Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbicigo, Juliana Burges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bosa, Cleonice Alves, Bandeira, Denise Ruschel, Salles, Jerusa Fumagalli de, Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199765
Resumo: Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.
id UFRGS-2_135c3bdf1063b6b9d28b85095b12e698
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sbicigo, Juliana BurgesBosa, Cleonice AlvesBandeira, Denise RuschelSalles, Jerusa Fumagalli deTeixeira, Maria Cristina Triguero Veloz2019-09-26T03:44:48Z20191677-0471http://hdl.handle.net/10183/199765001100740Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.This study compared the performance of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Reading Disabilites (RD) in the Raven's Colored Progressive Matrix Test (RCPM). A total of 70 children and adolescents aged 7 to 14 years, with ASD (n=16), with RD (n=19) and with typical development (TD, n=35) participated. Controlling the effect of age, the results indicated superior performance of the ASD group. The DL group presented inferior performance than the other groups in Part A and in the total test score when compared to the DT group. The performance of the TEA group was discussed from the Theory of Weak Central Coherence, while the performance of the DL group, based on the hypothesis of multiple deficits in dyslexia and considering the impact of less access to written materials in visuospatial skills. Studies of this nature may help in the cognitive characterization of children / adolescents with ASD and DL.Este estudio comparó el desempeño de niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y con Dificultades de Lectura (DL) en la prueba de Matrices Progresivas Coloreadas de Raven (MPCR). Participaron 70 niños y adolescentes, entre siete y 14 años, con TEA (n =16), con DL (n=19) y con desarrollo típico (DT, n=35). Controlando el efecto de la edad, los resultados indicaron desempeño superior del grupo TEA. El grupo DL presentó desempeño inferior a los demás grupos en la Parte A y en la puntuación total de la prueba en comparación con el grupo con DT. El desempeño del grupo TEA fue discutido a partir de la Teoría de la Coherencia Central Débil, mientras que el desempeño del grupo DL, a partir de la hipótesis de los múltiples déficits en la dislexia y considerando el impacto del menor acceso a materiales escritos en las habilidades visuoespaciales. Los estudios de esta naturaleza pueden ayudar en la caracterización cognitiva de niños / adolescentes con TEA y con DL.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 192-200DislexiaTranstorno do espectro autistaMatrizes progressivas de RavenCriançaAdolescenteIntelligenceAutismDyslexiaReading disabilitiesProgressive matricesInteligenciaTrastorno autísticoDislexiaDiscapacidades de lecturaMatrices progressivasDesempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leituraPerformance in Raven's test : differences between children-adolescents with autism spectrum disorder and reading disabilitiesRendimiento en la prueba de Raven : diferencias entre niños y adolescentes con trastorno del espectro autista y con dificultades de lecturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100740.pdf.txt001100740.pdf.txtExtracted Texttext/plain49308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199765/2/001100740.pdf.txt9b09730b460b133e952b5b8752b70e73MD52ORIGINAL001100740.pdfTexto completoapplication/pdf204196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199765/1/001100740.pdfc0fdbf90ca4e553f580f9d59974ad8d7MD5110183/1997652019-09-27 03:45:03.249358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:45:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Performance in Raven's test : differences between children-adolescents with autism spectrum disorder and reading disabilities
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Rendimiento en la prueba de Raven : diferencias entre niños y adolescentes con trastorno del espectro autista y con dificultades de lectura
title Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
spellingShingle Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
Sbicigo, Juliana Burges
Dislexia
Transtorno do espectro autista
Matrizes progressivas de Raven
Criança
Adolescente
Intelligence
Autism
Dyslexia
Reading disabilities
Progressive matrices
Inteligencia
Trastorno autístico
Dislexia
Discapacidades de lectura
Matrices progressivas
title_short Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
title_full Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
title_fullStr Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
title_full_unstemmed Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
title_sort Desempenho no teste de Raven : diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura
author Sbicigo, Juliana Burges
author_facet Sbicigo, Juliana Burges
Bosa, Cleonice Alves
Bandeira, Denise Ruschel
Salles, Jerusa Fumagalli de
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
author_role author
author2 Bosa, Cleonice Alves
Bandeira, Denise Ruschel
Salles, Jerusa Fumagalli de
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbicigo, Juliana Burges
Bosa, Cleonice Alves
Bandeira, Denise Ruschel
Salles, Jerusa Fumagalli de
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Transtorno do espectro autista
Matrizes progressivas de Raven
Criança
Adolescente
topic Dislexia
Transtorno do espectro autista
Matrizes progressivas de Raven
Criança
Adolescente
Intelligence
Autism
Dyslexia
Reading disabilities
Progressive matrices
Inteligencia
Trastorno autístico
Dislexia
Discapacidades de lectura
Matrices progressivas
dc.subject.eng.fl_str_mv Intelligence
Autism
Dyslexia
Reading disabilities
Progressive matrices
dc.subject.spa.fl_str_mv Inteligencia
Trastorno autístico
Dislexia
Discapacidades de lectura
Matrices progressivas
description Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T03:44:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199765
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-0471
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100740
identifier_str_mv 1677-0471
001100740
url http://hdl.handle.net/10183/199765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 192-200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199765/2/001100740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199765/1/001100740.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b09730b460b133e952b5b8752b70e73
c0fdbf90ca4e553f580f9d59974ad8d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224975392178176