Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223660
Resumo: Esse texto apresenta a constituição de um projeto de pesquisa, inspirado no Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), como forma de homenagem aos escritos e ensinamentos de Joan Pagès. Trata-se de um projeto de pesquisa baseado em trabalho coletivo com participantes universitários e da Educação Básica. A proposta é criar um grupo de pesquisa com docentes interessados em realizar e analisar experiências didática a partir da seguinte problemática: aulas de história da democracia podem ser espaço de criação de utopias, por parte de estudantes e docentes? O principal foco será produzir e analisar, coletivamente, aulas sobre história da democracia, a fim de explorar as relações temporais mobilizadas por estudantes de Educação Básica. Segundo Pagès, o ensino de História é espaço privilegiado para a educação política com vistas à radicalização da democracia. Um processo lento e não linear, aberto às multiplicidades que, acima de tudo, ajude a imaginar futuros mais igualitários, justos e livres de racismos e discriminações. Como propõe Wendy Brown, é preciso pensar a democracia para aprofundar debates éticos e políticos em torno de outros mundos possíveis. O projeto, portanto, procurará promover encontros entre estudantes, docentes da Educação Básica e docentes universitários, pois foi esse, talvez, o movimento mais importante que Pagès realizou ao longo de sua vida profissional. É assim que tentarei honrar o que aprendi com ele: ainda que sejam encontros inacabados e imperfeitos, que grupos e redes de diálogo continuem sendo inspirados por Pagès, e que sigamos criando conceitos e utopias na aula de história.
id UFRGS-2_147a0d99114fb269651296bbd12b3b71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacievitch, Caroline2021-07-13T04:38:02Z20212531-0968http://hdl.handle.net/10183/223660001128284Esse texto apresenta a constituição de um projeto de pesquisa, inspirado no Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), como forma de homenagem aos escritos e ensinamentos de Joan Pagès. Trata-se de um projeto de pesquisa baseado em trabalho coletivo com participantes universitários e da Educação Básica. A proposta é criar um grupo de pesquisa com docentes interessados em realizar e analisar experiências didática a partir da seguinte problemática: aulas de história da democracia podem ser espaço de criação de utopias, por parte de estudantes e docentes? O principal foco será produzir e analisar, coletivamente, aulas sobre história da democracia, a fim de explorar as relações temporais mobilizadas por estudantes de Educação Básica. Segundo Pagès, o ensino de História é espaço privilegiado para a educação política com vistas à radicalização da democracia. Um processo lento e não linear, aberto às multiplicidades que, acima de tudo, ajude a imaginar futuros mais igualitários, justos e livres de racismos e discriminações. Como propõe Wendy Brown, é preciso pensar a democracia para aprofundar debates éticos e políticos em torno de outros mundos possíveis. O projeto, portanto, procurará promover encontros entre estudantes, docentes da Educação Básica e docentes universitários, pois foi esse, talvez, o movimento mais importante que Pagès realizou ao longo de sua vida profissional. É assim que tentarei honrar o que aprendi com ele: ainda que sejam encontros inacabados e imperfeitos, que grupos e redes de diálogo continuem sendo inspirados por Pagès, e que sigamos criando conceitos e utopias na aula de história.This article presents the constitution of a research project inspired by the Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), as a wayof paying homage to the writings and teachings of Joan Pagès. It is a research project based on collective work with university-level and Basic Education participants. The proposal is to create a research group with professors and teachers interested in conducting and analyzing didactic experiences based on the following problem: can classes on the history of democracy be a space for the creation of utopias by students and teachers? The focus will be the collective production and analysis of classes on the history of democracy to explore the temporal relations mobilized by Basic Education students. According to Pagès, the teaching of history is a privileged space for political education with a view to radicalizing democracy; a slow and non-linear process, open to multiplicities that, above all, helps students to imagine futures that are more egalitarian, just and free from racism and discrimination. As proposed by Wendy Brown, thinking about democracy is necessary to deepen ethical and political debates around other possible worlds. The project will thus promote meetings between students, teachers of Basic Education and university professors, as this was, perhaps, the most important movement that Pagès made during his professional life. That is how I will try to honor what I learned from him: even if these meetings are unfinished and imperfect, we must make sure that groups and networks of dialogue continue to be inspired by Pagès, and that we go on creating concepts and utopias in history classes.application/pdfporREIDICS: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Espanha. Vol. 8 (2021), p. 58-71Formação de professoresHistóriaEducação cidadãHistory teachingTeacher educationCitizenship educationDemocracyUtopiaAulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de históriaClases imperfectas : democracia, utopía e investigación en la enseñanza de la historiaImperfect Classroom : democracy, utopia and history teachingEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128284.pdf.txt001128284.pdf.txtExtracted Texttext/plain47752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223660/2/001128284.pdf.txt99d3dc750747d2aa4c7565e70317ec4fMD52ORIGINAL001128284.pdfTexto completoapplication/pdf321345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223660/1/001128284.pdff135026381883500130603a9f21383abMD5110183/2236602021-08-18 04:27:59.345161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:27:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Clases imperfectas : democracia, utopía e investigación en la enseñanza de la historia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Imperfect Classroom : democracy, utopia and history teaching
title Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
spellingShingle Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
Pacievitch, Caroline
Formação de professores
História
Educação cidadã
History teaching
Teacher education
Citizenship education
Democracy
Utopia
title_short Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
title_full Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
title_fullStr Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
title_full_unstemmed Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
title_sort Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História
Educação cidadã
topic Formação de professores
História
Educação cidadã
History teaching
Teacher education
Citizenship education
Democracy
Utopia
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Teacher education
Citizenship education
Democracy
Utopia
description Esse texto apresenta a constituição de um projeto de pesquisa, inspirado no Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), como forma de homenagem aos escritos e ensinamentos de Joan Pagès. Trata-se de um projeto de pesquisa baseado em trabalho coletivo com participantes universitários e da Educação Básica. A proposta é criar um grupo de pesquisa com docentes interessados em realizar e analisar experiências didática a partir da seguinte problemática: aulas de história da democracia podem ser espaço de criação de utopias, por parte de estudantes e docentes? O principal foco será produzir e analisar, coletivamente, aulas sobre história da democracia, a fim de explorar as relações temporais mobilizadas por estudantes de Educação Básica. Segundo Pagès, o ensino de História é espaço privilegiado para a educação política com vistas à radicalização da democracia. Um processo lento e não linear, aberto às multiplicidades que, acima de tudo, ajude a imaginar futuros mais igualitários, justos e livres de racismos e discriminações. Como propõe Wendy Brown, é preciso pensar a democracia para aprofundar debates éticos e políticos em torno de outros mundos possíveis. O projeto, portanto, procurará promover encontros entre estudantes, docentes da Educação Básica e docentes universitários, pois foi esse, talvez, o movimento mais importante que Pagès realizou ao longo de sua vida profissional. É assim que tentarei honrar o que aprendi com ele: ainda que sejam encontros inacabados e imperfeitos, que grupos e redes de diálogo continuem sendo inspirados por Pagès, e que sigamos criando conceitos e utopias na aula de história.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:38:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223660
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2531-0968
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128284
identifier_str_mv 2531-0968
001128284
url http://hdl.handle.net/10183/223660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REIDICS: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Espanha. Vol. 8 (2021), p. 58-71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223660/2/001128284.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223660/1/001128284.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99d3dc750747d2aa4c7565e70317ec4f
f135026381883500130603a9f21383ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225024801079296