Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Nicole Fischer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88147
Resumo: O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal.
id UFRGS-2_135b089e455f256d8503caa50806d7a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Perez, Nicole FischerAndrade, Sandra dos Santos2014-03-06T01:49:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88147000911284O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal.application/pdfporLeituraEscritaLinguagem oralProfessorFormaçãoLetramentoPráticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911284.pdf000911284.pdfTexto completoapplication/pdf256776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/1/000911284.pdfe18e4e0c3a291d8418de28489efcc09eMD51TEXT000911284.pdf.txt000911284.pdf.txtExtracted Texttext/plain96981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/2/000911284.pdf.txt4ef77d791834b7b8775691fc34f31409MD52THUMBNAIL000911284.pdf.jpg000911284.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/3/000911284.pdf.jpg454a7ee0f3c0585bfc8ce98a0dc82639MD5310183/881472018-10-18 08:13:41.036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
title Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
spellingShingle Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
Perez, Nicole Fischer
Leitura
Escrita
Linguagem oral
Professor
Formação
Letramento
title_short Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
title_full Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
title_fullStr Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
title_full_unstemmed Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
title_sort Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
author Perez, Nicole Fischer
author_facet Perez, Nicole Fischer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Nicole Fischer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Linguagem oral
Professor
Formação
Letramento
topic Leitura
Escrita
Linguagem oral
Professor
Formação
Letramento
description O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911284
url http://hdl.handle.net/10183/88147
identifier_str_mv 000911284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/1/000911284.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/2/000911284.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/3/000911284.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e18e4e0c3a291d8418de28489efcc09e
4ef77d791834b7b8775691fc34f31409
454a7ee0f3c0585bfc8ce98a0dc82639
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122253709312