O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ballejo, Clarissa Coragem
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18209
Resumo: Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais.
id UFRGS-2_1424502fe2cf88197d60cd094246d10c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18209
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ballejo, Clarissa CoragemBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:37Z2009http://hdl.handle.net/10183/18209000727990Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais.Had to a certain existing barrier in the pupils in relating the polynomial functions and its respective graphs, many of them conclude High School without understanding such relations. Thus, this work of research searchs to elaborate a proposal for the education of polynomial functions for High School with the use of mathematical software gratuitous GeoGebra. For the construction of this work and the accomplishment of the research, we use the principles of Didactic Engineering. The map of Didactic Engineering was used as rational script, that is, an person who orientates of the reasoning to develop the project that involves the description and justification of the subject; analysis of the education of polynomials in the levels epistemological, cognitive and didactic; choices and hypotheses with regard to the experimentation of the proposal; posterior analyses and validation of the plan of elaborated education. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of form to contribute in the attribution of concepts related with the study of polynomial functions.application/pdfporEngenharia didáticaFuncoes polinomiaisMatemática : Ensino médioEducation and learning of mathematicsDidactic engineeringPolynomial functions in high schoolO uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727990.pdf000727990.pdfTexto completoapplication/pdf3619001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/1/000727990.pdfa2eb6b4c731520ab9d90c212dcc224aeMD51TEXT000727990.pdf.txt000727990.pdf.txtExtracted Texttext/plain86809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/2/000727990.pdf.txtf6185cdb56d72088e8a1254462f84bbdMD52THUMBNAIL000727990.pdf.jpg000727990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/3/000727990.pdf.jpgb7ffb14c499c4316454cd997f40f09a6MD5310183/182092018-10-10 08:20:00.89oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
title O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
spellingShingle O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
Ballejo, Clarissa Coragem
Engenharia didática
Funcoes polinomiais
Matemática : Ensino médio
Education and learning of mathematics
Didactic engineering
Polynomial functions in high school
title_short O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
title_full O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
title_fullStr O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
title_sort O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
author Ballejo, Clarissa Coragem
author_facet Ballejo, Clarissa Coragem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballejo, Clarissa Coragem
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Funcoes polinomiais
Matemática : Ensino médio
topic Engenharia didática
Funcoes polinomiais
Matemática : Ensino médio
Education and learning of mathematics
Didactic engineering
Polynomial functions in high school
dc.subject.eng.fl_str_mv Education and learning of mathematics
Didactic engineering
Polynomial functions in high school
description Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18209
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727990
url http://hdl.handle.net/10183/18209
identifier_str_mv 000727990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/1/000727990.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/2/000727990.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/3/000727990.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2eb6b4c731520ab9d90c212dcc224ae
f6185cdb56d72088e8a1254462f84bbd
b7ffb14c499c4316454cd997f40f09a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389379751936