Aspectos motivacionais para a realização do treinamento físico : uma comparação entre a prática presencial e a prática remota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Felipe Scotti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239681
Resumo: Os avanços tecnológicos ampliaram as possibilidades de interação e de organização do ser humano. A partir dessa evolução instaurou-se o treinamento remoto e, com ele, a necessidade de compreender os motivos para a sua aderência. O objetivo deste estudo é o de comparar os aspectos motivacionais para a prática de exercício físico entre as modalidades presencial (TP), remota (TR) e híbrida (TH). Trata-se de um estudo descritivo com análise transversal. Participaram 73 indivíduos, homens e mulheres, na faixa etária entre 18 e 60 anos, praticantes de treinamento físico regular de forma presencial e/ou de forma remota. Os participantes responderam de forma on-line ao questionário Exercise Motivation Inventory-2 (EMI-2), validado pela literatura, para análise dos aspectos motivacionais para a prática. A comparação dos desfechos foi realizada por análise descritiva a partir dos valores de média e desvio-padrão. Os resultados obtidos para TP, TR e TH foram semelhantes, havendo pequenas distinções em relação à ordem de prioridade entre determinados fatores. O Condicionamento Físico (4,40 ± 0,85 para TP; 4,06 ± 0,78 para TR; e 4,62 ± 0,47 para TH) e a Prevenção de Doenças (4,35 ± 0,66 para TP; 4,20 ± 0,72 para TR; e 4,29 ± 0,41 para TH)são os fatores que mais influenciaram na motivação para a prática entre os praticantes de todos os grupos. A Afiliação mostrou-se um fator pouco relevante para os praticantes de TR (0,40 ± 0,61). A partir dos resultados observase que não há muita diferença nos aspectos motivacionais quando se treina de forma presencial, remota ou híbrida.
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