O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Caroline Siervo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197036
Resumo: A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg.
id UFRGS-2_11b47c88b1c050166419445a075943cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197036
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Caroline SiervoJantsch, Anelise2019-07-18T02:38:37Z2019http://hdl.handle.net/10183/197036001097438A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg.The present research refers to programming logic teaching using the learning too VisuAlg. It includes an investigation carried out during five meetings totaling 20 hours per class with a group of 15 students of Technical Education in Computer Science of a public school in the municipality of Guaíba. The research process has a qualitative nature and is outlined as a study case, and it had as general objective to understand the use of practical activities with learning tool VisuAlg can contribute with teaching / learning process of students. Understanding of pseudocode or metalanguage concepts for construction and implementation of algorithms, based on pre-established techniques and methodologies for solution of situations / problems. The accompaniment during the teaching / learning process of programming logic using VisuAlg learning tool allowed to make approximations between concepts worked in logic of programming during traditional teaching / learning theorized without use of computers and practical, based teaching in the theory of meaningful learning, emphasizing the interaction with computer, exposing students to computer programming practices, it was still possible to verify some observable behaviors that refer to the evolution of learning in the teaching of programming logic. Analyzing these behaviors, indicators were constructed, either: new accepting, active participation, knowledge reconstruction, flexibility, communication, less dispersion in classroom work, and improving of interpretation of commands for pseudo-codes construction. From these indicators it was possible to verify that students, in their totality, reached proposed objectives of the curricular component, presenting, at the end of study module, their algorithms being executed and tested on learning tool VisuAlg.application/pdfporProgramaçãoFerramentas virtuais : EnsinoAlgorítmoEnsinoProgramming logicAlgorithmsVisuAlgO ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097438.pdf.txt001097438.pdf.txtExtracted Texttext/plain85496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/2/001097438.pdf.txtdeb2d07992d07c052c202e4f8cb66ac7MD52ORIGINAL001097438.pdfTexto completoapplication/pdf1424365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/1/001097438.pdfae47caa97bc18bbfdf292eda9990fd2eMD5110183/1970362019-07-19 02:36:10.287898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:36:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
title O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
spellingShingle O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
Pinto, Caroline Siervo
Programação
Ferramentas virtuais : Ensino
Algorítmo
Ensino
Programming logic
Algorithms
VisuAlg
title_short O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
title_full O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
title_fullStr O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
title_full_unstemmed O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
title_sort O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
author Pinto, Caroline Siervo
author_facet Pinto, Caroline Siervo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Caroline Siervo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jantsch, Anelise
contributor_str_mv Jantsch, Anelise
dc.subject.por.fl_str_mv Programação
Ferramentas virtuais : Ensino
Algorítmo
Ensino
topic Programação
Ferramentas virtuais : Ensino
Algorítmo
Ensino
Programming logic
Algorithms
VisuAlg
dc.subject.eng.fl_str_mv Programming logic
Algorithms
VisuAlg
description A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:38:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097438
url http://hdl.handle.net/10183/197036
identifier_str_mv 001097438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/2/001097438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/1/001097438.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv deb2d07992d07c052c202e4f8cb66ac7
ae47caa97bc18bbfdf292eda9990fd2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447244866846720