Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Fabiana Maraschin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242020
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).
id UFRGS-2_117ea94d14f8b819f94f5591f4aa7953
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242020
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein, Fabiana MaraschinSimões, Luciene Juliano2022-07-07T04:58:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/242020001143271O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).This paper aims at proposing an interdisciplinary school project that connects Portuguese language learning with sustainability and the environment. This proposal unites the objectives of developing reading, authorship and problem solving with the aims of a more effective Environmental Education, which addresses ecological problems in its human, cultural and linguistic dimensions. To achieve this, a bibliographic review on the construction of interdisciplinarity is presented and, from that, the contemporary pedagogical perspectives on Portuguese and Science are dealt in accordance towards the same learning horizon. The project - Behind the supermarket: our consumption and the world, proposes an investigative path on the products used by the students in their daily lives and the sustainability of it. Presented in Student’s book and Teacher’s book, the project stimulates reading and authorship competences through informative texts and supporting genres such as supermarket flyers and advertisements, besides proposing ecological action in the school community. The theoretical background of this study includes Bertrand (1997), Simões (2012) and Kindel (2012), besides being supported by the perspectives of authors such as Paulo Freire and Hilton Japiassu, and by the educational models presented by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).application/pdfporEnsino de língua portuguesaInterdisciplinaridadeMaterial didáticoEducação ambientalPortuguese language teachingEnvironmental educationInterdisciplinarityDidactic materialTeaching for lifePor trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143271.pdf.txt001143271.pdf.txtExtracted Texttext/plain161232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/2/001143271.pdf.txt255c161f9e7572182a4e81364f48a59cMD52ORIGINAL001143271.pdfTexto completoapplication/pdf6770126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/1/001143271.pdf7805bc4e86916fa46d139c2a226c9375MD5110183/2420202022-08-06 04:55:54.670639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
title Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
spellingShingle Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
Klein, Fabiana Maraschin
Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
Material didático
Educação ambiental
Portuguese language teaching
Environmental education
Interdisciplinarity
Didactic material
Teaching for life
title_short Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
title_full Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
title_fullStr Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
title_full_unstemmed Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
title_sort Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
author Klein, Fabiana Maraschin
author_facet Klein, Fabiana Maraschin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Fabiana Maraschin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
Material didático
Educação ambiental
topic Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
Material didático
Educação ambiental
Portuguese language teaching
Environmental education
Interdisciplinarity
Didactic material
Teaching for life
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese language teaching
Environmental education
Interdisciplinarity
Didactic material
Teaching for life
description O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T04:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242020
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143271
url http://hdl.handle.net/10183/242020
identifier_str_mv 001143271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/2/001143271.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/1/001143271.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 255c161f9e7572182a4e81364f48a59c
7805bc4e86916fa46d139c2a226c9375
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447314998755328