Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Ivan
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901
Resumo: O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.
id FCC-2_456800906c0fa5631e401c9c444e4e0b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1901
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidadesAvaliação ExternaResponsabilidadeQualidade do EnsinoProva BrasilO artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/190110.18222/eae245420131901Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 32-551984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901/1883Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Ivan2023-06-22T13:31:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1901Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-06-22T13:31:22Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
title Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
spellingShingle Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
Amaro, Ivan
Avaliação Externa
Responsabilidade
Qualidade do Ensino
Prova Brasil
title_short Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
title_full Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
title_fullStr Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
title_full_unstemmed Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
title_sort Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
author Amaro, Ivan
author_facet Amaro, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Externa
Responsabilidade
Qualidade do Ensino
Prova Brasil
topic Avaliação Externa
Responsabilidade
Qualidade do Ensino
Prova Brasil
description O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901
10.18222/eae245420131901
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901
identifier_str_mv 10.18222/eae245420131901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901/1883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 32-55
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 32-55
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 32-55
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419746791424