Desenvolvimento de bancada para simulação em escala de choque de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Mateus Spellmeier
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148045
Resumo: O presente trabalho envolveu a construção de uma bancada de experimentos para colisão de veículos, em escala de 1:10, visando criar uma ferramenta adequada em estudos de segurança veicular. Para tanto, construiu-se sobre uma tábua de madeira de compensado, de 1,61 m², um sistema que acelera um veículo de 1040 g de massa até uma velocidade de 6,4 km/h e libera-o para colidir contra uma barreira estática. Uma análise cinemática e dinâmica do fenômeno foi então realizada, medindo-se a desaceleração, a deformação, duração do impacto e a posição final do veículo após a colisão. Os resultados encontrados foram compatíveis com os de experimentos em escala real 1:1, demostrando variação de 14% no pico de aceleração, 7,6% na deformação máxima, 6,7% na duração do impacto e 6,9% na posição final do veículo. Estes valores mostram que o modelo construído obedece às semelhanças físicas entre os fenômenos reais e em escala, pois a variação foi considerada pequena frente às dificuldades de se projetar um veículo idêntico, em proporção, ao real.
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