Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tamara Nunes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133872
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.
id UFRGS-2_11b556080822e208e5be467b51d99157
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tamara Nunes daOliveira, Josi Rosa de2016-03-16T02:06:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/133872000982390O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.This paper presents a field study conducted in the North Coast region of Rio Grande do Sul State facing the knowledge of computer use in the deaf child's educational process , as well as understand the education of the deaf in a state school with special class for the deaf. To obtain data used -If field research , questionnaires , and relevant to the subject bibliographies . Using these research tools , we observed a bit of school life , but also the culture of deaf children observed , thus enabling an analysis that results in a reflection on how schools include computer for deaf education and respect and encourage sign language . It is also noticed how they see parents teaching offered to the child and what changes they can have in this college and curriculum geared toward deaf in this work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)SurdoCriançaComputadorDeafDeaf cultureComputerConsiderações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surdaConsiderations on the computer as deaf child teaching tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982390.pdf000982390.pdfTexto completoapplication/pdf556763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/1/000982390.pdfa17d2c867eaa1c57eb5025c604e9560eMD51TEXT000982390.pdf.txt000982390.pdf.txtExtracted Texttext/plain81056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/2/000982390.pdf.txt4a1732e9d9d8bda772f9cf1a7d435892MD52THUMBNAIL000982390.pdf.jpg000982390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/3/000982390.pdf.jpge64b6b67713c3baa0bb398d1719b7ba3MD5310183/1338722018-10-26 10:21:31.171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Considerations on the computer as deaf child teaching tool
title Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
spellingShingle Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
Silva, Tamara Nunes da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Surdo
Criança
Computador
Deaf
Deaf culture
Computer
title_short Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
title_full Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
title_fullStr Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
title_full_unstemmed Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
title_sort Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
author Silva, Tamara Nunes da
author_facet Silva, Tamara Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tamara Nunes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
contributor_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Surdo
Criança
Computador
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Surdo
Criança
Computador
Deaf
Deaf culture
Computer
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf
Deaf culture
Computer
description O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133872
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982390
url http://hdl.handle.net/10183/133872
identifier_str_mv 000982390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/1/000982390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/2/000982390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/3/000982390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a17d2c867eaa1c57eb5025c604e9560e
4a1732e9d9d8bda772f9cf1a7d435892
e64b6b67713c3baa0bb398d1719b7ba3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163979694080