Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Felipe Velho Azevedo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28501
Resumo: A considerável diminuição na procura às licenciaturas ultimamente tem demonstrado a desvalorização dessa área frente à sociedade. No caso da Geografia esse esvaziamento se dá em ritmo acima da média. Vários são os fatores que desestimulam os estudantes a seguir a docência, vindos, paradoxalmente, inclusive de seus professores. Entretanto, o que moveu este trabalho foi a expectativa de conhecer melhor os estudantes que optam pela licenciatura em geografia. A partir das suas expectativas profissionais e suas motivações ao escolherem este curso de graduação, pode-se vislumbrar o lado positivo da docência, as realizações de um professor em sua lida diária. Para conhecer essas expectativas e motivações, foram aplicados questionários aos calouros e aos concluintes do curso de Geografia com ênfase em Licenciatura, somando vinte e três entrevistados. Ao compilar e descrever as respostas das quinze perguntas dos questionários, nos deparamos com seis pontos centrais que representam as motivações e as expectativas dos estudantes em relação a sua futura profissão. São eles: a possibilidade de obter conhecimento e repassá-lo, o exemplo dos bons professores no colégio, a pluralidade de assuntos discutidos na Geografia, o “olhar geográfico” que a ciência propõe, o atrativo mercado de trabalho e os contatos humanos do dia a dia da profissão. Esses fatores foram refletidos de maneira atida com a finalidade de problematizá-los e incitar discussões que nos levassem a compreender melhor esses estudantes que remam contra a corrente.
id UFRGS-2_f6bd6215813d4aceecd6a0fea6f08c36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28501
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Felipe Velho AzevedoKaercher, Nestor AndréGruber, Nelson Luiz Sambaqui2011-04-07T06:00:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/28501000769639A considerável diminuição na procura às licenciaturas ultimamente tem demonstrado a desvalorização dessa área frente à sociedade. No caso da Geografia esse esvaziamento se dá em ritmo acima da média. Vários são os fatores que desestimulam os estudantes a seguir a docência, vindos, paradoxalmente, inclusive de seus professores. Entretanto, o que moveu este trabalho foi a expectativa de conhecer melhor os estudantes que optam pela licenciatura em geografia. A partir das suas expectativas profissionais e suas motivações ao escolherem este curso de graduação, pode-se vislumbrar o lado positivo da docência, as realizações de um professor em sua lida diária. Para conhecer essas expectativas e motivações, foram aplicados questionários aos calouros e aos concluintes do curso de Geografia com ênfase em Licenciatura, somando vinte e três entrevistados. Ao compilar e descrever as respostas das quinze perguntas dos questionários, nos deparamos com seis pontos centrais que representam as motivações e as expectativas dos estudantes em relação a sua futura profissão. São eles: a possibilidade de obter conhecimento e repassá-lo, o exemplo dos bons professores no colégio, a pluralidade de assuntos discutidos na Geografia, o “olhar geográfico” que a ciência propõe, o atrativo mercado de trabalho e os contatos humanos do dia a dia da profissão. Esses fatores foram refletidos de maneira atida com a finalidade de problematizá-los e incitar discussões que nos levassem a compreender melhor esses estudantes que remam contra a corrente.Lately, a considerable decrease in demand for a degree in education has shown the devaluation of this area against society. In the case of Geography this phenomenon occurs at a rate above average. There are several factors that discourage students to go into the education field and some of them came, paradoxically, from their teachers. However, what drove this study was the expectation of getting to know the expectations of the students that opted for a undergraduation degree in geography. Based on their professional expectations and motivations in choosing this course, one could envisage the positive side of teaching, the achievements of a teacher in their daily works. To meet these expectations and motivations, questionnaires were given to students coursing the first and the last semester of geography with an emphasis on the education in geography, in a total of twenty-three interviewed. To compile and describe the answers of the fifteen questions of the questionnaires, we came across six key points that represent the motivations and expectations of students regarding their future profession. They are: the possibility to gain knowledge and pass it, the example of good teachers in college, the plurality of topics discussed on geography, "a geographic look" that science offers, the attractive labor market and human contact of the day-to-day of the profession. These factors were reflected in order to problematize them and encourage discussions that would lead us to better understand these students paddling against the current.application/pdfporGeografia humanaEnsinoLicenciaturaMotivationExpectations professional degree in geographyTeachingPor que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000769639.pdf000769639.pdfTexto completoapplication/pdf453028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/1/000769639.pdfa053bcf322a4d55c4010ef618b7070beMD51TEXT000769639.pdf.txt000769639.pdf.txtExtracted Texttext/plain66483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/2/000769639.pdf.txte7adbcbf689dae3c75883802b4965c5aMD52THUMBNAIL000769639.pdf.jpg000769639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/3/000769639.pdf.jpg57217fd171e536c2365f4d8daf7c1a08MD5310183/285012018-10-11 09:16:03.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28501Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:16:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
title Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
spellingShingle Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
Costa, Felipe Velho Azevedo
Geografia humana
Ensino
Licenciatura
Motivation
Expectations professional degree in geography
Teaching
title_short Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
title_full Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
title_fullStr Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
title_full_unstemmed Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
title_sort Por que remar contra a corrente? motivações e expectativas profissionais dos estudantes de licenciatura da Geografia da UFRGS
author Costa, Felipe Velho Azevedo
author_facet Costa, Felipe Velho Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Felipe Velho Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gruber, Nelson Luiz Sambaqui
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
Gruber, Nelson Luiz Sambaqui
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia humana
Ensino
Licenciatura
topic Geografia humana
Ensino
Licenciatura
Motivation
Expectations professional degree in geography
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
Expectations professional degree in geography
Teaching
description A considerável diminuição na procura às licenciaturas ultimamente tem demonstrado a desvalorização dessa área frente à sociedade. No caso da Geografia esse esvaziamento se dá em ritmo acima da média. Vários são os fatores que desestimulam os estudantes a seguir a docência, vindos, paradoxalmente, inclusive de seus professores. Entretanto, o que moveu este trabalho foi a expectativa de conhecer melhor os estudantes que optam pela licenciatura em geografia. A partir das suas expectativas profissionais e suas motivações ao escolherem este curso de graduação, pode-se vislumbrar o lado positivo da docência, as realizações de um professor em sua lida diária. Para conhecer essas expectativas e motivações, foram aplicados questionários aos calouros e aos concluintes do curso de Geografia com ênfase em Licenciatura, somando vinte e três entrevistados. Ao compilar e descrever as respostas das quinze perguntas dos questionários, nos deparamos com seis pontos centrais que representam as motivações e as expectativas dos estudantes em relação a sua futura profissão. São eles: a possibilidade de obter conhecimento e repassá-lo, o exemplo dos bons professores no colégio, a pluralidade de assuntos discutidos na Geografia, o “olhar geográfico” que a ciência propõe, o atrativo mercado de trabalho e os contatos humanos do dia a dia da profissão. Esses fatores foram refletidos de maneira atida com a finalidade de problematizá-los e incitar discussões que nos levassem a compreender melhor esses estudantes que remam contra a corrente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-04-07T06:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28501
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769639
url http://hdl.handle.net/10183/28501
identifier_str_mv 000769639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/1/000769639.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/2/000769639.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28501/3/000769639.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a053bcf322a4d55c4010ef618b7070be
e7adbcbf689dae3c75883802b4965c5a
57217fd171e536c2365f4d8daf7c1a08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224407325081600