ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIANO FERREIRA DE LIMA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706
Resumo: In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software.
id UFMS_57504eed0826bc18fc216e86755858c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/3706
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2021-05-21T17:23:46Z2021-09-30T19:56:08Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software.Neste trabalho apresentaremos uma nova abordagem no ensino da lógica matemática, que faz uso de tabelas verdade, álgebra booleana e desafios de verdade ou mentira, além de diversos exemplos de aplicações com o objetivo de desenvolver algumas das habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é fornecer uma material de apoio aos professores que ministram aulas no ensino fundamental II e ensino médio disponibilizando um capı́tulo com atividades para cada etapa do ensino, que varia do 6º até 3º do ensino médio, através do uso de algoritmos executados no software VisuAlg.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsino de lógica, Programação, Circuito lógicoABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAllan Edley Ramos de AndradeJULIANO FERREIRA DE LIMAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.jpgABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/3/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.jpg34f0d2f09b371536e785e2cedb029e33MD53TEXTABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.txtABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.txtExtracted texttext/plain90152https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/2/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.txt8a73968ae52b07a07acc9763af684796MD52ORIGINALABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdfABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdfapplication/pdf2094486https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/1/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf25557bebbfd0963aad3b02e64c98fee2MD51123456789/37062021-09-30 15:56:08.182oai:repositorio.ufms.br:123456789/3706Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:08Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
title ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
spellingShingle ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
JULIANO FERREIRA DE LIMA
Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico
title_short ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
title_full ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
title_fullStr ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
title_full_unstemmed ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
title_sort ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
author JULIANO FERREIRA DE LIMA
author_facet JULIANO FERREIRA DE LIMA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allan Edley Ramos de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIANO FERREIRA DE LIMA
contributor_str_mv Allan Edley Ramos de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico
topic Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico
description In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T17:23:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:56:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/3/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/2/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/1/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 34f0d2f09b371536e785e2cedb029e33
8a73968ae52b07a07acc9763af684796
25557bebbfd0963aad3b02e64c98fee2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1801678541274742784