Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165970 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso pretendeu conhecer a proposta de um Clube de Ciências do Campo, objetivando analisar os saberes docentes e discentes produzidos a partir deste, contribuindo para reflexões acerca da relevância da área de Ciências Naturais estar presente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos que orientam o estudo são os documentos: Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais - PCN (1997) e o Caderno 8, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (2015), paralelamente aos estudos de Mendes Sobrinho, Chassot, Mancuso, Paraná, Kindel, Armstrong e Barboza, Amaral, Robaina e Tardif. Para tal, os estudos perpassam uma reflexão histórica do ensino de Ciências Naturais, a conceituação de alfabetização científica e letramento científico, os saberes docentes, a relevância do ensino da área, bem como a caracterização de um Clube de Ciências. A pesquisa realizada no campo da Educação caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram desta cinco professoras e 46 alunos, de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita/RS. Foram realizadas três vivências (observações), aplicação de questionário com as professoras e alunos, uma análise documental a respeito do Clube de Ciências do Campo, juntamente a uma entrevista semiestruturada com as professoras, a fim de elaborar um arcabouço de materiais para posterior análise. Ao longo do processo da pesquisa, observaram-se elementos que endereçam a ideia de que o Clube de Ciências do Campo proporciona os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico, bem como a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo, envolvendo a Universidade, docentes, discentes e comunidade escolar, valorizando os saberes locais e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos. |
id |
UFRGS-2_1169d7f624dc92028cf59ff973c43ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165970 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pohren, JenniferRobaina, Jose Vicente Lima2017-08-30T02:35:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/165970001046242Este trabalho de conclusão de curso pretendeu conhecer a proposta de um Clube de Ciências do Campo, objetivando analisar os saberes docentes e discentes produzidos a partir deste, contribuindo para reflexões acerca da relevância da área de Ciências Naturais estar presente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos que orientam o estudo são os documentos: Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais - PCN (1997) e o Caderno 8, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (2015), paralelamente aos estudos de Mendes Sobrinho, Chassot, Mancuso, Paraná, Kindel, Armstrong e Barboza, Amaral, Robaina e Tardif. Para tal, os estudos perpassam uma reflexão histórica do ensino de Ciências Naturais, a conceituação de alfabetização científica e letramento científico, os saberes docentes, a relevância do ensino da área, bem como a caracterização de um Clube de Ciências. A pesquisa realizada no campo da Educação caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram desta cinco professoras e 46 alunos, de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita/RS. Foram realizadas três vivências (observações), aplicação de questionário com as professoras e alunos, uma análise documental a respeito do Clube de Ciências do Campo, juntamente a uma entrevista semiestruturada com as professoras, a fim de elaborar um arcabouço de materiais para posterior análise. Ao longo do processo da pesquisa, observaram-se elementos que endereçam a ideia de que o Clube de Ciências do Campo proporciona os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico, bem como a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo, envolvendo a Universidade, docentes, discentes e comunidade escolar, valorizando os saberes locais e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos.application/pdfporCiências naturaisEnsino fundamentalClube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046242.pdf001046242.pdfTexto completoapplication/pdf1270160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/1/001046242.pdfcc6214ad4fb57835d7a09e73f0decacdMD51TEXT001046242.pdf.txt001046242.pdf.txtExtracted Texttext/plain106108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/2/001046242.pdf.txt961f0339727e69508299d76750a31f39MD52THUMBNAIL001046242.pdf.jpg001046242.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/3/001046242.pdf.jpga477be9ed2843f01d1b88296c095db63MD5310183/1659702018-10-23 08:37:18.437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165970Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
title |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
spellingShingle |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo Pohren, Jennifer Ciências naturais Ensino fundamental |
title_short |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
title_full |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
title_fullStr |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
title_full_unstemmed |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
title_sort |
Clube de ciências do campo : constituindo saberes no fazer coletivo |
author |
Pohren, Jennifer |
author_facet |
Pohren, Jennifer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pohren, Jennifer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Robaina, Jose Vicente Lima |
contributor_str_mv |
Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências naturais Ensino fundamental |
topic |
Ciências naturais Ensino fundamental |
description |
Este trabalho de conclusão de curso pretendeu conhecer a proposta de um Clube de Ciências do Campo, objetivando analisar os saberes docentes e discentes produzidos a partir deste, contribuindo para reflexões acerca da relevância da área de Ciências Naturais estar presente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos que orientam o estudo são os documentos: Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais - PCN (1997) e o Caderno 8, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (2015), paralelamente aos estudos de Mendes Sobrinho, Chassot, Mancuso, Paraná, Kindel, Armstrong e Barboza, Amaral, Robaina e Tardif. Para tal, os estudos perpassam uma reflexão histórica do ensino de Ciências Naturais, a conceituação de alfabetização científica e letramento científico, os saberes docentes, a relevância do ensino da área, bem como a caracterização de um Clube de Ciências. A pesquisa realizada no campo da Educação caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram desta cinco professoras e 46 alunos, de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita/RS. Foram realizadas três vivências (observações), aplicação de questionário com as professoras e alunos, uma análise documental a respeito do Clube de Ciências do Campo, juntamente a uma entrevista semiestruturada com as professoras, a fim de elaborar um arcabouço de materiais para posterior análise. Ao longo do processo da pesquisa, observaram-se elementos que endereçam a ideia de que o Clube de Ciências do Campo proporciona os elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico, bem como a descentralização da figura do professor, através de um trabalho coletivo, envolvendo a Universidade, docentes, discentes e comunidade escolar, valorizando os saberes locais e propiciando uma melhora na qualidade de vida dos educandos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:35:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165970 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046242 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165970 |
identifier_str_mv |
001046242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/1/001046242.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/2/001046242.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165970/3/001046242.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc6214ad4fb57835d7a09e73f0decacd 961f0339727e69508299d76750a31f39 a477be9ed2843f01d1b88296c095db63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224535978016768 |