Reflexões acerca de um início : psicanálise e clínica na universidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163521 |
Resumo: | Este estudo reflete acerca da viabilidade de um trabalho clínico no contexto de uma clínica-escola referenciada na psicanálise. O estagiário ocupa uma posição indefinida: deve ter condições para clinicar (sendo o estágio “obrigatório”), mas ainda não é psicólogo, tampouco psicanalista. Visto que a universidade não forma analistas e que os três elementos considerados indispensáveis à formação analítica são a prática supervisionada, a análise pessoal e o estudo teórico, surge a questão: de que forma podem-se sustentar condições para um trabalho clínico durante essa primeira experiência na psicanálise? Um dos autores deste trabalho, em estudo anterior, aborda essa questão sob a perspectiva do supervisor, indicando a possibilidade de um efeito pontual de transmissão da psicanálise ao clínico que busca uma clínicaescola. Partindo dessa consideração, investigamos o que foi experienciado no momento de um início de prática clínica, enfatizando a perspectiva não do supervisor, mas do estagiário em supervisão. |
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Pereira, Nathalia MatosKessler, Carlos Henrique2017-06-28T02:28:17Z20161677-1168http://hdl.handle.net/10183/163521001019079Este estudo reflete acerca da viabilidade de um trabalho clínico no contexto de uma clínica-escola referenciada na psicanálise. O estagiário ocupa uma posição indefinida: deve ter condições para clinicar (sendo o estágio “obrigatório”), mas ainda não é psicólogo, tampouco psicanalista. Visto que a universidade não forma analistas e que os três elementos considerados indispensáveis à formação analítica são a prática supervisionada, a análise pessoal e o estudo teórico, surge a questão: de que forma podem-se sustentar condições para um trabalho clínico durante essa primeira experiência na psicanálise? Um dos autores deste trabalho, em estudo anterior, aborda essa questão sob a perspectiva do supervisor, indicando a possibilidade de um efeito pontual de transmissão da psicanálise ao clínico que busca uma clínicaescola. Partindo dessa consideração, investigamos o que foi experienciado no momento de um início de prática clínica, enfatizando a perspectiva não do supervisor, mas do estagiário em supervisão.This study reflects about the viability of a scientific work in a clinical training school context referenced in psychoanalysis. The student occupies an undefined position: he/she must have conditions to do a scientific work (the traineeship is “obligatory”), but is not a psychologist yet, neither psychoanalyst. Considering that the university does not graduate psychoanalysts and that the three elements considered as indispensable to the analytic formation are the practice under supervision, the personal analysis and the theoretical study, the question arises: how is it possible to support conditions for a scientific work during this first experience in psychoanalysis? One of the authors of this article, in a previous study, broaches this topic through a supervisor perspective, indicating the possibility of an accurate effect of psychoanalysis transmission to the student that searches for a clinical training school. Based on this consideration, we investigated what has been experienced at the beginning of a clinical practice, emphasizing the perspective of the student under supervision.Este estudio trata sobre la viabilidad de un trabajo clínico en el contexto de una clínica-escuela referenciada en el psicoanálisis. El alumno en prácticas ocupa una posición indefinida: debe tener condiciones para realizar atendimiento clínico (siendo las prácticas obligatorias), pero todavía no es psicólogo, tampoco psicoanalista. Visto que la universidad no forma analistas y que los tres elementos considerados indispensables para la formación analítica son la práctica con supervisión, el análisis personal y el estudio teórico, surge la cuestión: ¿de qué forma se pueden sustentar las condiciones para un trabajo clínico durante esta primera experiencia en el psicoanálisis? Uno de los autores de este trabajo, en un estudio anterior, aborda esta cuestión bajo la perspectiva del supervisor, indicando la posibilidad de un efecto puntual de transmisión del psicoanálisis al clínico que busca la clínica escuela. Partiendo de esa consideración, investigamos lo que fue experimentado en el momento del inicio de una práctica clínica, enfatizando la perspectiva no del supervisor, y si la del que realiza las prácticas bajo supervisión.application/pdfporPsicologia em revista. Belo Horizonte. Vol. 22, n. 2 (ago. 2016), p. 469-485Supervisão psicanalíticaClínicas-escolaUniversidadePsychoanalysisClinical training schoolUniversitySupervisionPsicoanálisisClínica escuelaUniversidadControlReflexões acerca de um início : psicanálise e clínica na universidadeReflections about a beginning: psychoanalysis clinic at the universityReflexiones acerca de un inicio: psicoanálisis y clínica en la universidadinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019079.pdf001019079.pdfTexto completoapplication/pdf134863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163521/1/001019079.pdfafdf23a1fc088d29581f8c1345870206MD51TEXT001019079.pdf.txt001019079.pdf.txtExtracted Texttext/plain45868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163521/2/001019079.pdf.txt1083b977b095f690d959e162a43367d7MD52THUMBNAIL001019079.pdf.jpg001019079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163521/3/001019079.pdf.jpge54d4cbce4066cb4ceaa0cadad36a9ceMD5310183/1635212018-10-09 08:01:17.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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