A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163264 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado. |
id |
UFRGS-2_1299aa65bf6a61b49f62bc20f6eb039a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163264 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, Natacha BarrosMilano, Luiza Ely2017-06-22T02:41:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/163264001023997Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado.This paper aims to show that the general play activities are clinical elements, forming a technical working in the area speech. The study has a qualitative methodology, conducted from gathering bibliographic data and theoretical-reflective. It was found that play activities are clinical elements that influence the way that the care will be provided, the way that the clinical therapist will think, the way that he will perceive the child performance in language, the way that he will interact with the patient, the development of his position as a speech therapist, at his vocational training as a therapist. By this way, this study intent to make many reflections about the fact that play activities are a creative way to provide an unique and humanized treatment.application/pdfporFonoterapiaCriançaBrinquedoClinicalLanguagePlay activitiesSpeech therapyTo playA função do brincar na fonoterapia de linguagem com criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2012Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023997.pdf001023997.pdfTexto completoapplication/pdf479354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/1/001023997.pdf1b019c182252aed0a60369d8aa5fc38eMD51TEXT001023997.pdf.txt001023997.pdf.txtExtracted Texttext/plain118400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/2/001023997.pdf.txtc0674cf3ba4ddc218d3f3573fb3228acMD52THUMBNAIL001023997.pdf.jpg001023997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/3/001023997.pdf.jpgd2640137016704a6ad86f372ffe4a25eMD5310183/1632642018-10-08 08:19:47.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:19:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
title |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
spellingShingle |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças Siqueira, Natacha Barros Fonoterapia Criança Brinquedo Clinical Language Play activities Speech therapy To play |
title_short |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
title_full |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
title_fullStr |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
title_full_unstemmed |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
title_sort |
A função do brincar na fonoterapia de linguagem com crianças |
author |
Siqueira, Natacha Barros |
author_facet |
Siqueira, Natacha Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Natacha Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
contributor_str_mv |
Milano, Luiza Ely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoterapia Criança Brinquedo |
topic |
Fonoterapia Criança Brinquedo Clinical Language Play activities Speech therapy To play |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Clinical Language Play activities Speech therapy To play |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que as atividades lúdicas são elementos clínicos, constituintes de uma técnica de trabalho no campo fonoaudiológico. O estudo tem uma metodologia qualitativa, realizado a partir de coleta de dados bibliográficos e reflexão teórico-conceitual. Constatou-se que as atividades lúdicas são elementos clínicos, que influenciam na forma como o atendimento será prestado, na forma do terapeuta pensar a clínica, no modo que ele concebe a criança na linguagem, na forma de ele interagir com o paciente, no desenvolvimento do seu posicionamento como fonoaudiólogo, na sua formação como terapeuta. Ou seja, o presente trabalho busca construir um percurso de reflexões sobre o fato de as atividades lúdicas serem uma forma criativa de se prestar um atendimento singular e humanizado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-22T02:41:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163264 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001023997 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163264 |
identifier_str_mv |
001023997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/1/001023997.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/2/001023997.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163264/3/001023997.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b019c182252aed0a60369d8aa5fc38e c0674cf3ba4ddc218d3f3573fb3228ac d2640137016704a6ad86f372ffe4a25e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447199851479040 |