Modificações urbanas nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa relacionadas a pressão especulativa imobiliária sobre as escolas estaduais de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257060 |
Resumo: | Na cidade de Porto Alegre (RS) diversas escolas estaduais de Ensino Fundamental vêm sofrendo com pressões sobre o lugar que ocupam, em virtude de uma suposta redução do número de estudantes, em especial nas áreas centrais do município onde há uma grande densidade urbana, com poucos espaços livres para a construção de novos empreendimentos imobiliários. Nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa, com um grande número de prédios protegidos por lei, a pressão sobre as escolas é ainda maior. Assim o trabalho procura analisar a dinâmica socioespacial do entorno de cinco escolas destes bairros e a situação atual das mesmas, sendo que uma delas já fechada em 2020. Entre as análises realizadas estão o número de professores, funcionários e de matrículas para cada instituição de ensino entre 2017 e 2021, além da quantidade de imóveis protegidos no entorno das escolas, indicando uma aparente pressão especulativa imobiliária sobre as escolas da região. Por fim, o trabalho ainda procura levantar questões que podem auxiliar em um processo de resistência para a manutenção das escolas, destacando-se principalmente a necessidade da construção de vínculos e pertencimento da comunidade com a instituição ameaçada de fechamento. |
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Camargo, Guilherme RodriguesTheves, Denise Wildner2023-04-14T03:27:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/257060001166409Na cidade de Porto Alegre (RS) diversas escolas estaduais de Ensino Fundamental vêm sofrendo com pressões sobre o lugar que ocupam, em virtude de uma suposta redução do número de estudantes, em especial nas áreas centrais do município onde há uma grande densidade urbana, com poucos espaços livres para a construção de novos empreendimentos imobiliários. Nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa, com um grande número de prédios protegidos por lei, a pressão sobre as escolas é ainda maior. Assim o trabalho procura analisar a dinâmica socioespacial do entorno de cinco escolas destes bairros e a situação atual das mesmas, sendo que uma delas já fechada em 2020. Entre as análises realizadas estão o número de professores, funcionários e de matrículas para cada instituição de ensino entre 2017 e 2021, além da quantidade de imóveis protegidos no entorno das escolas, indicando uma aparente pressão especulativa imobiliária sobre as escolas da região. Por fim, o trabalho ainda procura levantar questões que podem auxiliar em um processo de resistência para a manutenção das escolas, destacando-se principalmente a necessidade da construção de vínculos e pertencimento da comunidade com a instituição ameaçada de fechamento.In the city of Porto Alegre (RS), several state elementary schools have been suffering from pressure on the place they occupy, due to a supposed reduction in the number of students, especially in the central areas of the municipality, where there is a high urban density, with few free spaces for the construction of new real state developments. In the Centro histórico and Cidade Baixa neighborhoods, with a large number of buuildings protected by law, the pressure on schools is even greater. Thus, the work seeks to analyze the socio-spatial dynamics around five schools in these neigborhoods and their current situation, with one of them already closed in 2020. Among the analyzes carried out are the number of teachers, employees and enrollments for each educational institution between 2017 and 2021, in addition to the amount of protected properties around the schools, indicating an apparent real estate speculative pressure on schools in the region. Finally, the work still seeks to raise questions that can help in a resistance process for the maintenance of schools, highlighting mainly the need to build bonds and community belonging with the institution threatened with closure.application/pdfporGeografia urbanaEscolas de ensino fundamentalEspaço urbanoMercado imobiliárioDesenvolvimento socioespacialEscola públicaClosing of public schoolsCitiesSociospatial dynamicsReal estate pressureGeography of educationModificações urbanas nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa relacionadas a pressão especulativa imobiliária sobre as escolas estaduais de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166409.pdf.txt001166409.pdf.txtExtracted Texttext/plain66664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257060/2/001166409.pdf.txt5d90c56598e5fa3a61d99f134436923eMD52ORIGINAL001166409.pdfTexto completoapplication/pdf2423369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257060/1/001166409.pdf8b5b5c249908fb5f725c503e5a84d78aMD5110183/2570602023-04-15 03:22:58.617986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257060Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-15T06:22:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Na cidade de Porto Alegre (RS) diversas escolas estaduais de Ensino Fundamental vêm sofrendo com pressões sobre o lugar que ocupam, em virtude de uma suposta redução do número de estudantes, em especial nas áreas centrais do município onde há uma grande densidade urbana, com poucos espaços livres para a construção de novos empreendimentos imobiliários. Nos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa, com um grande número de prédios protegidos por lei, a pressão sobre as escolas é ainda maior. Assim o trabalho procura analisar a dinâmica socioespacial do entorno de cinco escolas destes bairros e a situação atual das mesmas, sendo que uma delas já fechada em 2020. Entre as análises realizadas estão o número de professores, funcionários e de matrículas para cada instituição de ensino entre 2017 e 2021, além da quantidade de imóveis protegidos no entorno das escolas, indicando uma aparente pressão especulativa imobiliária sobre as escolas da região. Por fim, o trabalho ainda procura levantar questões que podem auxiliar em um processo de resistência para a manutenção das escolas, destacando-se principalmente a necessidade da construção de vínculos e pertencimento da comunidade com a instituição ameaçada de fechamento. |
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