O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18209 |
Resumo: | Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais. |
id |
UFRGS-2_1424502fe2cf88197d60cd094246d10c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ballejo, Clarissa CoragemBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:37Z2009http://hdl.handle.net/10183/18209000727990Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais.Had to a certain existing barrier in the pupils in relating the polynomial functions and its respective graphs, many of them conclude High School without understanding such relations. Thus, this work of research searchs to elaborate a proposal for the education of polynomial functions for High School with the use of mathematical software gratuitous GeoGebra. For the construction of this work and the accomplishment of the research, we use the principles of Didactic Engineering. The map of Didactic Engineering was used as rational script, that is, an person who orientates of the reasoning to develop the project that involves the description and justification of the subject; analysis of the education of polynomials in the levels epistemological, cognitive and didactic; choices and hypotheses with regard to the experimentation of the proposal; posterior analyses and validation of the plan of elaborated education. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of form to contribute in the attribution of concepts related with the study of polynomial functions.application/pdfporEngenharia didáticaFuncoes polinomiaisMatemática : Ensino médioEducation and learning of mathematicsDidactic engineeringPolynomial functions in high schoolO uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727990.pdf000727990.pdfTexto completoapplication/pdf3619001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/1/000727990.pdfa2eb6b4c731520ab9d90c212dcc224aeMD51TEXT000727990.pdf.txt000727990.pdf.txtExtracted Texttext/plain86809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/2/000727990.pdf.txtf6185cdb56d72088e8a1254462f84bbdMD52THUMBNAIL000727990.pdf.jpg000727990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/3/000727990.pdf.jpgb7ffb14c499c4316454cd997f40f09a6MD5310183/182092018-10-10 08:20:00.89oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
title |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
spellingShingle |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio Ballejo, Clarissa Coragem Engenharia didática Funcoes polinomiais Matemática : Ensino médio Education and learning of mathematics Didactic engineering Polynomial functions in high school |
title_short |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
title_full |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
title_fullStr |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
title_sort |
O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio |
author |
Ballejo, Clarissa Coragem |
author_facet |
Ballejo, Clarissa Coragem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ballejo, Clarissa Coragem |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia didática Funcoes polinomiais Matemática : Ensino médio |
topic |
Engenharia didática Funcoes polinomiais Matemática : Ensino médio Education and learning of mathematics Didactic engineering Polynomial functions in high school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education and learning of mathematics Didactic engineering Polynomial functions in high school |
description |
Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18209 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000727990 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18209 |
identifier_str_mv |
000727990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/1/000727990.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/2/000727990.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18209/3/000727990.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2eb6b4c731520ab9d90c212dcc224ae f6185cdb56d72088e8a1254462f84bbd b7ffb14c499c4316454cd997f40f09a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224389379751936 |