Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milbrath, Viviane Marten
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Motta, Maria da Graça Corso da, Resta, Darielli Gindri, Freitag, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148863
Resumo: Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.
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spelling Milbrath, Viviane MartenMotta, Maria da Graça Corso daResta, Darielli GindriFreitag, Vera Lucia2016-10-06T02:13:53Z20161981-8963http://hdl.handle.net/10183/148863000999473Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.Objective: to instigate the exercise on reflecting about the corporeal nature of being a child with cerebral palsy from the gaze of existential phenomenology. Method: descriptive study of type philosophical theoretical reflection in the light of the Heideggerian perspective. Results: the normality standards in force in society stress morphofunctional issues in detriment of the child who lives with special needs, as a being who can adopt an authentic attitude and achieve the pinnacle of development of all its being-able-to-do. Conclusion: it becomes necessary to think about the child who lives with cerebral palsy as a child and not as a set of limitations. To demonstrate that the child who lives with cerebral palsy may act through unique modes of potentiality of being-in-the-world, counterbalancing and overcoming their privations.Objetivo: propiciar el ejercicio de la reflexión acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral desde la mirada de la fenomenología existencial. Método: se realizó un estudio descriptivo del tipo filosófico de reflexión teórica a la luz de la perspectiva heideggeriana. Resultados: la normalidad las normas vigentes en la sociedad supervaloran los aspectos morfo-funcionales en detrimento del niño que vive con necesidades especiales como un ser que puede adoptar una actitud de auténtica y alcanzar el pináculo del desarrollo de todo su ser-poder-hacer. Conclusión: existe una necesidad de pensar en el hijo que vive con parálisis cerebral como un niño y no como un conjunto de limitaciones. Demostrar que el niño que vive con parálisis cerebral puede actuar a través de modos únicos de la potencialidad de ser-en-el-mundo, compensar y superar sus dificultades.application/pdfporRevista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 10, n.8 (ago. 2016), p. 3119-3123Crianças com deficiênciaParalisia cerebral : CriançaCorporeidadeEnfermagemChildren with disabilitiesPhilosophyExistentialismNursingCerebral palsyLos Niños con discapacidadFilosofíaExistencialismoEnfermeríaParálisis cerebralRefletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebralReflecting about the body situatioon of being a child with cerebral palsy Reflexionando acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999473.pdf000999473.pdfTexto completoapplication/pdf347086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/1/000999473.pdf3bb7bfcca720d164caebad87d18e2b0bMD51TEXT000999473.pdf.txt000999473.pdf.txtExtracted Texttext/plain24670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/2/000999473.pdf.txtbad2fd472f21ed5a0f8e79d93e142a09MD52THUMBNAIL000999473.pdf.jpg000999473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/3/000999473.pdf.jpgc63d36963005615729ab57c26fd5ce2dMD5310183/1488632018-10-29 09:09:04.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:09:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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