Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Hélgio Henrique Casses
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143474
Resumo: O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, uma perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC 370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar e expansão do sistema público federal e apostar na qualidade do sistema privado.
id UFRGS-2_12939787d96fdfdd9cea73d160bddd57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trindade, Hélgio Henrique Casses2016-07-12T02:15:52Z19971414-4077http://hdl.handle.net/10183/143474000227957O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, uma perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC 370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar e expansão do sistema público federal e apostar na qualidade do sistema privado.the paper analyses the major paradoxes of Brazilian higher education from an international perspective. It addresses the political and academic issues wich undergird the government's proposal of a constitucional amendment (PEC 370) aimed at granting full autonomy to its federal universities. The central argument is that what is at stake is not only autonomy but also the imagined new relations between the State and its universities, especially with regard to financial support. Within this new context the government has defined its two pronged strategy for higher education as a whole: (1) freeze de public federal system by gradually reducing its financial support and (2) hope that the private for-profit educational institutions will improve their academic performance.application/pdfporAvaliação : revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, SP. Vol. 2, n. 4 (dez. 1997), p. 49-55Custos : Economia da educação : Ensino superior : BrasilStateAutonomyFinancial supportPublic universitiesPrivate universitiesUm retrato da educação superior frente a estratégia do governoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000227957.pdf000227957.pdfTexto completoapplication/pdf1412165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/1/000227957.pdfbc7b20a6f65d83c78c7881a174dde55bMD51TEXT000227957.pdf.txt000227957.pdf.txtExtracted Texttext/plain7http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/2/000227957.pdf.txt5101a2b9a5a9c1e3a666f7141b76b713MD52THUMBNAIL000227957.pdf.jpg000227957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/3/000227957.pdf.jpg576ad493b60d989dfd5c8fe124b40dbeMD5310183/1434742018-10-26 10:15:48.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:15:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
title Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
spellingShingle Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
Trindade, Hélgio Henrique Casses
Custos : Economia da educação : Ensino superior : Brasil
State
Autonomy
Financial support
Public universities
Private universities
title_short Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
title_full Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
title_fullStr Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
title_full_unstemmed Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
title_sort Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
author Trindade, Hélgio Henrique Casses
author_facet Trindade, Hélgio Henrique Casses
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Hélgio Henrique Casses
dc.subject.por.fl_str_mv Custos : Economia da educação : Ensino superior : Brasil
topic Custos : Economia da educação : Ensino superior : Brasil
State
Autonomy
Financial support
Public universities
Private universities
dc.subject.eng.fl_str_mv State
Autonomy
Financial support
Public universities
Private universities
description O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, uma perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC 370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar e expansão do sistema público federal e apostar na qualidade do sistema privado.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-12T02:15:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143474
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000227957
identifier_str_mv 1414-4077
000227957
url http://hdl.handle.net/10183/143474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, SP. Vol. 2, n. 4 (dez. 1997), p. 49-55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/1/000227957.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/2/000227957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143474/3/000227957.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc7b20a6f65d83c78c7881a174dde55b
5101a2b9a5a9c1e3a666f7141b76b713
576ad493b60d989dfd5c8fe124b40dbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447617858961408