Fatores que influenciam a motivação de servidores públicos municipais : estudo de caso na E.M.E.I Gabriela Boff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnussat, Rosiéli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131553
Resumo: Na administração pública, toda a estrutura administrativa deve estar motivada para atender as necessidades do cidadão. Nesse sentido, este estudo buscou analisar os fatores motivacionais dos servidores públicos na função de auxiliar de educação infantil na E.M.E.I Gabriela Boff, no município de Camargo (RS). Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foi desenvolvido um estudo de caso, com 9 servidores municipais em uma escola de educação infantil. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado. Na primeira parte, através de perguntas fechadas e de seleção, buscou identificar o perfil dos entrevistados. Na segunda parte, o questionário formou-se por questões afirmativas, baseadas nos fatores higiênicos e motivacionais identificados pela teoria de Herzberg. Para a resposta de cada questão, foi utilizada uma escala Likert de 5 pontos, sendo: 1- Discordo totalmente; 2- Discordo; 3- Indiferente; 4- Concordo; e, 5- Concordo Totalmente. Os dados coletados a partir do questionário foram analisados quantitativamente através de tabulação e de planilhas do aplicativo Microsoft Excel. Como resultados, foi possível constatar no estudo que a motivação não depende apenas de fatores organizacionais. No geral, das 27 dimensões avaliadas, 17 apontam motivação, 8 apontam indiferença, e apenas 2 apontam desmotivação. Os fatores que menos interferem na motivação na ótica dos investigados são autonomia, segurança/permanência no trabalho, decisões organizacionais, remuneração, status/prestígio e instalações físicas. Já os fatores que mais motivam, segundo os investigados, são a realização pessoal e profissional, o reconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o relacionamento com os gestores/servidores e, o relacionamento com os colegas.
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