Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline, 1982-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619
Resumo: Orientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossi
id UNICAMP-30_2991d8c41396fe6ab78fa19243b7aa92
oai_identifier_str oai::877556
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e BarcelonaResponsibility for the world : political and educational utopias in history teachers education (São Paulo and Barcelona)Professores - FormaçãoHistóriaEducaçãoUtopiaResponsabilidadeProfessoresTeachers educationHistoryEducationUtopiaResponsibilityTeacherOrientador: Vera Lúcia Sabongi De RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presença das utopias político-educacionais na formação de professores de História é o objeto de estudo desta investigação. Pretendo analisar teses de doutorado dedicadas ao tema e cotejá-las com testemunhos de docentes de História/Ciencias Sociales, a partir de casos da Província de Barcelona (Espanha) e do Estado de São Paulo (Brasil). Quatro questões mantêm o elo entre a literatura existente sobre formação de professores com problemas específicos dos docentes de História: a pequena quantidade de pesquisas voltadas à Licenciatura em História, formas pessoais de incorporar autores estrangeiros ao cotejar com a realidade brasileira, a presença de tendências reflexivas e práticas sobre a formação docente e o sentimento de esperança sobre o trabalho utópico transformador dos professores. Para o caso de Barcelona, apresentam-se oito teses sobre formação de professores de Historia/Ciencias Sociales de Enseñanza Secundaria entre 1991 e 2008. Para São Paulo, são nove, defendidas entre 1987 e 2008. Entrevistei três professores de Historia/Ciencias Sociales das cidades de Cerdanyola del Vallès e Granollers (Província de Barcelona) e cinco professores de História das cidades de Campinas, Hortolândia e São José dos Campos (Estado de São Paulo), selecionados a partir de recomendações da orientadora, do tutor do Estágio de Doutorado no Exterior e de colegas. Utilizei também outras fontes, como planos de aula ou de curso, atividades, tarefas, Proyectos Educativos de Centro, Projetos Político-Pedagógicos e o Diário de Campo. A importância atribuída ao ensino e o desejo de impactar sobre o futuro destacaram-se nas fontes documentais. Proponho o sentimento de Responsabilidade pelo Mundo - conforme Hannah Arendt - como uma das interpretações possíveis deste quadro. Nota-se que a crítica ao presente dispara o desejo de mudar o mundo, mas se recusa a tarefa como missão ou proselitismo político. A Responsabilidade pelo Mundo se manifesta quando o professor de História mostra aos jovens o mundo que foi deixado pelas gerações passadas e quando permite que criem seus próprios futuros. Penso que seja uma forma de compreender a utopia na profissão docente sem confundi-la com militância partidária ou doação abnegada.Abstract: The presence of political and educational utopias on the history teachers' education is the investigation subject of this work. My intent is to analyze PhD theses related to the subject and confront them with history teachers' testimonials from Province of Barcelona (Spain) and São Paulo State (Brazil). Four questions establish the relationship between the existing literature on teachers' education with specific difficulties of the history teachers: small quantity of researches on history education, personal ways of using foreign authors when analyzing the Brazilian actuality, the presence of reflective and practical trends on teachers' education and the hopeful feeling on the teachers' utopian transforming work. Eight PhD theses on education of history teachers between 1991 and 2008 are presented for the Barcelona case. While nine, released between 1987 and 2008, are presented for the São Paulo case. I have interviewed three history teachers in the Barcelona Province cities Cerdanyola del Vallès and Granollers, and five history teachers in the São Paulo State cities Campinas, Hortolândia and São José dos Campos. Further data has also been analyzed such as classes' plans, activities, homework, field diary and political-pedagogical projects. The importance attributed to teaching and the feeling of changing the future became evident on the documental data. I propose the feeling of responsibility for the world - according to Hannah Arendt - as one of the possible understanding of the scenario. It is observed that criticizing the present is one trigger to the wish of changing the world, however this task is not accepted as a mission or political proselytism. The responsibility for the world reveals itself when the history teachers present to the youths the world which was left by the former generations and when enable them to create their futures. I believe that is a way of understanding the utopia on the teaching profession without confusing it with party militancy or unselfish donation.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-Bianch, Joan Pagès iAzevedo, Leny Cristina Soares SouzaZamboni, ErnestaBernardes, Maria ElenaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPacievitch, Caroline, 1982-20122012-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf285 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619PACIEVITCH, Caroline. Responsabilidade pelo Mundo: utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona. 2012. 285 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877556porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:29Zoai::877556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
Responsibility for the world : political and educational utopias in history teachers education (São Paulo and Barcelona)
title Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
spellingShingle Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
Pacievitch, Caroline, 1982-
Professores - Formação
História
Educação
Utopia
Responsabilidade
Professores
Teachers education
History
Education
Utopia
Responsibility
Teacher
title_short Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
title_full Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
title_fullStr Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
title_full_unstemmed Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
title_sort Responsabilidade pelo Mundo : utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona
author Pacievitch, Caroline, 1982-
author_facet Pacievitch, Caroline, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Bianch, Joan Pagès i
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza
Zamboni, Ernesta
Bernardes, Maria Elena
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
História
Educação
Utopia
Responsabilidade
Professores
Teachers education
History
Education
Utopia
Responsibility
Teacher
topic Professores - Formação
História
Educação
Utopia
Responsabilidade
Professores
Teachers education
History
Education
Utopia
Responsibility
Teacher
description Orientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossi
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619
PACIEVITCH, Caroline. Responsabilidade pelo Mundo: utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona. 2012. 285 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619
identifier_str_mv PACIEVITCH, Caroline. Responsabilidade pelo Mundo: utopias político-educacionais na formação de professores de História de São Paulo e Barcelona. 2012. 285 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618619. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
285 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138501473599488