Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milbrath, Viviane Marten
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Motta, Maria da Graça Corso da, Resta, Darielli Gindri, Freitag, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148863
Resumo: Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.
id UFRGS-2_132be8d64865d10299c7338fbf952eab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Milbrath, Viviane MartenMotta, Maria da Graça Corso daResta, Darielli GindriFreitag, Vera Lucia2016-10-06T02:13:53Z20161981-8963http://hdl.handle.net/10183/148863000999473Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.Objective: to instigate the exercise on reflecting about the corporeal nature of being a child with cerebral palsy from the gaze of existential phenomenology. Method: descriptive study of type philosophical theoretical reflection in the light of the Heideggerian perspective. Results: the normality standards in force in society stress morphofunctional issues in detriment of the child who lives with special needs, as a being who can adopt an authentic attitude and achieve the pinnacle of development of all its being-able-to-do. Conclusion: it becomes necessary to think about the child who lives with cerebral palsy as a child and not as a set of limitations. To demonstrate that the child who lives with cerebral palsy may act through unique modes of potentiality of being-in-the-world, counterbalancing and overcoming their privations.Objetivo: propiciar el ejercicio de la reflexión acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral desde la mirada de la fenomenología existencial. Método: se realizó un estudio descriptivo del tipo filosófico de reflexión teórica a la luz de la perspectiva heideggeriana. Resultados: la normalidad las normas vigentes en la sociedad supervaloran los aspectos morfo-funcionales en detrimento del niño que vive con necesidades especiales como un ser que puede adoptar una actitud de auténtica y alcanzar el pináculo del desarrollo de todo su ser-poder-hacer. Conclusión: existe una necesidad de pensar en el hijo que vive con parálisis cerebral como un niño y no como un conjunto de limitaciones. Demostrar que el niño que vive con parálisis cerebral puede actuar a través de modos únicos de la potencialidad de ser-en-el-mundo, compensar y superar sus dificultades.application/pdfporRevista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 10, n.8 (ago. 2016), p. 3119-3123Crianças com deficiênciaParalisia cerebral : CriançaCorporeidadeEnfermagemChildren with disabilitiesPhilosophyExistentialismNursingCerebral palsyLos Niños con discapacidadFilosofíaExistencialismoEnfermeríaParálisis cerebralRefletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebralReflecting about the body situatioon of being a child with cerebral palsy Reflexionando acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999473.pdf000999473.pdfTexto completoapplication/pdf347086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/1/000999473.pdf3bb7bfcca720d164caebad87d18e2b0bMD51TEXT000999473.pdf.txt000999473.pdf.txtExtracted Texttext/plain24670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/2/000999473.pdf.txtbad2fd472f21ed5a0f8e79d93e142a09MD52THUMBNAIL000999473.pdf.jpg000999473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/3/000999473.pdf.jpgc63d36963005615729ab57c26fd5ce2dMD5310183/1488632018-10-29 09:09:04.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:09:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflecting about the body situatioon of being a child with cerebral palsy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Reflexionando acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral
title Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
spellingShingle Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
Milbrath, Viviane Marten
Crianças com deficiência
Paralisia cerebral : Criança
Corporeidade
Enfermagem
Children with disabilities
Philosophy
Existentialism
Nursing
Cerebral palsy
Los Niños con discapacidad
Filosofía
Existencialismo
Enfermería
Parálisis cerebral
title_short Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
title_full Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
title_fullStr Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
title_sort Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral
author Milbrath, Viviane Marten
author_facet Milbrath, Viviane Marten
Motta, Maria da Graça Corso da
Resta, Darielli Gindri
Freitag, Vera Lucia
author_role author
author2 Motta, Maria da Graça Corso da
Resta, Darielli Gindri
Freitag, Vera Lucia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milbrath, Viviane Marten
Motta, Maria da Graça Corso da
Resta, Darielli Gindri
Freitag, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças com deficiência
Paralisia cerebral : Criança
Corporeidade
Enfermagem
topic Crianças com deficiência
Paralisia cerebral : Criança
Corporeidade
Enfermagem
Children with disabilities
Philosophy
Existentialism
Nursing
Cerebral palsy
Los Niños con discapacidad
Filosofía
Existencialismo
Enfermería
Parálisis cerebral
dc.subject.eng.fl_str_mv Children with disabilities
Philosophy
Existentialism
Nursing
Cerebral palsy
dc.subject.spa.fl_str_mv Los Niños con discapacidad
Filosofía
Existencialismo
Enfermería
Parálisis cerebral
description Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-06T02:13:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148863
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-8963
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999473
identifier_str_mv 1981-8963
000999473
url http://hdl.handle.net/10183/148863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 10, n.8 (ago. 2016), p. 3119-3123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/1/000999473.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/2/000999473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148863/3/000999473.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bb7bfcca720d164caebad87d18e2b0b
bad2fd472f21ed5a0f8e79d93e142a09
c63d36963005615729ab57c26fd5ce2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908496175104