Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242020 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). |
id |
UFRGS-2_117ea94d14f8b819f94f5591f4aa7953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242020 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klein, Fabiana MaraschinSimões, Luciene Juliano2022-07-07T04:58:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/242020001143271O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).This paper aims at proposing an interdisciplinary school project that connects Portuguese language learning with sustainability and the environment. This proposal unites the objectives of developing reading, authorship and problem solving with the aims of a more effective Environmental Education, which addresses ecological problems in its human, cultural and linguistic dimensions. To achieve this, a bibliographic review on the construction of interdisciplinarity is presented and, from that, the contemporary pedagogical perspectives on Portuguese and Science are dealt in accordance towards the same learning horizon. The project - Behind the supermarket: our consumption and the world, proposes an investigative path on the products used by the students in their daily lives and the sustainability of it. Presented in Student’s book and Teacher’s book, the project stimulates reading and authorship competences through informative texts and supporting genres such as supermarket flyers and advertisements, besides proposing ecological action in the school community. The theoretical background of this study includes Bertrand (1997), Simões (2012) and Kindel (2012), besides being supported by the perspectives of authors such as Paulo Freire and Hilton Japiassu, and by the educational models presented by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009).application/pdfporEnsino de língua portuguesaInterdisciplinaridadeMaterial didáticoEducação ambientalPortuguese language teachingEnvironmental educationInterdisciplinarityDidactic materialTeaching for lifePor trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143271.pdf.txt001143271.pdf.txtExtracted Texttext/plain161232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/2/001143271.pdf.txt255c161f9e7572182a4e81364f48a59cMD52ORIGINAL001143271.pdfTexto completoapplication/pdf6770126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/1/001143271.pdf7805bc4e86916fa46d139c2a226c9375MD5110183/2420202022-08-06 04:55:54.670639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
title |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
spellingShingle |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental Klein, Fabiana Maraschin Ensino de língua portuguesa Interdisciplinaridade Material didático Educação ambiental Portuguese language teaching Environmental education Interdisciplinarity Didactic material Teaching for life |
title_short |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
title_full |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
title_fullStr |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
title_sort |
Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental |
author |
Klein, Fabiana Maraschin |
author_facet |
Klein, Fabiana Maraschin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Fabiana Maraschin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
contributor_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Interdisciplinaridade Material didático Educação ambiental |
topic |
Ensino de língua portuguesa Interdisciplinaridade Material didático Educação ambiental Portuguese language teaching Environmental education Interdisciplinarity Didactic material Teaching for life |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portuguese language teaching Environmental education Interdisciplinarity Didactic material Teaching for life |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T04:58:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242020 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143271 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242020 |
identifier_str_mv |
001143271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/2/001143271.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242020/1/001143271.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
255c161f9e7572182a4e81364f48a59c 7805bc4e86916fa46d139c2a226c9375 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447314998755328 |