Transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos : perspectivas das professoras alfabetizadoras em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knop, Vitória Blenda Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195612
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como tema a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos sob as perspectivas das professoras alfabetizadoras. A partir dessa abordagem, define-se como um estudo de caso, com o objetivo de analisar as perspectivas das professoras alfabetizadoras em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. Para isso, a ferramenta metodológica utilizada foi a entrevista semiestruturada realizada com três professoras da rede estadual que atuaram com turmas de alfabetização anteriormente ao ano de 2006 e, portanto, vivenciaram a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Levando-se em consideração esse contexto, o aporte teórico utilizado apresenta documentos legais como a Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assim como documentos que regem a educação básica, entre eles as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, também são apresentados os documentos que tratam das orientações para o Ensino Fundamental de nove anos. Todos esses documentos serviram como referencial para analisar as perspectivas das professoras de modo que fosse possível identificar as características das suas turmas de primeiro ano, entender como as questões legais perpassaram pelas docentes com diferentes interpretações e refletir sobre os impactos voltados para a compreensão do trabalho realizado na Educação Infantil e sua relação com o desenvolvido na alfabetização no Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa destaca que ainda existem divergências a respeito do que apontam os documentos legislativos em relação ao trabalho no primeiro ano e algumas propostas didáticas realizadas pelas docentes, demonstrando a necessidade de formações a fim de aproximar o que apresentam os documentos legais às práticas das professoras na alfabetização.
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