Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Taís Fabiana Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151558
Resumo: O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino.
id UFRGS-2_13f436858a6adfa5d08c214424b86566
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151558
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Taís Fabiana AmaralBueno, Rita de Souza2017-02-11T02:25:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/151558001001936O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino.application/pdfporGestão escolarProva BrasilAvaliação externaEscola públicaAlunoProfessorSistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001936.pdf001001936.pdfTexto completoapplication/pdf356888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/1/001001936.pdfb737e47c8cbdf6f55ff1bdb1a9bb545cMD51TEXT001001936.pdf.txt001001936.pdf.txtExtracted Texttext/plain72980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/2/001001936.pdf.txtddbb289b1369e60bec1e321025c9918dMD5210183/1515582017-02-12 02:22:09.593509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
title Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
spellingShingle Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
Corrêa, Taís Fabiana Amaral
Gestão escolar
Prova Brasil
Avaliação externa
Escola pública
Aluno
Professor
title_short Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
title_full Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
title_fullStr Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
title_full_unstemmed Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
title_sort Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
author Corrêa, Taís Fabiana Amaral
author_facet Corrêa, Taís Fabiana Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Taís Fabiana Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Rita de Souza
contributor_str_mv Bueno, Rita de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Prova Brasil
Avaliação externa
Escola pública
Aluno
Professor
topic Gestão escolar
Prova Brasil
Avaliação externa
Escola pública
Aluno
Professor
description O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151558
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001936
url http://hdl.handle.net/10183/151558
identifier_str_mv 001001936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/1/001001936.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/2/001001936.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b737e47c8cbdf6f55ff1bdb1a9bb545c
ddbb289b1369e60bec1e321025c9918d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522927439872