A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kessler, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araujo, Fernando Marcial Ricci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199781
Resumo: O artigo parte da elaboração sobre a experiência de trabalho como supervisor em uma Clínica-Escola de Psicologia. Indaga-se sobre as formas através das quais a supervisão pode emergir como espaço privilegiado de transmissão da psicanálise. Procede-se a uma revisão bibliográfica sobre a supervisão na história da psicanálise e no contexto das Clínicas-escola em seu tensionamento com a universidade. A partir de vinhetas clínicas de supervisão, delineamos uma reflexão por duas vias: a respeito da formação dos praticantes e da sua função de suporte na condução dos tratamentos. Finalmente, argumenta-se que a supervisão pode emergir, a partir do discurso do analista, como báscula e que este pode encontrar ali terreno fértil para exercer sua função de operar giros nos discursos, os quais coexistem na Universidade. Conclui-se que a supervisão pode gerar efeitos de transmissão que presentifiquem a ética da psicanálise em extensão, ou seja, presente no mundo para além dos consultórios.
id UFRGS-2_14ab24cfa6ae05afdd27f2f26dbee092
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199781
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kessler, Carlos HenriqueAraujo, Fernando Marcial Ricci2019-09-26T03:45:16Z20190100-8692http://hdl.handle.net/10183/199781001099686O artigo parte da elaboração sobre a experiência de trabalho como supervisor em uma Clínica-Escola de Psicologia. Indaga-se sobre as formas através das quais a supervisão pode emergir como espaço privilegiado de transmissão da psicanálise. Procede-se a uma revisão bibliográfica sobre a supervisão na história da psicanálise e no contexto das Clínicas-escola em seu tensionamento com a universidade. A partir de vinhetas clínicas de supervisão, delineamos uma reflexão por duas vias: a respeito da formação dos praticantes e da sua função de suporte na condução dos tratamentos. Finalmente, argumenta-se que a supervisão pode emergir, a partir do discurso do analista, como báscula e que este pode encontrar ali terreno fértil para exercer sua função de operar giros nos discursos, os quais coexistem na Universidade. Conclui-se que a supervisão pode gerar efeitos de transmissão que presentifiquem a ética da psicanálise em extensão, ou seja, presente no mundo para além dos consultórios.The article emerges from the elaboration of an experience of some years working with supervision in a clinical training school. We investigate the ways in which supervision can emerge as a privileged space for psychoanalytical transmission. Thus, a bibliographic review is carried out looking forward to highlight the supervision's role in the history of psychoanalysis and in the context of the clinical training schools, questioning the relationship psychoanalysis-university. Starting from supervision's clinical vignettes, we delineate a reflection in two ways: concerning the training of practitioners and its function as support role in treatments' conduct. Finally, it is argued that supervision might emerge from the analyst's discourse as a counterweight in which he may find fertile ground for the exercise of his function of operating turns in discourses, which coexist, including in the University. It is concluded that the supervision can produce effects of transmission that presents the ethics of psychoanalysis in extension, that is, present in the world beyond the offices.El artículo parte de la elaboración sobre la experiencia de trabajo como supervisor en una Clínica-Escuela de Psicología. Se indaga sobre las formas a través de las cuales la supervisión puede emerger como espacio privilegiado de transmisión del psicoanálisis. Se procede a una revisión bibliográfica sobre la supervisión en la historia del psicoanálisis, y en el contexto de las Clínicas-escuela en su tensión con la universidad. A partir de viñetas clínicas de supervisión, delineamos una reflexión por dos vías: acerca de la formación de los practicantes y su función de soporte en la conducción de los tratamientos. Finalmente, se argumenta que la supervisión puede emerger, a partir del discurso del analista, como báscula y que éste puede encontrar allí terreno fértil para ejercer su función de operar giros en los discursos, los cuales coexisten en la Universidad. Se concluye que la supervisión puede generar efectos de transmisión que presentifiquen la ética del psicoanálisis en extensión, o sea, presente en el mundo más allá de los consultorios.application/pdfporArquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 128-142Clínicas-escolaSupervisão clínicaFormação do psicanalistaPsicanálisePsychoanalysisSupervisionClinical training schoolTransmissionPsychoanalysis in extensionPsicoanálisisSupervisiónClínica-escuelaTransmisiónPsicoanálisis en extensiónA supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidadeLa supervisión en la clínica-escuela como báscula para el psicoanálisis en la universidad The supervision on clinical training school as a counterweight for psychoanalysis in the university info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099686.pdf.txt001099686.pdf.txtExtracted Texttext/plain54017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199781/2/001099686.pdf.txt385ff3ba8d59c7ddefc577d688718193MD52ORIGINAL001099686.pdfTexto completoapplication/pdf965375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199781/1/001099686.pdf457e6820bb2ecd411e52078e554c0b1eMD5110183/1997812023-08-17 03:35:32.963273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199781Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La supervisión en la clínica-escuela como báscula para el psicoanálisis en la universidad
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The supervision on clinical training school as a counterweight for psychoanalysis in the university
title A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
spellingShingle A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
Kessler, Carlos Henrique
Clínicas-escola
Supervisão clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
Psychoanalysis
Supervision
Clinical training school
Transmission
Psychoanalysis in extension
Psicoanálisis
Supervisión
Clínica-escuela
Transmisión
Psicoanálisis en extensión
title_short A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
title_full A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
title_fullStr A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
title_full_unstemmed A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
title_sort A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade
author Kessler, Carlos Henrique
author_facet Kessler, Carlos Henrique
Araujo, Fernando Marcial Ricci
author_role author
author2 Araujo, Fernando Marcial Ricci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kessler, Carlos Henrique
Araujo, Fernando Marcial Ricci
dc.subject.por.fl_str_mv Clínicas-escola
Supervisão clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
topic Clínicas-escola
Supervisão clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
Psychoanalysis
Supervision
Clinical training school
Transmission
Psychoanalysis in extension
Psicoanálisis
Supervisión
Clínica-escuela
Transmisión
Psicoanálisis en extensión
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Supervision
Clinical training school
Transmission
Psychoanalysis in extension
dc.subject.spa.fl_str_mv Psicoanálisis
Supervisión
Clínica-escuela
Transmisión
Psicoanálisis en extensión
description O artigo parte da elaboração sobre a experiência de trabalho como supervisor em uma Clínica-Escola de Psicologia. Indaga-se sobre as formas através das quais a supervisão pode emergir como espaço privilegiado de transmissão da psicanálise. Procede-se a uma revisão bibliográfica sobre a supervisão na história da psicanálise e no contexto das Clínicas-escola em seu tensionamento com a universidade. A partir de vinhetas clínicas de supervisão, delineamos uma reflexão por duas vias: a respeito da formação dos praticantes e da sua função de suporte na condução dos tratamentos. Finalmente, argumenta-se que a supervisão pode emergir, a partir do discurso do analista, como báscula e que este pode encontrar ali terreno fértil para exercer sua função de operar giros nos discursos, os quais coexistem na Universidade. Conclui-se que a supervisão pode gerar efeitos de transmissão que presentifiquem a ética da psicanálise em extensão, ou seja, presente no mundo para além dos consultórios.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T03:45:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199781
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-8692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099686
identifier_str_mv 0100-8692
001099686
url http://hdl.handle.net/10183/199781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 128-142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199781/2/001099686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199781/1/001099686.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 385ff3ba8d59c7ddefc577d688718193
457e6820bb2ecd411e52078e554c0b1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224975769665536