A educação a distância no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197933 |
Resumo: | Sabe-se que o Ensino Médio é a etapa de conclusão do Ensino Básico, sendo assim, ele se torna um elo entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. Hoje algumas instituições de ensino oferecem esta modalidade em EaD simultaneamente com o ensino profissional. No entanto, existem regras que precisam ser seguidas e que estão inseridas na LDBN e fixadas pelo Conselho de Educação. O Ensino à Distância no Ensino Médio é um tema que tem levantado muitas discussões, para tanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar como está ocorrendo à implementação do Ensino à Distância no ensino médio e a visão de professores de escolas públicas no RS em relação a essa modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, com cinco professores que atuam no ensino médio em diferentes redes (municipal, estadual e particular). A pesquisa é descritiva, de caráter qualitativo, e utilizou-se do método de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu individualmente, por meio de entrevista semi-estruturadas com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados apontam que na visão dos professores a reforma do ensino médio é importante, que tem bons objetivos, mas que apresenta aspectos negativos em relação ao processo ensino-aprendizagem e à realidade dos alunos; que as escolas estão despreparadas quanto à infraestrutura e tecnologia para a implementação dessa reforma e do ensino à distância; que a realidade de muitos alunos não condiz com o que é esperado nesse novo ensino médio; que a maioria dos professores não se sente preparado para essa nova modalidade de ensino, e que educação a distância exige muito preparo e planejamento do professor, e uma constantemente busca por aperfeiçoamento. Por ser um tema complexo, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas. |
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Pimentel, Elisabete Teresinha de AraújoNetto, Joao Cesar2019-08-13T02:30:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/197933001099060Sabe-se que o Ensino Médio é a etapa de conclusão do Ensino Básico, sendo assim, ele se torna um elo entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. Hoje algumas instituições de ensino oferecem esta modalidade em EaD simultaneamente com o ensino profissional. No entanto, existem regras que precisam ser seguidas e que estão inseridas na LDBN e fixadas pelo Conselho de Educação. O Ensino à Distância no Ensino Médio é um tema que tem levantado muitas discussões, para tanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar como está ocorrendo à implementação do Ensino à Distância no ensino médio e a visão de professores de escolas públicas no RS em relação a essa modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada no contexto escolar, com cinco professores que atuam no ensino médio em diferentes redes (municipal, estadual e particular). A pesquisa é descritiva, de caráter qualitativo, e utilizou-se do método de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu individualmente, por meio de entrevista semi-estruturadas com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados apontam que na visão dos professores a reforma do ensino médio é importante, que tem bons objetivos, mas que apresenta aspectos negativos em relação ao processo ensino-aprendizagem e à realidade dos alunos; que as escolas estão despreparadas quanto à infraestrutura e tecnologia para a implementação dessa reforma e do ensino à distância; que a realidade de muitos alunos não condiz com o que é esperado nesse novo ensino médio; que a maioria dos professores não se sente preparado para essa nova modalidade de ensino, e que educação a distância exige muito preparo e planejamento do professor, e uma constantemente busca por aperfeiçoamento. Por ser um tema complexo, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas.It is known that middle school is the stage of completion of basic education, so it becomes a link between the elementary and higher education. Today some educational institutions offer this mode in EaD simultaneously with vocational education. However, there are rules that must be followed and that are inserted in the LDBN and fixed by the Board of education. Distance learning in high school is an issue that has raised many discussions, for both, the present work aims to check how is occurring the implementation of distance learning in high school and the vision of teachers of public schools in this mode of teaching. The survey was conducted in the school context, with five teachers who work in high school in different networks (municipal, State and private). The research is descriptive, qualitative character, and using the case study method. Data collection occurred individually, by means of semistructured interviews with open-ended questions. The data were analyzed qualitatively. The results indicate that in the view of teachers of high school reform is important, which has good goals, but that presents negative aspects in relation to the teaching-learning process and the reality of the students; the schools are unprepared as regards infrastructure and technology for the implementation of this reformand education in thedistance;thatthe reality of many students does not match what is expected in this new high schooland whereasmost teachers do not feelprepared for this new mode of teaching, and that distance education requires a lot of preparation and planning of the professor, anda constantly search for improvement. Because it is a complex issue, it is suggested that further research be carried out.application/pdfporEducação a distânciaEnsino médioDistance educationHigh schoolEducommunicationA educação a distância no ensino médioThe importance of continued training for the use of TICS in computer laboratories info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099060.pdf.txt001099060.pdf.txtExtracted Texttext/plain51446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197933/2/001099060.pdf.txt469ec18e2971acd24a3242f95dce1378MD52ORIGINAL001099060.pdfTexto completoapplication/pdf671141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197933/1/001099060.pdf34bb9d00a24bf3b94972310d7cd1e50eMD5110183/1979332019-08-14 02:31:17.030838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-14T05:31:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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