Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151558 |
Resumo: | O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino. |
id |
UFRGS-2_13f436858a6adfa5d08c214424b86566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151558 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Taís Fabiana AmaralBueno, Rita de Souza2017-02-11T02:25:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/151558001001936O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino.application/pdfporGestão escolarProva BrasilAvaliação externaEscola públicaAlunoProfessorSistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001936.pdf001001936.pdfTexto completoapplication/pdf356888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/1/001001936.pdfb737e47c8cbdf6f55ff1bdb1a9bb545cMD51TEXT001001936.pdf.txt001001936.pdf.txtExtracted Texttext/plain72980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/2/001001936.pdf.txtddbb289b1369e60bec1e321025c9918dMD5210183/1515582017-02-12 02:22:09.593509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
title |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
spellingShingle |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática Corrêa, Taís Fabiana Amaral Gestão escolar Prova Brasil Avaliação externa Escola pública Aluno Professor |
title_short |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
title_full |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
title_fullStr |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
title_sort |
Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática |
author |
Corrêa, Taís Fabiana Amaral |
author_facet |
Corrêa, Taís Fabiana Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Taís Fabiana Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Rita de Souza |
contributor_str_mv |
Bueno, Rita de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Prova Brasil Avaliação externa Escola pública Aluno Professor |
topic |
Gestão escolar Prova Brasil Avaliação externa Escola pública Aluno Professor |
description |
O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151558 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151558 |
identifier_str_mv |
001001936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/1/001001936.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151558/2/001001936.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b737e47c8cbdf6f55ff1bdb1a9bb545c ddbb289b1369e60bec1e321025c9918d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187905052672 |