A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esswein, Luciane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189892
Resumo: A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis e conscientes. Neste sentido, foi escolhido a temática “Agricultura”, que além de ser um tema de relevância social, também aproxima o estudante da sua realidade, tendo em vista que a cidade onde a Escola se localiza tem como umas das principais atividades econômicas a agricultura. O objetivo dessa pesquisa é averiguar a construção do conhecimento de conceitos científicos, por parte de estudantes do ensino médio, que emergirão através da abordagem da temática "A Química da Agricultura" sob uma perspectiva CTS. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 55 estudantes de três turmas de 1ª série do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual de ensino regular, na cidade de Triunfo-RS. Foi realizada uma sequência didática contendo 10 encontros, nos quais foram trabalhados os conteúdos relacionados à temática. Os dados foram coletados através dos seguintes procedimentos: 1) Questionário inicial; 2) Entrega de exercícios; 3) Relatório de atividade prática; 4) Produção de resenha; 5) Atividade avaliativa; 6) Questionário final e 7) produção de texto. A análise foi conduzida a partir dos pressupostos de Análise de Conteúdo. Apesar das dificuldades que os estudantes apresentaram, bem como da falta de profundidade da maioria das respostas, verificou-se que houve uma evolução conceitual dos estudantes, que em sua maioria desenvolveu conhecimentos sobre a temática e pôde relaciona-la com tópicos da química, desenvolvendo habilidades e valores almejados pela presente abordagem. Conclui-se dessa forma que a abordagem proposta pode facilitar o aprendizado e propiciar o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conteúdos de química e a alguns valores de coletividade, como a solidariedade, compromisso social e reciprocidade.
id UFRGS-2_132a23bf8c064a8d591cf72c6c46a070
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Esswein, LucianePazinato, Maurícius Selvero2019-04-02T04:10:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/189892001089963A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis e conscientes. Neste sentido, foi escolhido a temática “Agricultura”, que além de ser um tema de relevância social, também aproxima o estudante da sua realidade, tendo em vista que a cidade onde a Escola se localiza tem como umas das principais atividades econômicas a agricultura. O objetivo dessa pesquisa é averiguar a construção do conhecimento de conceitos científicos, por parte de estudantes do ensino médio, que emergirão através da abordagem da temática "A Química da Agricultura" sob uma perspectiva CTS. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 55 estudantes de três turmas de 1ª série do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual de ensino regular, na cidade de Triunfo-RS. Foi realizada uma sequência didática contendo 10 encontros, nos quais foram trabalhados os conteúdos relacionados à temática. Os dados foram coletados através dos seguintes procedimentos: 1) Questionário inicial; 2) Entrega de exercícios; 3) Relatório de atividade prática; 4) Produção de resenha; 5) Atividade avaliativa; 6) Questionário final e 7) produção de texto. A análise foi conduzida a partir dos pressupostos de Análise de Conteúdo. Apesar das dificuldades que os estudantes apresentaram, bem como da falta de profundidade da maioria das respostas, verificou-se que houve uma evolução conceitual dos estudantes, que em sua maioria desenvolveu conhecimentos sobre a temática e pôde relaciona-la com tópicos da química, desenvolvendo habilidades e valores almejados pela presente abordagem. Conclui-se dessa forma que a abordagem proposta pode facilitar o aprendizado e propiciar o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conteúdos de química e a alguns valores de coletividade, como a solidariedade, compromisso social e reciprocidade.The approaches focused on STS aims to develop citizes’ Science and technology literacy, allowing the construction of values and skills needed for conscious and responsible decisions. Therefore, the issue “Agriculture” was choosen because it presentes social relevance and brings the reality to student since their school is located in Triunfo-RS county, which has agriculture as one of its main economic activity. Thus, the aim of this work is to investigate the construction of chemical concepts’ knowledge by high school students about theme “The Chemistry of Agriculture” under STS perspective. The presente research has a qualitattive character and was performed with 55 students of high school first year from a public school located in Triunfo-RS. A pedagogical sequence was applied for 10 classes, which were based on thematic topics. Data were collected through different procedures: 1) Initial questionaire; 2) Exercises delivering; 3) Reports os practical activities; 4) Review production; 5) Test; 6) Final questionaire; 7) Text production. Analysis were conducted by assumptions of Content Analysis. In spite of the presented dificulties, as well as lacking of depth regarding the answers, it was observed a conceptual evolution by the students, who acquired thematic knowledges and could do relations with Chemistry contentes, developing the wanted skills and values. It was concluded that this approach can facilitate the students’ learning and propitiate the development of skills related to Chemistry contentes and to some collective values, such as solidarity, social commitment and reciprocity.application/pdfporAgriculturaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Ensino de quimicaAgricultureChemistry teachingSTSA química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089963.pdf.txt001089963.pdf.txtExtracted Texttext/plain101399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189892/2/001089963.pdf.txt4fcf709c93baf47cadc19d5397104709MD52ORIGINAL001089963.pdfTexto completoapplication/pdf6154494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189892/1/001089963.pdff7071272f2c1a53f246162ca091987b3MD5110183/1898922019-04-03 04:15:26.923891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-03T07:15:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
title A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
spellingShingle A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
Esswein, Luciane
Agricultura
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de quimica
Agriculture
Chemistry teaching
STS
title_short A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
title_full A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
title_fullStr A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
title_full_unstemmed A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
title_sort A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
author Esswein, Luciane
author_facet Esswein, Luciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esswein, Luciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
contributor_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de quimica
topic Agricultura
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Ensino de quimica
Agriculture
Chemistry teaching
STS
dc.subject.eng.fl_str_mv Agriculture
Chemistry teaching
STS
description A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis e conscientes. Neste sentido, foi escolhido a temática “Agricultura”, que além de ser um tema de relevância social, também aproxima o estudante da sua realidade, tendo em vista que a cidade onde a Escola se localiza tem como umas das principais atividades econômicas a agricultura. O objetivo dessa pesquisa é averiguar a construção do conhecimento de conceitos científicos, por parte de estudantes do ensino médio, que emergirão através da abordagem da temática "A Química da Agricultura" sob uma perspectiva CTS. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 55 estudantes de três turmas de 1ª série do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual de ensino regular, na cidade de Triunfo-RS. Foi realizada uma sequência didática contendo 10 encontros, nos quais foram trabalhados os conteúdos relacionados à temática. Os dados foram coletados através dos seguintes procedimentos: 1) Questionário inicial; 2) Entrega de exercícios; 3) Relatório de atividade prática; 4) Produção de resenha; 5) Atividade avaliativa; 6) Questionário final e 7) produção de texto. A análise foi conduzida a partir dos pressupostos de Análise de Conteúdo. Apesar das dificuldades que os estudantes apresentaram, bem como da falta de profundidade da maioria das respostas, verificou-se que houve uma evolução conceitual dos estudantes, que em sua maioria desenvolveu conhecimentos sobre a temática e pôde relaciona-la com tópicos da química, desenvolvendo habilidades e valores almejados pela presente abordagem. Conclui-se dessa forma que a abordagem proposta pode facilitar o aprendizado e propiciar o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conteúdos de química e a alguns valores de coletividade, como a solidariedade, compromisso social e reciprocidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T04:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089963
url http://hdl.handle.net/10183/189892
identifier_str_mv 001089963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189892/2/001089963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189892/1/001089963.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fcf709c93baf47cadc19d5397104709
f7071272f2c1a53f246162ca091987b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224570330415104