Modificações urbanas nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa relacionadas a pressão especulativa imobiliária sobre as escolas estaduais de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Guilherme Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257060
Resumo: Na cidade de Porto Alegre (RS) diversas escolas estaduais de Ensino Fundamental vêm sofrendo com pressões sobre o lugar que ocupam, em virtude de uma suposta redução do número de estudantes, em especial nas áreas centrais do município onde há uma grande densidade urbana, com poucos espaços livres para a construção de novos empreendimentos imobiliários. Nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa, com um grande número de prédios protegidos por lei, a pressão sobre as escolas é ainda maior. Assim o trabalho procura analisar a dinâmica socioespacial do entorno de cinco escolas destes bairros e a situação atual das mesmas, sendo que uma delas já fechada em 2020. Entre as análises realizadas estão o número de professores, funcionários e de matrículas para cada instituição de ensino entre 2017 e 2021, além da quantidade de imóveis protegidos no entorno das escolas, indicando uma aparente pressão especulativa imobiliária sobre as escolas da região. Por fim, o trabalho ainda procura levantar questões que podem auxiliar em um processo de resistência para a manutenção das escolas, destacando-se principalmente a necessidade da construção de vínculos e pertencimento da comunidade com a instituição ameaçada de fechamento.
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