Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3498 |
Resumo: | O artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade. |
id |
RCAP_89cb84dc019ba987b6998d124d4b04cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da ParaíbaEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORUNIVERSIDADESBRASILEDUCATIONHIGHER EDUCATIONUNIVERSITIESBRAZILO artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade.The article discusses the question of the democratization of access to higher education in the context of the global crisis and of the situation of indefinitions, with special reference to Brazil. On the basis of analytical arguments, empirical data and the Brazilian Programme for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI), it questions if the recent expansion of Brazilian higher education has managed to modify the elitist nature of this level of education, paying specific attention to the case of the Federal University of Paraiba. It considers that in a contradictory way those actions directed at including a greater number of people in higher education can strengthen both the democratic ideals and the processes of economic and social growth and development in Brazil, making possible the construction of new historical reports and transforming the educational institution and society.Edições Universitárias Lusófonas2013-05-31T19:40:23Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3498por1646-401XPrestes, Emília Maria da TrindadeJezine, EdineideScocuglia, Afonso Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T01:31:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:31.711078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
title |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
spellingShingle |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba Prestes, Emília Maria da Trindade EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES BRASIL EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES BRAZIL |
title_short |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
title_full |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
title_fullStr |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
title_full_unstemmed |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
title_sort |
Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba |
author |
Prestes, Emília Maria da Trindade |
author_facet |
Prestes, Emília Maria da Trindade Jezine, Edineide Scocuglia, Afonso Celso |
author_role |
author |
author2 |
Jezine, Edineide Scocuglia, Afonso Celso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Emília Maria da Trindade Jezine, Edineide Scocuglia, Afonso Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES BRASIL EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADES BRASIL EDUCATION HIGHER EDUCATION UNIVERSITIES BRAZIL |
description |
O artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-31T19:40:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3498 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136326226804736 |