A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Natacha Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163264
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado.
id UFRGS-2_1299aa65bf6a61b49f62bc20f6eb039a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163264
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Natacha BarrosMilano, Luiza Ely2017-06-22T02:41:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/163264001023997Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado.This paper aims to show that the general play activities are clinical elements, forming a technical working in the area speech. The study has a qualitative methodology, conducted from gathering bibliographic data and theoretical-reflective. It was found that play activities are clinical elements that influence the way that the care will be provided, the way that the clinical therapist will think, the way that he will perceive the child performance in language, the way that he will interact with the patient, the development of his position as a speech therapist, at his vocational training as a therapist. By this way, this study intent to make many reflections about the fact that play activities are a creative way to provide an unique and humanized treatment.application/pdfporFonoterapiaCriançaBrinquedoClinicalLanguagePlay activitiesSpeech therapyTo playA função do brincar na fonoterapia de linguagem com criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2012Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023997.pdf001023997.pdfTexto completoapplication/pdf479354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/1/001023997.pdf1b019c182252aed0a60369d8aa5fc38eMD51TEXT001023997.pdf.txt001023997.pdf.txtExtracted Texttext/plain118400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/2/001023997.pdf.txtc0674cf3ba4ddc218d3f3573fb3228acMD52THUMBNAIL001023997.pdf.jpg001023997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/3/001023997.pdf.jpgd2640137016704a6ad86f372ffe4a25eMD5310183/1632642018-10-08 08:19:47.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:19:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
title A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
spellingShingle A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
Siqueira, Natacha Barros
Fonoterapia
Criança
Brinquedo
Clinical
Language
Play activities
Speech therapy
To play
title_short A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
title_full A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
title_fullStr A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
title_full_unstemmed A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
title_sort A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
author Siqueira, Natacha Barros
author_facet Siqueira, Natacha Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Natacha Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milano, Luiza Ely
contributor_str_mv Milano, Luiza Ely
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoterapia
Criança
Brinquedo
topic Fonoterapia
Criança
Brinquedo
Clinical
Language
Play activities
Speech therapy
To play
dc.subject.eng.fl_str_mv Clinical
Language
Play activities
Speech therapy
To play
description Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T02:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023997
url http://hdl.handle.net/10183/163264
identifier_str_mv 001023997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/1/001023997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/2/001023997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/3/001023997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b019c182252aed0a60369d8aa5fc38e
c0674cf3ba4ddc218d3f3573fb3228ac
d2640137016704a6ad86f372ffe4a25e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447199851479040