Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133872 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho. |
id |
UFRGS-2_11b556080822e208e5be467b51d99157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133872 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tamara Nunes daOliveira, Josi Rosa de2016-03-16T02:06:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/133872000982390O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.This paper presents a field study conducted in the North Coast region of Rio Grande do Sul State facing the knowledge of computer use in the deaf child's educational process , as well as understand the education of the deaf in a state school with special class for the deaf. To obtain data used -If field research , questionnaires , and relevant to the subject bibliographies . Using these research tools , we observed a bit of school life , but also the culture of deaf children observed , thus enabling an analysis that results in a reflection on how schools include computer for deaf education and respect and encourage sign language . It is also noticed how they see parents teaching offered to the child and what changes they can have in this college and curriculum geared toward deaf in this work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)SurdoCriançaComputadorDeafDeaf cultureComputerConsiderações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surdaConsiderations on the computer as deaf child teaching tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982390.pdf000982390.pdfTexto completoapplication/pdf556763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/1/000982390.pdfa17d2c867eaa1c57eb5025c604e9560eMD51TEXT000982390.pdf.txt000982390.pdf.txtExtracted Texttext/plain81056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/2/000982390.pdf.txt4a1732e9d9d8bda772f9cf1a7d435892MD52THUMBNAIL000982390.pdf.jpg000982390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/3/000982390.pdf.jpge64b6b67713c3baa0bb398d1719b7ba3MD5310183/1338722018-10-26 10:21:31.171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Considerations on the computer as deaf child teaching tool |
title |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
spellingShingle |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda Silva, Tamara Nunes da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Surdo Criança Computador Deaf Deaf culture Computer |
title_short |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
title_full |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
title_fullStr |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
title_sort |
Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda |
author |
Silva, Tamara Nunes da |
author_facet |
Silva, Tamara Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tamara Nunes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Josi Rosa de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Josi Rosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Surdo Criança Computador |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Surdo Criança Computador Deaf Deaf culture Computer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf Deaf culture Computer |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133872 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133872 |
identifier_str_mv |
000982390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/1/000982390.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/2/000982390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133872/3/000982390.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a17d2c867eaa1c57eb5025c604e9560e 4a1732e9d9d8bda772f9cf1a7d435892 e64b6b67713c3baa0bb398d1719b7ba3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163979694080 |