A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12615 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino. |
id |
UFRJ_2684d0d2c3fddfc60f83d3ade0aacb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12615 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anosEducação InfantilEnsino FundamentalLetramentoAlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCerdas, LucienePaiva, Andressa Rocha de2020-06-27T13:11:06Z2023-12-21T03:01:07Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12615Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
title |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
spellingShingle |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos Paiva, Andressa Rocha de Educação Infantil Ensino Fundamental Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
title_full |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
title_fullStr |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
title_full_unstemmed |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
title_sort |
A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos |
author |
Paiva, Andressa Rocha de |
author_facet |
Paiva, Andressa Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdas, Luciene |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Andressa Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Ensino Fundamental Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Infantil Ensino Fundamental Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta monografia é compreender a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e pesquisas como se dá a transição entre educação infantil e ensino fundamental, refletindo sobre essas desarticulações, rupturas e descontinuidades no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, considerando as especificidades e continuidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas duas etapas de ensino. O tema desta monografia foi construído a partir de reflexões sobre as especificidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de noves anos na perspectiva do ensino e aprendizagem da leitura e escrita, a fim de entender o processo de transição entre essas etapas, sendo a criança o foco principal deste processo. Com isso, a monografia foi organizada em três capítulos: o primeiro se refere a um estudo bibliográfico de autores como Corsino (2009), Smolka (2012), Carvalho (2015), Ferreiro (2011) entre outros, a fim de aprofundar nossa compreensão sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, e suas especificidades em ambas as etapas de ensino. No segundo capítulo o foco foram as leis e os documentos de orientação educacional que tratam da transição entre educação infantil ensino fundamental de nove anos. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise dos dados do levantamento realizado a partir de resumos dos trabalhos encontrados sobre a temática “transição educação infantil ensino fundamental”, e como ocorre esta transição no cotidiano escolar. A partir dessa análise foi possível verificar que a entrada das crianças de seis anos para o ensino fundamental de nove anos não garante a qualidade do ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização, resultado em parte pela existência de rupturas na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Os trabalhos deixam claras as desarticulações e descontinuidades nessa transição: em relação à formação inicial e continuada dos professores; a perda da ludicidade e o momento do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental; a antecipação da alfabetização na educação infantil; e as práticas de leitura e da escrita que não condizem com as especificidades de cada etapa de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2020-06-27T13:11:06Z 2023-12-21T03:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/12615 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Andressa Rocha de. A leitura e a escrita no contexto da transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008459255808 |