O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197036 |
Resumo: | A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg. |
id |
UFRGS-2_11b47c88b1c050166419445a075943cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197036 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Caroline SiervoJantsch, Anelise2019-07-18T02:38:37Z2019http://hdl.handle.net/10183/197036001097438A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg.The present research refers to programming logic teaching using the learning too VisuAlg. It includes an investigation carried out during five meetings totaling 20 hours per class with a group of 15 students of Technical Education in Computer Science of a public school in the municipality of Guaíba. The research process has a qualitative nature and is outlined as a study case, and it had as general objective to understand the use of practical activities with learning tool VisuAlg can contribute with teaching / learning process of students. Understanding of pseudocode or metalanguage concepts for construction and implementation of algorithms, based on pre-established techniques and methodologies for solution of situations / problems. The accompaniment during the teaching / learning process of programming logic using VisuAlg learning tool allowed to make approximations between concepts worked in logic of programming during traditional teaching / learning theorized without use of computers and practical, based teaching in the theory of meaningful learning, emphasizing the interaction with computer, exposing students to computer programming practices, it was still possible to verify some observable behaviors that refer to the evolution of learning in the teaching of programming logic. Analyzing these behaviors, indicators were constructed, either: new accepting, active participation, knowledge reconstruction, flexibility, communication, less dispersion in classroom work, and improving of interpretation of commands for pseudo-codes construction. From these indicators it was possible to verify that students, in their totality, reached proposed objectives of the curricular component, presenting, at the end of study module, their algorithms being executed and tested on learning tool VisuAlg.application/pdfporProgramaçãoFerramentas virtuais : EnsinoAlgorítmoEnsinoProgramming logicAlgorithmsVisuAlgO ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097438.pdf.txt001097438.pdf.txtExtracted Texttext/plain85496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/2/001097438.pdf.txtdeb2d07992d07c052c202e4f8cb66ac7MD52ORIGINAL001097438.pdfTexto completoapplication/pdf1424365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/1/001097438.pdfae47caa97bc18bbfdf292eda9990fd2eMD5110183/1970362019-07-19 02:36:10.287898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:36:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
title |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
spellingShingle |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg Pinto, Caroline Siervo Programação Ferramentas virtuais : Ensino Algorítmo Ensino Programming logic Algorithms VisuAlg |
title_short |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
title_full |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
title_fullStr |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
title_full_unstemmed |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
title_sort |
O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg |
author |
Pinto, Caroline Siervo |
author_facet |
Pinto, Caroline Siervo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Caroline Siervo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jantsch, Anelise |
contributor_str_mv |
Jantsch, Anelise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação Ferramentas virtuais : Ensino Algorítmo Ensino |
topic |
Programação Ferramentas virtuais : Ensino Algorítmo Ensino Programming logic Algorithms VisuAlg |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Programming logic Algorithms VisuAlg |
description |
A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de 15 alunos do Ensino Técnico em Informática de uma escola pública do município de Guaíba. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender como a utilização de atividades práticas com a ferramenta de aprendizagem VisuAlg pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do educando. Na compreensão dos conceitos do pseudocódigo ou metalinguagem para a construção e implementação de algoritmos, baseado em técnicas e metodologias pré-estabelecidas para a solução de situações/problemas. O acompanhamento durante o processo de ensino/aprendizado da lógica de programação com a utilização da ferramenta de aprendizagem VisuAlg permitiu fazer aproximações entre os conceitos trabalhados na lógica de programação durante o ensino/aprendizagem tradicional teorizado sem a utilização de computadores e o ensino prático, baseado na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando a interação com o computador, expondo os educandos mais cedo as práticas de programação de computadores, ainda foi possível verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da lógica de programação. Analisando esses comportamentos foram construídos indicadores, sejam eles: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade, comunicação, menor dispersão no trabalho em sala de aula e a melhoria na interpretação de comandos para a construção de pseudocódigos. A partir destes indicadores foi possível verificar que os educandos, em sua totalidade, atingiram os objetivos propostos do componente curricular, apresentando, no final do módulo de estudo, os seus algoritmos sendo executados e testados na ferramenta de aprendizagem VisuAlg. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T02:38:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197036 |
identifier_str_mv |
001097438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/2/001097438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197036/1/001097438.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deb2d07992d07c052c202e4f8cb66ac7 ae47caa97bc18bbfdf292eda9990fd2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447244866846720 |