Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milbrath, Viviane Marten
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de, Motta, Maria da Graça Corso da, Amestoy, Simone Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85481
Resumo: O tornar-se família de uma criança com paralisia cerebral é um processo complexo. Exige da equipe de saúde, preparo profissional, além dos aspectos éticos e estéticos do processo de cuidar dessa família. Sob este prisma, objetivou-se conhecer como a família de crianças com paralisia cerebral percebe a transmissão das orientações da equipe de saúde para o cuidado à criança com a paralisia cerebral. O estudo foi fundamentado com base na perspectiva de Heidegger e Gadamer. Consiste em um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado na cidade do Rio Grande-RS, tendo como participantes seis famílias, totalizando nove sujeitos. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações, as quais foram analisadas segundo Análise Temática. Na interpretação das informações foram encontradas incongruências entre as orientações proferidas pela equipe de saúde e as demandas apresentadas pelas famílias para prestar o cuidado à criança com necessidades especiais. Constatou-se a relevância de uma equipe de saúde instrumentalizada para o cuidado integral, focado nas necessidades dessas crianças e suas famílias.
id UFRGS-2_de3e772139891547f01c9b68f23b3ad1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85481
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Milbrath, Viviane MartenSiqueira, Hedi Crecencia Heckler deMotta, Maria da Graça Corso daAmestoy, Simone Coelho2014-01-10T01:53:31Z20120104-0707http://hdl.handle.net/10183/85481000893306O tornar-se família de uma criança com paralisia cerebral é um processo complexo. Exige da equipe de saúde, preparo profissional, além dos aspectos éticos e estéticos do processo de cuidar dessa família. Sob este prisma, objetivou-se conhecer como a família de crianças com paralisia cerebral percebe a transmissão das orientações da equipe de saúde para o cuidado à criança com a paralisia cerebral. O estudo foi fundamentado com base na perspectiva de Heidegger e Gadamer. Consiste em um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado na cidade do Rio Grande-RS, tendo como participantes seis famílias, totalizando nove sujeitos. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações, as quais foram analisadas segundo Análise Temática. Na interpretação das informações foram encontradas incongruências entre as orientações proferidas pela equipe de saúde e as demandas apresentadas pelas famílias para prestar o cuidado à criança com necessidades especiais. Constatou-se a relevância de uma equipe de saúde instrumentalizada para o cuidado integral, focado nas necessidades dessas crianças e suas famílias.Becoming the family of a child with cerebral palsy is a complex process, demanding professional preparation from the health team, besides the ethical and esthetical aspects of these families’ care process. In this context, the aim was to get to know how families of children with cerebral palsy perceive the health team’s information transmission for care delivery to children with cerebral palsy. The study was based on the perspective of Heidegger and Gadamer. A qualitative, exploratory and descriptive study was developed in Rio Grande-RS, Brazil, involving six families, with a total of nine subjects. Semi-structured interviews were used to collect data, later analyzed according to Thematic Analysis. When interpreting the information, incongruities were found between the health team’s orientations and the families’ demands for appropriate care delivery to children with special needs. It is relevant for health teams to be well equipped for holistic care delivery, focusing on the needs of these children and their families.Tornarse familia de un niño con parálisis cerebral es un proceso complejo, exige del equipo de salud preparo profesional, aspectos éticos y estéticos del proceso de cuidar de esa familia. Desde este punto, se objetiva conocer cómo la familia de niños con parálisis cerebral percibe la transmisión de las orientaciones del equipo de salud para el cuidado con estos. El estudio se basó en la perspectiva de Heidegger y Gadamer. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, realizado en la ciudad de Rio Grande-RS, Brasil, participaron seis familias, total de nueve sujetos, se utilizó entrevistas semiestructuradas para la colecta de informaciones, analizadas segundo el Análisis Temático. En la interpretación de informaciones fueron encontradas incongruencias entre las orientaciones dadas por el equipo de salud y las demandas presentadas por las familias al prestar cuidado a los niños con necesidades especiales. Se constata la relevancia de un equipo de salud instrumentalizado para el cuidado integral, focalizando en las necesidades de esos niños y sus familias.application/pdfporTexto & contexto enfermagem = Text & context nursing = Texto & contexto enfermería. Florianópolis. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2012), p. 921-928Paralisia cerebral : CriançaCrianças com deficiênciaEnfermagemCareDisabled childrenFamilyCerebral palsyNursingCuidadoNiños con discapacidadFamiliaParálisis cerebralEnfermeríaFamília da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúdeThe family of children with cerebral palsy : perception about health team orientations Familia del niño con parálisis cerebral : percepción sobre de las orientaciones del equipo de salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893306.pdf000893306.pdfTexto completoapplication/pdf298552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/1/000893306.pdf03555ad0b918246a9678436180a36f69MD51TEXT000893306.pdf.txt000893306.pdf.txtExtracted Texttext/plain40676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/2/000893306.pdf.txt0f414fd94a86a49e16023bceebf12157MD52THUMBNAIL000893306.pdf.jpg000893306.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/3/000893306.pdf.jpgb0cef982cde9f5e0637975342f356812MD5310183/854812018-10-22 07:59:50.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85481Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:59:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The family of children with cerebral palsy : perception about health team orientations
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Familia del niño con parálisis cerebral : percepción sobre de las orientaciones del equipo de salud
title Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
spellingShingle Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
Milbrath, Viviane Marten
Paralisia cerebral : Criança
Crianças com deficiência
Enfermagem
Care
Disabled children
Family
Cerebral palsy
Nursing
Cuidado
Niños con discapacidad
Familia
Parálisis cerebral
Enfermería
title_short Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
title_full Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
title_fullStr Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
title_full_unstemmed Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
title_sort Família da criança com paralisia cerebral : percepção sobre as orientações da equipe de saúde
author Milbrath, Viviane Marten
author_facet Milbrath, Viviane Marten
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de
Motta, Maria da Graça Corso da
Amestoy, Simone Coelho
author_role author
author2 Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de
Motta, Maria da Graça Corso da
Amestoy, Simone Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milbrath, Viviane Marten
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de
Motta, Maria da Graça Corso da
Amestoy, Simone Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral : Criança
Crianças com deficiência
Enfermagem
topic Paralisia cerebral : Criança
Crianças com deficiência
Enfermagem
Care
Disabled children
Family
Cerebral palsy
Nursing
Cuidado
Niños con discapacidad
Familia
Parálisis cerebral
Enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Care
Disabled children
Family
Cerebral palsy
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Cuidado
Niños con discapacidad
Familia
Parálisis cerebral
Enfermería
description O tornar-se família de uma criança com paralisia cerebral é um processo complexo. Exige da equipe de saúde, preparo profissional, além dos aspectos éticos e estéticos do processo de cuidar dessa família. Sob este prisma, objetivou-se conhecer como a família de crianças com paralisia cerebral percebe a transmissão das orientações da equipe de saúde para o cuidado à criança com a paralisia cerebral. O estudo foi fundamentado com base na perspectiva de Heidegger e Gadamer. Consiste em um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado na cidade do Rio Grande-RS, tendo como participantes seis famílias, totalizando nove sujeitos. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas para a coleta das informações, as quais foram analisadas segundo Análise Temática. Na interpretação das informações foram encontradas incongruências entre as orientações proferidas pela equipe de saúde e as demandas apresentadas pelas famílias para prestar o cuidado à criança com necessidades especiais. Constatou-se a relevância de uma equipe de saúde instrumentalizada para o cuidado integral, focado nas necessidades dessas crianças e suas famílias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-10T01:53:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85481
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-0707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000893306
identifier_str_mv 0104-0707
000893306
url http://hdl.handle.net/10183/85481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem = Text & context nursing = Texto & contexto enfermería. Florianópolis. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2012), p. 921-928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/1/000893306.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/2/000893306.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85481/3/000893306.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03555ad0b918246a9678436180a36f69
0f414fd94a86a49e16023bceebf12157
b0cef982cde9f5e0637975342f356812
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224817817419776