Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901 |
Resumo: | O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada. |
id |
FCC-2_456800906c0fa5631e401c9c444e4e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1901 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidadesAvaliação ExternaResponsabilidadeQualidade do EnsinoProva BrasilO artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/190110.18222/eae245420131901Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 32-55Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 32-551984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901/1883Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Ivan2023-06-22T13:31:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1901Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-06-22T13:31:22Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
title |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
spellingShingle |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades Amaro, Ivan Avaliação Externa Responsabilidade Qualidade do Ensino Prova Brasil |
title_short |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
title_full |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
title_fullStr |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
title_sort |
Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades |
author |
Amaro, Ivan |
author_facet |
Amaro, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Externa Responsabilidade Qualidade do Ensino Prova Brasil |
topic |
Avaliação Externa Responsabilidade Qualidade do Ensino Prova Brasil |
description |
O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901 10.18222/eae245420131901 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245420131901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1901/1883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 32-55 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 32-55 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 32-55 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 32-55 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419746791424 |