Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Lueci da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234443
Resumo: O artigo resulta de uma escrita conjunta que reflete sobre os dilemas que os jovens quilombolas de uma comunidade urbana (Quilombo Areal da Baronesa) enfrentam para construírem suas trajetórias educativas. São jovens que vivem num território quilombola na cidade de Porto Alegre, sem escola específica, ocupando diariamente espaços de ensino pouco preparados, na perspectiva da Resolução nº 08/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Tais orientações legais, construídas na forma de políticas públicas educacionais vinculadas aos processos contemporâneos de reparação histórica, são atravessadas pelos embates causados pela branquitude e pelo racismo estrutural e institucional, resultantes da colonização imposta aos povos de África e América. Inspira-se nos termos cunhados por Antônio Bispo dos Santos (2015) –transfluências econfluências –para tecer a comparação entre formas de educar e ensinar nas comunidades escolares e nas comunidades quilombolas, experimentadaspelas juventudes. O artigo está relacionado a uma pesquisa de mestrado em Educação e utiliza análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas abertas como metodologia.
id UFRGS-2_14050bd810c66e530e4a42101448cacd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234443
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Lueci da SilvaMeinerz, Carla Beatriz2022-01-26T04:41:53Z20211676-9570http://hdl.handle.net/10183/234443001136050O artigo resulta de uma escrita conjunta que reflete sobre os dilemas que os jovens quilombolas de uma comunidade urbana (Quilombo Areal da Baronesa) enfrentam para construírem suas trajetórias educativas. São jovens que vivem num território quilombola na cidade de Porto Alegre, sem escola específica, ocupando diariamente espaços de ensino pouco preparados, na perspectiva da Resolução nº 08/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Tais orientações legais, construídas na forma de políticas públicas educacionais vinculadas aos processos contemporâneos de reparação histórica, são atravessadas pelos embates causados pela branquitude e pelo racismo estrutural e institucional, resultantes da colonização imposta aos povos de África e América. Inspira-se nos termos cunhados por Antônio Bispo dos Santos (2015) –transfluências econfluências –para tecer a comparação entre formas de educar e ensinar nas comunidades escolares e nas comunidades quilombolas, experimentadaspelas juventudes. O artigo está relacionado a uma pesquisa de mestrado em Educação e utiliza análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas abertas como metodologia.The article is the result of a joint writing that reflects on the dilemmas that young quilombolas from an urban community (Quilombo Areal da Baronesa) face in the elaboration of their educational trajectories. They are young people who live in a quilombola territory in the city of Porto Alegre, without a specific school, occupying daily teaching spaces little prepared, in the perspective of Resolution nº 08/2012, which defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. Such legal guidelines, constructed in the form of public educational policies linked to contemporary processes of historical repair, are crossed by the clashes caused by whiteness and structural and institutional racism, resulting from the colonization imposed on the peoples of Africa and America. It is inspired by the terms coined by Antônio Bispo dos Santos (2015) –transfluences and confluences–to make a comparison between ways of educating and teaching in school communities and quilombola communities, experienced by youths. The article is related to a master's research in Education and uses document analysis, bibliographic review,and open interviews as a methodology.application/pdfporIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 26, n. 1 e 2 (jan./dez. 2021), p. 138-156Relações étnicas e raciaisEducação escolarQuilombolasSchool educationQuilombola educationYouthsEthnic-racial relationsDo quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolasFrom the quilombo to the school : education of young people in urban contexts without quilombola schoolsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136050.pdf.txt001136050.pdf.txtExtracted Texttext/plain58001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234443/2/001136050.pdf.txt47922feccbbaa879716fc19a10737ea1MD52ORIGINAL001136050.pdfTexto completoapplication/pdf353840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234443/1/001136050.pdf8dda9a8b0b92c1763f27add730ac4783MD5110183/2344432023-01-05 06:05:36.742955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From the quilombo to the school : education of young people in urban contexts without quilombola schools
title Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
spellingShingle Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
Silveira, Lueci da Silva
Relações étnicas e raciais
Educação escolar
Quilombolas
School education
Quilombola education
Youths
Ethnic-racial relations
title_short Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
title_full Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
title_fullStr Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
title_full_unstemmed Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
title_sort Do quilombo para a escola : educação de jovens em contextos urbanos sem escolas quilombolas
author Silveira, Lueci da Silva
author_facet Silveira, Lueci da Silva
Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Lueci da Silva
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnicas e raciais
Educação escolar
Quilombolas
topic Relações étnicas e raciais
Educação escolar
Quilombolas
School education
Quilombola education
Youths
Ethnic-racial relations
dc.subject.eng.fl_str_mv School education
Quilombola education
Youths
Ethnic-racial relations
description O artigo resulta de uma escrita conjunta que reflete sobre os dilemas que os jovens quilombolas de uma comunidade urbana (Quilombo Areal da Baronesa) enfrentam para construírem suas trajetórias educativas. São jovens que vivem num território quilombola na cidade de Porto Alegre, sem escola específica, ocupando diariamente espaços de ensino pouco preparados, na perspectiva da Resolução nº 08/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Tais orientações legais, construídas na forma de políticas públicas educacionais vinculadas aos processos contemporâneos de reparação histórica, são atravessadas pelos embates causados pela branquitude e pelo racismo estrutural e institucional, resultantes da colonização imposta aos povos de África e América. Inspira-se nos termos cunhados por Antônio Bispo dos Santos (2015) –transfluências econfluências –para tecer a comparação entre formas de educar e ensinar nas comunidades escolares e nas comunidades quilombolas, experimentadaspelas juventudes. O artigo está relacionado a uma pesquisa de mestrado em Educação e utiliza análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas abertas como metodologia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:41:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234443
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-9570
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136050
identifier_str_mv 1676-9570
001136050
url http://hdl.handle.net/10183/234443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Identidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 26, n. 1 e 2 (jan./dez. 2021), p. 138-156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234443/2/001136050.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234443/1/001136050.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47922feccbbaa879716fc19a10737ea1
8dda9a8b0b92c1763f27add730ac4783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447781352931328