporciona os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico, bem como a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo, envolvendo a Universidade, docentes, discentes e comunidade escolar, valorizando os saberes locais e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos.
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