A educação a distância no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Elisabete Teresinha de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197933
Resumo: Sabe-se que o Ensino Médio é a etapa de conclusão do Ensino Básico, sendo assim, ele se torna um elo entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. Hoje algumas instituições de ensino oferecem esta modalidade em EaD simultaneamente com o ensino profissional. No entanto, existem regras que precisam ser seguidas e que estão inseridas na LDBN e fixadas pelo Conselho de Educação. O Ensino à Distância no Ensino Médio é um tema que tem levantado muitas discussões, para tanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar como está ocorrendo à implementação do Ensino à Distância no ensino médio e a visão de professores de escolas públicas no RS em relação a essa modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, com cinco professores que atuam no ensino médio em diferentes redes (municipal, estadual e particular). A pesquisa é descritiva, de caráter qualitativo, e utilizou-se do método de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu individualmente, por meio de entrevista semi-estruturadas com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados apontam que na visão dos professores a reforma do ensino médio é importante, que tem bons objetivos, mas que apresenta aspectos negativos em relação ao processo ensino-aprendizagem e à realidade dos alunos; que as escolas estão despreparadas quanto à infraestrutura e tecnologia para a implementação dessa reforma e do ensino à distância; que a realidade de muitos alunos não condiz com o que é esperado nesse novo ensino médio; que a maioria dos professores não se sente preparado para essa nova modalidade de ensino, e que educação a distância exige muito preparo e planejamento do professor, e uma constantemente busca por aperfeiçoamento. Por ser um tema complexo, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas.
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