Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88147 |
Resumo: | O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal. |
id |
UFRGS-2_135b089e455f256d8503caa50806d7a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88147 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perez, Nicole FischerAndrade, Sandra dos Santos2014-03-06T01:49:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88147000911284O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal.application/pdfporLeituraEscritaLinguagem oralProfessorFormaçãoLetramentoPráticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911284.pdf000911284.pdfTexto completoapplication/pdf256776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/1/000911284.pdfe18e4e0c3a291d8418de28489efcc09eMD51TEXT000911284.pdf.txt000911284.pdf.txtExtracted Texttext/plain96981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/2/000911284.pdf.txt4ef77d791834b7b8775691fc34f31409MD52THUMBNAIL000911284.pdf.jpg000911284.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/3/000911284.pdf.jpg454a7ee0f3c0585bfc8ce98a0dc82639MD5310183/881472018-10-18 08:13:41.036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
title |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
spellingShingle |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados Perez, Nicole Fischer Leitura Escrita Linguagem oral Professor Formação Letramento |
title_short |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
title_full |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
title_fullStr |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
title_sort |
Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados |
author |
Perez, Nicole Fischer |
author_facet |
Perez, Nicole Fischer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Nicole Fischer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Linguagem oral Professor Formação Letramento |
topic |
Leitura Escrita Linguagem oral Professor Formação Letramento |
description |
O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88147 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911284 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88147 |
identifier_str_mv |
000911284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/1/000911284.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/2/000911284.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88147/3/000911284.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e18e4e0c3a291d8418de28489efcc09e 4ef77d791834b7b8775691fc34f31409 454a7ee0f3c0585bfc8ce98a0dc82639 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122253709312 |