Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calgaro, Francieli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71343
Resumo: Este estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição de ensino superior pública federal. Seu objetivo foi analisar os fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa. Utilizou-se a Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Segundo Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com as condições sob as quais um serviço é realizado e não provocam crescimento na capacidade de produção do trabalhador; porém, atuam de forma a propiciar condições indispensáveis para que as pessoas venham a não se sentirem insatisfeitas. Diferentemente, atuam os fatores motivacionais, eis que se relacionam diretamente com a produtividade. Essa característica estruturase na própria forma de execução, dentre outros elementos, como a forma que o indivíduo se sente em relação ao seu próprio trabalho. Os fatores de motivação, tais como promoção, reconhecimento, responsabilidade e realização estão ligados à satisfação. Já os fatores higiênicos, tais como supervisão, remuneração, políticas da empresa e condições de trabalho estão ligados à insatisfação. A pesquisa é um estudo de caso, classificada como descritiva e de natureza predominantemente quantitativa, com a qual se buscou estudar a totalidade dos servidores TAE, utilizando-se de um questionário. Mesmo que na pesquisa tenham se apresentado alguns fatores insatisfacientes ativos, os níveis altamente positivos de fatores satisfacientes encontrados indicam que estes poderão sobressair-se em relação àqueles e culminar em um nível de motivação que gere o desempenho e a eficiência esperada pela organização, já que para Herzberg são os fatores motivacionais que produzem efeito duradouro à satisfação a níveis de excelência.
id UFRGS-2_9ad23aef9557f0a5ea87390177cc60ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71343
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calgaro, FrancieliRodrigues, Márcio Silva2013-05-10T10:27:20Z2012http://hdl.handle.net/10183/71343000872800Este estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição de ensino superior pública federal. Seu objetivo foi analisar os fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa. Utilizou-se a Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Segundo Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com as condições sob as quais um serviço é realizado e não provocam crescimento na capacidade de produção do trabalhador; porém, atuam de forma a propiciar condições indispensáveis para que as pessoas venham a não se sentirem insatisfeitas. Diferentemente, atuam os fatores motivacionais, eis que se relacionam diretamente com a produtividade. Essa característica estruturase na própria forma de execução, dentre outros elementos, como a forma que o indivíduo se sente em relação ao seu próprio trabalho. Os fatores de motivação, tais como promoção, reconhecimento, responsabilidade e realização estão ligados à satisfação. Já os fatores higiênicos, tais como supervisão, remuneração, políticas da empresa e condições de trabalho estão ligados à insatisfação. A pesquisa é um estudo de caso, classificada como descritiva e de natureza predominantemente quantitativa, com a qual se buscou estudar a totalidade dos servidores TAE, utilizando-se de um questionário. Mesmo que na pesquisa tenham se apresentado alguns fatores insatisfacientes ativos, os níveis altamente positivos de fatores satisfacientes encontrados indicam que estes poderão sobressair-se em relação àqueles e culminar em um nível de motivação que gere o desempenho e a eficiência esperada pela organização, já que para Herzberg são os fatores motivacionais que produzem efeito duradouro à satisfação a níveis de excelência.application/pdfporMotivaçãoServidor públicoAnálise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Publica UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872800.pdf000872800.pdfTexto completoapplication/pdf957003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/1/000872800.pdf3276900c68da7bee826d4fe1d07a65f7MD51TEXT000872800.pdf.txt000872800.pdf.txtExtracted Texttext/plain146981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/2/000872800.pdf.txtc793b81c8fc5ccb73da7bd8eb6257902MD52THUMBNAIL000872800.pdf.jpg000872800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/3/000872800.pdf.jpg3603d354bb5010590ba143f34772529bMD5310183/713432018-10-17 07:32:26.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
title Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
spellingShingle Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
Calgaro, Francieli
Motivação
Servidor público
title_short Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
title_full Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
title_fullStr Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
title_full_unstemmed Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
title_sort Análise dos fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação da UNIPAMPA
author Calgaro, Francieli
author_facet Calgaro, Francieli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calgaro, Francieli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Silva
contributor_str_mv Rodrigues, Márcio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Servidor público
topic Motivação
Servidor público
description Este estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição de ensino superior pública federal. Seu objetivo foi analisar os fatores que contribuem para a motivação no trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa. Utilizou-se a Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Segundo Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com as condições sob as quais um serviço é realizado e não provocam crescimento na capacidade de produção do trabalhador; porém, atuam de forma a propiciar condições indispensáveis para que as pessoas venham a não se sentirem insatisfeitas. Diferentemente, atuam os fatores motivacionais, eis que se relacionam diretamente com a produtividade. Essa característica estruturase na própria forma de execução, dentre outros elementos, como a forma que o indivíduo se sente em relação ao seu próprio trabalho. Os fatores de motivação, tais como promoção, reconhecimento, responsabilidade e realização estão ligados à satisfação. Já os fatores higiênicos, tais como supervisão, remuneração, políticas da empresa e condições de trabalho estão ligados à insatisfação. A pesquisa é um estudo de caso, classificada como descritiva e de natureza predominantemente quantitativa, com a qual se buscou estudar a totalidade dos servidores TAE, utilizando-se de um questionário. Mesmo que na pesquisa tenham se apresentado alguns fatores insatisfacientes ativos, os níveis altamente positivos de fatores satisfacientes encontrados indicam que estes poderão sobressair-se em relação àqueles e culminar em um nível de motivação que gere o desempenho e a eficiência esperada pela organização, já que para Herzberg são os fatores motivacionais que produzem efeito duradouro à satisfação a níveis de excelência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-10T10:27:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71343
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872800
url http://hdl.handle.net/10183/71343
identifier_str_mv 000872800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/1/000872800.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/2/000872800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71343/3/000872800.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3276900c68da7bee826d4fe1d07a65f7
c793b81c8fc5ccb73da7bd8eb6257902
3603d354bb5010590ba143f34772529b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447105576108032