Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zulpo, Dilse Picolotto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114822
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão acerca da formação do docente em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Para responder a esse propósito foram aplicados questionários aos alunos concluintes do curso de Geografia do segundo semestre de 2014. O objetivo deste estudo consistiu em analisar os elementos presentes no processo de formação dos futuros professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo o perfil do professor de Geografia que os cursos de Licenciatura estão formando; demonstrando a existência de problemas comuns presentes na formação desses professores e as dificuldades que os alunos formandos enfrentaram durante os estágios. Foi aplicado um questionário aos alunos formandos, sendo que nessa pesquisa de caráter qualitativo, não há preocupação em caracterizar a amostra como, numericamente, bastante significativa da população-alvo, no entanto, foi estabelecido um critério de escolha da amostra. Posteriormente para fins de organização, as análises das respostas do questionário dadas pelos alunos formandos foram feitas para cada uma das perguntas aplicadas e agrupadas por ideias similares. Ao final evidencia-se que a formação de professores é uma prática e uma ação muito desafiadora e complexa.
id UFRGS-2_14ed165bb070213ffa245cc4f8737e40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114822
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zulpo, Dilse PicolottoRego, Nelson2015-04-03T01:59:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/114822000955465Este estudo apresenta uma reflexão acerca da formação do docente em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Para responder a esse propósito foram aplicados questionários aos alunos concluintes do curso de Geografia do segundo semestre de 2014. O objetivo deste estudo consistiu em analisar os elementos presentes no processo de formação dos futuros professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo o perfil do professor de Geografia que os cursos de Licenciatura estão formando; demonstrando a existência de problemas comuns presentes na formação desses professores e as dificuldades que os alunos formandos enfrentaram durante os estágios. Foi aplicado um questionário aos alunos formandos, sendo que nessa pesquisa de caráter qualitativo, não há preocupação em caracterizar a amostra como, numericamente, bastante significativa da população-alvo, no entanto, foi estabelecido um critério de escolha da amostra. Posteriormente para fins de organização, as análises das respostas do questionário dadas pelos alunos formandos foram feitas para cada uma das perguntas aplicadas e agrupadas por ideias similares. Ao final evidencia-se que a formação de professores é uma prática e uma ação muito desafiadora e complexa.This study presents a reflection regarding the formation of the geography professor from the Federal University of Rio Grande do Sul. To answer these objectives it was applied questionnaires to the graduating students of the second half 2014 geography course. The objective of this study was to analyze the elements present in the formation process of future teachers in geography of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), discussing the Geography teacher profile that degree courses are forming; demonstrating the existence of common problems in the training of these teachers and the difficulties that graduating students faces during the internships. A questionnaire was given to senior students, as this is a qualitative research, there is no concern in characterizing the sample as numerically very significant considering the target population, however it is recommended to establish some criteria for choosing the sample. Concerning organization, analysis of questionnaire responses by senior students were made for each of the applied questions and grouped by similar ideas. At the end it is clear that professor formation is a very challenging and complex practice and action.application/pdfporFormação acadêmicaFormação docenteMotivationsProfessional expectationsDegree in GeographyTeaching and internshipFormação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955465.pdf000955465.pdfTexto completoapplication/pdf472083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/1/000955465.pdf358aef1f49b3543714995d222c63c440MD51TEXT000955465.pdf.txt000955465.pdf.txtExtracted Texttext/plain58802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/2/000955465.pdf.txt22ad9bbff6f22341cbdba2c01d6720e8MD52THUMBNAIL000955465.pdf.jpg000955465.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/3/000955465.pdf.jpgd1ec5c1f46d220e692d3ed575dc8e6f1MD5310183/1148222018-10-19 10:13:21.21oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Zulpo, Dilse Picolotto
Formação acadêmica
Formação docente
Motivations
Professional expectations
Degree in Geography
Teaching and internship
title_short Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Formação do geógrafo uma análise da formação do docente de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Zulpo, Dilse Picolotto
author_facet Zulpo, Dilse Picolotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulpo, Dilse Picolotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação acadêmica
Formação docente
topic Formação acadêmica
Formação docente
Motivations
Professional expectations
Degree in Geography
Teaching and internship
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivations
Professional expectations
Degree in Geography
Teaching and internship
description Este estudo apresenta uma reflexão acerca da formação do docente em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Para responder a esse propósito foram aplicados questionários aos alunos concluintes do curso de Geografia do segundo semestre de 2014. O objetivo deste estudo consistiu em analisar os elementos presentes no processo de formação dos futuros professores de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo o perfil do professor de Geografia que os cursos de Licenciatura estão formando; demonstrando a existência de problemas comuns presentes na formação desses professores e as dificuldades que os alunos formandos enfrentaram durante os estágios. Foi aplicado um questionário aos alunos formandos, sendo que nessa pesquisa de caráter qualitativo, não há preocupação em caracterizar a amostra como, numericamente, bastante significativa da população-alvo, no entanto, foi estabelecido um critério de escolha da amostra. Posteriormente para fins de organização, as análises das respostas do questionário dadas pelos alunos formandos foram feitas para cada uma das perguntas aplicadas e agrupadas por ideias similares. Ao final evidencia-se que a formação de professores é uma prática e uma ação muito desafiadora e complexa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-03T01:59:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114822
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955465
url http://hdl.handle.net/10183/114822
identifier_str_mv 000955465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/1/000955465.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/2/000955465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114822/3/000955465.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 358aef1f49b3543714995d222c63c440
22ad9bbff6f22341cbdba2c01d6720e8
d1ec5c1f46d220e692d3ed575dc8e6f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145041362944