A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Andressa Rocha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12615
Resumo: O objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino.
id UFRJ_2684d0d2c3fddfc60f83d3ade0aacb2a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12615
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anosEducação InfantilEnsino FundamentalLetramentoAlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCerdas, LucienePaiva, Andressa Rocha de2020-06-27T13:11:06Z2023-12-21T03:01:07Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12615Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
title A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
spellingShingle A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
Paiva, Andressa Rocha de
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Letramento
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
title_full A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
title_fullStr A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
title_full_unstemmed A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
title_sort A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
author Paiva, Andressa Rocha de
author_facet Paiva, Andressa Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdas, Luciene
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Andressa Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Ensino Fundamental
Letramento
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Infantil
Ensino Fundamental
Letramento
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2020-06-27T13:11:06Z
2023-12-21T03:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/12615
identifier_str_mv PAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/12615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008459255808